TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo da influência do dimensionamento do conjunto motobomba e filtro no tratamento químico da água de piscinas

Por:   •  11/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.378 Palavras (10 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 10

PROJETO DE TCC

  1. IDENTIFICAÇÃO
  1. Aluno: Suzana de Souza Lima Pita – e-mail: suzana.slp2@hotmail.com – Turma: 2000
  2. Orientador: Aron Lopes Petrucci – e-mail: aron@uel.br
  3. Título: Estudo da influência do dimensionamento do conjunto motobomba e filtro no tratamento químico da água de piscinas.
  4. Sub-Área: Hidráulica – Instalações.
  1. OBJETIVOS DO TRABALHO
  1. Justificativa e caracterização do problema:

O tratamento de água de piscinas é um assunto de grande importância no que diz respeito principalmente à saúde das pessoas que freqüentam este tipo de local, por vezes apenas para lazer, ou para prática de exercícios físicos. Nas piscinas de uso coletivo ou público os cuidados devido ao controle efetivo dos parâmetros de qualidade da água, bem como um correto dimensionamento dos equipamentos que fazem a filtração e recirculação da água, como recomenda a Associação Brasileira de Normas Técnicas, é de extrema importância. Quando o tratamento químico em águas de piscinas é feito de maneira inadequada, pode gerar problemas para os usuários da piscina em questão.

O tratamento químico da água, em muito se assemelha ao de uma estação de tratamento de água para abastecimento urbano. Precisa-se adicionar produtos químicos, controlar os parâmetros de qualidade e filtrar a água para que seja mantido um padrão de uso adequado; padrão este, que é estabelecido através das normas técnicas da ABNT. As normas que dispõem de informações a cerca deste assunto são:

  • NBR 9816/1987: Piscina – Terminologia;
  • NBR 9818/1987: Projeto de execução de piscina (tanque e área circundante);
  • NBR 9819/1987: Piscina – Classificação;
  • NBR 10339/1988: Projeto e execução de piscina – Sistema de recirculação e tratamento;
  • NBR 10818/1989: Qualidade da água de piscina – Procedimento;
  • NBR 10819/1989: Projeto e execução de piscina (casa de máquinas, vestiários e banheiros);
  • NBR 11238/1990: Segurança e higiene de piscinas;
  • NBR 11239/1990: Projeto e execução de piscina (equipamentos para a borda do tanque).

Com a finalidade de auxiliar o processo de tratamento químico da água de piscinas, será verificada a possibilidade de que, com o dimensionamento do conjunto motobomba e filtro feito de forma que atenda às especificações de projeto, bem como do fabricante, decorra uma diminuição considerável na quantidade de produtos químicos a serem utilizados nas piscinas.  

Verifica-se no tema uma significativa escassez de trabalhos que possam ser utilizados como referências.

  1. Objetivo geral:

O objetivo deste trabalho é verificar se o conjunto motobomba e filtro está adequado para as piscinas estudadas, observando se esta condição, uma vez atendida, gera redução no consumo de produtos químicos para o tratamento da água.

  1. Contribuição esperada:

Espera-se com este trabalho contribuir para que os projetos relacionados à piscinas em geral, sejam devidamente elaborados e executados de maneira que as condições sanitárias das piscinas coletivas e públicas sejam cada vez melhores para oferecer conforto e segurança aos seus usuários. Sendo atendidas, portanto, as condições de projeto, espera-se que haja uso mais racional de produtos químicos e energia dispendidos em seu tratamento.

  1. Condições de contorno:

Para este estudo, são considerados apenas os parâmetros químicos mais utilizados na manutenção periódica de uma piscina, observando a recomendação das normas técnicas da ABNT; estes parâmetros são:

  • pH;
  • teor residual do desinfetante (neste caso, de cloro);
  • alcalinidade;
  • turbidez;
  • dureza total.

Ainda em concordância com as normas, serão verificadas as condições de dimensionamento do sistema de recirculação e tratamento. Esta verificação se dará tanto em relação às condições estabelecidas nas normas como nos manuais do fabricante.

  1. MÉTODO (Detalhamento das etapas)
  1. Hipóteses:

No decorrer da execução de uma piscina, espera-se que sejam atendidos os quesitos propostos na elaboração do projeto. Uma das características que devem constar no projeto, é o dimensionamento do sistema de recirculação e tratamento da água da piscina. Admite-se que quando dimensionado de maneira correta, ou seja, seguindo as recomendações ditadas pela norma técnica da ABNT, o sistema opere mantendo a qualidade da água em perfeito estado; mesmo quando a capacidade de utilização da piscina esteja em seu nível mais elevado, pois os projetos são elaborados considerando sempre a pior situação de uso do local.

Será verificado no estudo proposto se o dimensionamento correto do conjunto motobomba e filtro, conforme especificações de projeto, bem como do fabricante, conduz a uma diminuição na quantidade de produtos químicos a serem utilizados no tratamento das piscinas

  1. Método (Detalhamento das etapas):

Para o estudo de caso proposto serão analisadas três piscinas na cidade de Londrina. As três piscinas são de clubes, portanto consideradas piscinas coletivas segundo a NBR 9819/1987, de volumes e freqüência de utilização  aproximadamente iguais, bem como as condições climáticas, por se localizarem na mesma região. Apenas diferencia-se uma da outra o conjunto motobomba e filtro, que é o objeto do estudo deste trabalho.

As verificações de dimensionamento destes equipamentos será de acordo com o proposto pela NBR 10339/1988 que trata do projeto de execução e piscinas – sistema de recirculação e tratamento, além dos manuais do fabricante de cada equipamento.

Para o desenvolvimento do trabalho serão seguidas algumas etapas descritas nos tópicos a seguir:

  • Elaboração do projeto de trabalho de conclusão de curso.

Este projeto contem todo o planejamento de como será elaborado o trabalho. Define os objetivos do trabalho, a metodologia que será empregada, as contribuições que se espera alcançar com a finalização do trabalho além de um cronograma detalhado que auxiliará na execução das tarefas propostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (170.5 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com