TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eletrotécnica Geral

Por:   •  12/12/2017  •  Abstract  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo: Neste laboratório foram apresentados diferentes processos e operações de usinagem em um torno, em uma fresadora e foi apresentada, também, a retífica. Os processos mostrados foram o sangramento radial em torno, a fabricação de roscas em torno e os movimentos de uma fresadora.

1.        INTRODUÇÃO

        O torno é máquina responsável pelo processo de torneamento que se caracteriza pela usinagem de peças cilíndricas em que a rotação é dada pela peça e os movimentos de corte pelos carros direcionais do torno.

        A fresadora é uma máquina responsável pelo processo de fresamento que se caracteriza pela rotação da ferramenta ao invés da peça. Os movimentos de avanço deste processo são dados pela mesa. No fresamento, é possível obter peças finais com diferentes geometrias.

        A retífica é uma máquina responsável pela retificação que é um processo de acabamento. É possível obter superfícies com baixa rugosidade, caracterizando um bom acabamento à peça.

  1. OBJETIVOS
  • Conhecer o processo de fresamento e movimentos da fresadora;
  • Conhecer o processo de sangramento radial (abertura de canais) em torno;
  • Conhecer o processo de fabricação de roscas em torno;
  • Conhecer o processo de retífica (retificação);
  • Acompanhar os processos de fabricação;

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES

        O processo de retificação se caracteriza por um processo de usinagem por abrasão destinado à obtenção de superfícies com o auxílio de ferramenta abrasiva de revolução. Geralmente utilizado para operações de acabamento de peças e as arestas de corte destas apresentam uma geometria indefinida.

        A ferramenta, denominada rebolo, gira enquanto a peça desloca-se segundo uma trajetória determinada, podendo girar ou não.

        A retificação pode ser frontal ou tangencial.

        Um dos principais objetivos da retificação é reduzir rugosidades e rebaixos de superfícies usinadas utilizando máquinas-ferramenta. Este processo possui uma alta precisão e uma baixa taxa de remoção de material da peça.

        A ferramenta de corte utilizada na retificadora é o rebolo, cuja superfície é abrasiva, ou seja, apresenta-se constituída de grãos de óxido de alumínio ou de carbeto de silício, entre outros.

        A imagem a seguir descreve os componentes de uma retífica:

[pic 1]

IMAGEM 1 – COMPONENTES DE UMA RETÍFICA

O fresamento pode ser descrito como um processo de fabricação com remoção de cavaco a ferramenta utilizada nesse é denominada fresa (multicortante) é utilizada uma ferramenta de corte geometria definida

O movimento de corte é proporcionado pela ferramenta. Movimentos de avanços são proporcionados pela peça (mesa).

         A operação de fresamento possiu grande versatilidade na produção de geometrias diversas e complexas, também permite elevadas taxas de remoção devido a ferramenta ser multicortante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (395 Kb)   docx (193.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com