TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Energia Oceânica

Por:   •  9/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.086 Palavras (9 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

1.        Introdução        4

2.        Energia das ondas        5

2.1.        Vantagens e Desvantagens        6

3.        Energia das marés        7

3.1.        Vantagens e desvantagens        8

4.        Energia térmica        9

4.1.        Vantagens e desvantagens        10

5.        Conclusão        11

6.        Referências bibliográficas        13


  1. Introdução

A energia dos oceanos pode ser aproveitada para produzir energia elétrica, podendo ser utilizada como fonte de energia para iluminar nossas residências, estabelecimentos comerciais e parques industriais. A adoção deste tipo de energia aumentaria a qualidade de vida humana, devido sua obtenção ser realizada de forma sustentável, não ocasionando desmatamentos no meio ambiente.

Hoje existem três maneiras de produzir energia usando o mar:

  • Energia das marés.
  • Energia das ondas.
  • Energia térmica dos oceanos.

A Energia das marés é resultante da subida e descida do nível das águas do mar. O aproveitamento da energia das marés é feito através da construção de diques ou barragens, que se enchem quando a maré sobe, sendo depois esvaziados quando a maré desce.

A energia das ondas aproveita o movimento oscilatório das ondas para produzir energia mecânica e então convertê-la em energia elétrica. As ondas resultam da ação do vento sobre a superfície dos oceanos.

A energia térmica utiliza as diferenças de temperatura do mar para gerar energia elétrica, sendo uma fonte de energia ainda em fase experimental.

Este trabalho visa pesquisar o tema energia oceânica, evidenciando as fontes existentes para transformação da energia oceânica em elétrica, e apontar a importância da utilização deste tipo de fonte energética para qualidade de vida humana.


  1. Energia das ondas

A força dos ventos provocam as ondas, também determina a velocidade, direção, distância e duração das ondas, como resultados do movimento da água têm energia cinética que pode ser aproveitada utilizando dispositivos próprios, a essa energia damos o nome de Energia das Ondas. A tecnologia utilizada para transformação e utilização dessa energia recebe o nome de Pelamis (serpentes marítimas - Podem ser observadas na figura 1)

O dispositivo é articulado e se movimenta junto às ondas do mar, por todo o seu comprimento, com essa movimentação geradora são acionados e um cabo submarino transporta a energia do mar para o ambiente terrestre.

 “Está previsto que um quilômetro quadrado de oceano seja ocupado com os geradores Pelamis disponibilizando uma potência de 24 MW, podendo alimentar aproximadamente 20.000 habitações.” Segundo o site de energias renováveis (http://energiasalternativas.webnode.com.pt/energia-das-ondas/).

[pic 1]

Figura 1 - Pelamis em alto mar

As oscilações das ondas (sobe e desce) provocadas pelos ventos é o que dá potência a um pistão que se move acompanhando as ondas, este processo aciona o gerador que começa então a funcionar, ou seja, as ondas produzem energia cinética que aciona a turbina e se transforma em energia elétrica em um gerador, para tanto, este dispositivo é colocado em alto mar, pois é onde o movimento das ondas é mais estável.

Portugal foi pioneiro na geração deste tipo de energia e inaugurou em 2008 o primeiro parque comercial de energia das ondas, capaz de fornecer energia a 350 mil casas.

[pic 2]

Figura 2 - Geração de energia elétrica

  1. Vantagens e Desvantagens

Das vantagens de se utilizar dessa energia podemos destacar os itens abaixo:

  • Energia renovável.
  • Não polui.

Entretanto há as desvantagens a serem destacadas:

  • Instalações de potência reduzida;
  • Requer uma geometria da costa especial e com ondas de grande amplitude.
  • Impossibilita a navegação (na maior parte dos casos).
  • A deterioração dos materiais pela exposição à água salgada do mar.

        Devido a essas desvantagens, essa energia ainda não é muito utilizada na atualidade.


  1. Energia das marés

Maremotriz, também conhecida como energia das marés é obtida através do deslocamento das águas do mar, ou seja, aproveita o desnível das marés. Para que haja o aproveito dessa energia é necessária à construção de barragens, eclusas (permitindo a entrada e saída de água) e unidades geradoras de energia.

Em 1966, no noroeste da França, era construída a primeira usina maremotriz do mundo no rio de La Rance, com uma potencia de 240MW a usina consta com 24 grupos geradores do tipo bulbo de 10MW cada e turbinas com reversão permitindo a operação em regime bidirecional.

[pic 3]

Figura 3 – esquema demonstrativo de funcionamento de usinas maremotriz

De acordo com a figura seu funcionamento acontece na cheia das marés, pois quando está em nível alto a água entra e fica armazenada no dique; ao baixar a maré, a água escoa pelo dique passando por uma turbina gerando energia elétrica, da mesma forma que acontece em qualquer outra barragem convencional.[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (367.9 Kb)   docx (197.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com