TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia de Energia

Por:   •  12/1/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.264 Palavras (26 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

UDM

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE

FACULDADE DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS

Licenciatura em Engenharia e Gestão de Energias Alternativas

Trabalho 1/ Teste 1

Economia da Energia

                                                                Discentes:

                                                    Ilda Neidy Chilengue - 41134040

Keila Naira Azizo- 41134088

Docente: Phd. Rui da Maia 

Maputo, Outubro de 2017

  1. Introdução

O desenvolvimento da civilização está atrelado ao consumo de energia exercido pelo homem. Desde os primórdios, quando o homem descobriu o fogo e começou a utilizar como energia para cocção de alimentos outros fins. O desenvolvimento humano esta fortemente associado ao uso de energia, durante décadas as fontes de energia eram abundantemente disponíveis para as necessidades humanas, e o meio ambiente era considerado um grande reservatório. Estudiosos afirmam que será necessário um investimento significativo em educação para desenvolver a consciência sobre a economia de electricidade, e as causas da crise de energia. O trabalho que se segue visa a responder 20 questões colocadas sobre a economia de electricidade.

 

  1. O que entende por economia da electricidade?

Economia da electricidade é um sistema económico marcado pelo predomínio da iniciativa privada na economia, é admitido a existência de empresas públicas ou estatais no ramo da electricidade, porem essas devem estar em menor número e não devem ditar o ritmo do comércio.  

Segundo Maia (2017), economia de electricidade é o estudo da produção, distribuição e consumo de electricidade, por um período de 25 – 30 anos.

Segundo Paulo Nunes (2016), economia de electricidade é o conjunto de toda a actividade económica da energia, e é a parte do rendimento que não é gasta em consumo e ate mesmo como sinonimo de aforro.

Segundo Leonel Robbins economia da electricidade é a ciência que estuda o comportamento humano como uma relação entre fins e meios escassos aplicáveis a usos alternativos.

Economia de electricidade é o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar a electricidade, que poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados.

Segundo Jean Baptiste Say, a economia da electricidade é a ciência dos interesses da sociedade, como todas a verdadeiras ciências, baseia-se na experiencia, cujo os resultados metodicamente agrupados e alinhados, se tornam princípios das verdades gerais do sector da electricidade.

Segundo Paul A. Samuelson e William D. Nordhaus, economia da electricidade pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir electricidade e de como distribuem essa mesma electricidade entre as várias áreas/regiões. Nesta definição estão implícitas duas questões fundamentais para compreensão da economia da electricidade enquanto ciência: por um lado a ideia de que a electricidade é um bem escasso, ou seja, não existem em quantidade suficiente para satisfazer plenamente todas as necessidades e desejos humanos; por outro lado a ideia de que a sociedade deve utilizar os recursos de que dispõe de uma forma eficiente, ou seja, deve procurar formas de utilizar a electricidade de forma a maximizar a satisfação das suas necessidades.

Em suma: Economia da electricidade é uma estratégia económica de mercado elaborada com o intuito de intensificar o sector eléctrico de modo propiciar a geração de lucro e do acumulo de riquezas. É um ramo da ciência que engloba um conjunto de conhecimentos relativos a uma determinada categoria de factos ou de fenómenos objectivos relacionados com as actividades do homem com a finalidade de satisfazer as suas necessidades e interesses.

  1. Qual o objectivo da economia da electricidade?

A economia da electricidade tem como objectivo responder a três questões, as quais constituem os três problemas de qualquer organização económica: quanto?, como? e para quem? :

  1. Em que quantidades produzir a electricidade de forma a satisfazer da melhor forma possíveis as necessidades da sociedade?  

  1. Como deve ser produzida a electricidade? Que tecnologias de métodos de produção utilizar? Que matérias-primas deverão ser utilizados para produzir a electricidade?

  1. Para quem é a electricidade produzida? Como distribuir pelas diferentes camadas sociais.

Ao responder a estas três questões a economia da electricidade permitira:

- Reduzir os custos de produção e aquisição da electricidade do país e para os consumidores;

- Maximizar os benefícios dos investimentos efectuados no sector eléctrico, maximizar a produção tendo em conta os recursos disponíveis;

- Induzir a modernização no sector de produção;

- Enfatizar os valores fundamentais especialmente em um país em desenvolvimento que não pode desperdiçar seus recursos, como é o caso de Moçambique.

  1. Quais as principais áreas que compõem a disciplina da economia da electricidade?

As principais áreas que compõem a disciplina da economia da electricidade são:

Produção; Transporte;  Distribuição; Consumo/ Comercialização.

  1. Produção de electricidade

A produção é a área de combinação dos factores de produção que tem, como finalidade satisfazer as necessidades do ser humano. Para a produção de energia eléctrica primeiramente é necessário que se tenha a fonte energética, seja ela hídrica, solar, eólica, geotérmica, dentre outras. No caso da energia convencional (hídrica), a geração de energia eléctrica é a partir de centrais hidroeléctricas consiste no aproveitamento de desníveis no relevo geográfico para acumular grandes volumes de água dos rios através de barragens. Essa agua represada e acelerada pela gravidade, indo accionar uma turbina hidráulica que converte a energia cinética da água em energia mecânica em um eixo, que por sua vez, acciona um gerador de electricidade, chamado alternador (porque fornece tensão na forma alternada). Um alternador converte a energia mecânica entregue pela turbina em energia eléctrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42 Kb)   pdf (411.6 Kb)   docx (101.4 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com