TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Energia Heliotérmica

Por:   •  13/6/2016  •  Dissertação  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2
  • 1- Início das atividades de produção da energia heliotérmica:

As primeiras atividades envolvendo energia heliotérmica iniciaram-se por volta do fim da década de 70, nos Estados Unidos. Posteriormente, em 1990, devido à estagnação de investimentos, poucos avanços foram feitos, e somente retornaram ao foco de estudo nos anos 2000.  Um dos maiores centros de energia solar está localizado na Espanha, que foi construído em 1977. Em conjunto com os maciços investimentos, os espanhóis e norte-americanos instituíram medidas de incentivo ao setor e isenções fiscais, que permitiram a hegemonia desses dois países na produção dessa energia limpa. Atualmente, estes centros modernos contam com as maiores e mais modernas plantas comerciais, além de inúmeros projetos em andamento e em fase de projeto.

  • 2- Comercialização

As primeiras plantas comerciais foram fabricadas e vendidas na Califórnia, com seu primeiro modelo lançado em 1984 e o último em 1990. A Espanha é detentora de plantas mais modernas, sendo a última lançada em 2009.

De acordo com a revista Sun & Wind energy, a Califórnia possuía menos de 300MW, enquanto a Espanha possuía quase 1.000 MW de potência instalada, e quando todos os projetos forem concluídos, a produção será de 10.000MW. No próximo slide, se faz presente uma tabela com os principais países produtores dessa fonte de energia conforme o modelo de planta e projetos praticados.

  • 3- Custos e perspectivas

O custo de cada planta é relativo, uma vez que deve-se levar em conta as características, a existência ou não de armazenadores de calor. Esses sistemas de armazenamento são custosos devido a maior demanda de área de coletores para captar luz solar extra. Em contrapartida, esse armazenamento beneficia a capacidade da planta e  eleva a produção anual.

Ainda de acordo com a revista, o custo médio de uma planta comum que produz um Kw é 3 dólares e oitenta centavos, enquanto na planta com armazenamento essa mesma produção é obtida pelo valor de sete dólares e 65 centavos.

O ministério de Minas e Energia avaliou incompatível o gasto com a atual matriz energética brasileira, enquanto os Estados Unidos retomou os investimentos e  estabeleceu metas de redução de preço.

  • 4- Locais favoráveis

Na América Latina, as melhores condições para a geração de energia heliotérmica são disponibilizadas no Nordeste brasileiro, ao longo do Rio São Francisco,  enquanto na Europa essas condições são favoráveis em Portugal, por possuir as maiores taxas de radiação solar e melhores horas solares. No próximo slide, há um mapa da irradiação solar em nosso país, onde as áreas propícias para o desenvolvimento dessas ativivades estão localizadas nas áreas escuras do mapa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com