TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Energia Renovável

Por:   •  25/2/2022  •  Projeto de pesquisa  •  6.774 Palavras (28 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

Título do Projeto: Seguidor solar sem o uso de comandos eletrônicos, baseado no texto “ Pneumáticos” de Heron de Alexandria.

Ano/Semestre:: 2021 / 2

Situação:        [                ] Projeto novo

        [        ] Projeto em andamento

         [  X  ] Projeto de Finalização

Curso : Projetos Mecânicos

Período de Execução:de agosto/2021 à novembro/2021

Responsável/Coordenador: Prof.Dr. Paulo Fernando Barbieri

        e-mail:        paulo.barbieri@fatec.sp.gov.br

Aluno: Ivan Domingos Gonçalves

        e-mail:   ivan.goncalves@fatec.sp.gov.br 

Categoria: [  X  ] BOLSISTA        [    ] NÃO BOLSISTA

Propriedade Intelectual:

        [   X  ] Sim, caráter de inovação

        [       ] Sim, caráter de criação

        [        ] Não

Potencial para Patente:

        [        ] Sim, caráter de inovação

        [  X  ] Sim, caráter de criação

        [        ] Não


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        O PROBLEMA        5

3.        JUSTIFICATIVA        6

4.        OBJETIVOS        7

b.        Objetivos específicos.        7

5.        HIPÓTESES        8

6.        REFERENCIAL TEÓRICO        8

Heron de Alexandria        13

Fundamentos da Termodinâmica        14

Concentrador solar com lente convencional        17

7.        METODOLOGIA        18

Devido ao apelo para materiais reciclados, o método de desenvolvimento será observacional e empírico. Contudo, o desenvolvimento partiu de um modelo, desenvolvido e experimentado no primeiro semestre de 2021,  em  “escala” reduzida para o sistema de acionamento mecânico. O protótipo será desenvovlido nesta etapa, seguindo o mesma ordenação do modelo apresentado abaixo.        18

8.        CRONOGRAMA        23

9.        ORÇAMENTO        23

DESCRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA        23

10.        REFERÊNCIAS        24


  1. INTRODUÇÃO

A energia elétrica tem sido o assunto do momento, carros elétricos e placas fotovoltaicas estão puxando o interesse do mercado financeiro brasileiro e da população, os principais motivos são: minimizar impacto ao meio ambiente e diminuir custos do consumo de energia elétrica. O Brasil apresenta-se como um país promissor para o uso de energias renováveis, especialmente pela sua localização geográfica. Para NASCIMENTO (2017, pág.4) “O Brasil possui expressivo potencial para geração de energia elétrica a partir de fonte solar, contando com níveis de irradiação solar superior aos da Alemanha, França e Espanha”.

Diante desta realidade, no ano de 2018 na cidade de Mogi Mirim, São Paulo, Brasil foi instalada uma estrutura metálica para suportar 4 módulos fotovoltaicos. Visando melhor aproveitamento da irradiação solar da região de Campinas, que chega 5,81 kwh/m no mês de fevereiro, percebeu a necessidade de acoplar um motor para movimentação da estrutura, objetivando seguir o deslocamento do sol (CRESESB,2019). No entanto, esta solução necessita de monitoramento controlado por corrente elétrica com disjuntor e aterramento, para evitar sobre tensão no motor e podendo trazer complicações aos componentes eletrônicos (MAMEDE FILHO, 2000).

Por outro lado, um sistema de movimentação em um trabalho escrito por Heron, publicado no ocidente por Aleoti por volta de 1570 Itália, tratava sobre os “Pneumáticos”. Outros escritos catalogados englobando aproximandamente oitenta invenções como sifões, fontes, máquinas pela união de ar comprimido, terra, fogo e água, que também detinha conhecimento do funcionamento de sistemas de múltiplas polias, das rodas dentadas, das alavancas e de diversos tipos de engrenagens (DE SOUZA), são sugestões para um sistema com movimentação puramente mecânica.

Como estudos neste sentido são necessários e alternativos à inovação, pretende-se desenvolver um sistema de movimentação de estrutura metálica de módulos fotovoltaicos, baseado em uma versão apresentada no texto original do “ Pneumáticos” de Heron de Alexandria

No desenvolver dos primeiros testes com um modelo sobre o princípio de funcionamento para a movimentação, composto de dois frascos ligados por mangueira. Os testes do apresentaram sucesso na transferência de água do recipiente A para o B com uso de lente convencional, como concentrador de energia solar, no aquecimento do metal do frasco A, devido o aumento de pressão interna e expansão do gás atmosférico e água. Com o passar dos dias, o clima esfriou na cidade de Mogi Mirim, tornando-se novos testes a partir do início do verão, ficando neste momento com um caráter de relatório parcial.

.


  1. O PROBLEMA

Os atuais sistemas fotovoltáicos são imóveis, posicionados na maior incidencia da irradiação solar, no entanto perde-se muitas horas de produção de energia eletrica no amanhecer e crepúsculo. Diante desta realidade, no ano de 2018 na cidade de Mogi Mirim, São Paulo, Brasil foi instalada uma estrutura metálica para suportar 4 módulos fotovoltaicos. Visando melhor aproveitamento da irradiação solar da região de Campinas, que chega 5,81 kwh/m no mês de fevereiro, percebeu a necessidade de acoplar um motor para movimentação da estrutura, objetivando seguir o deslocamento do sol (CRESESB,2019). No entanto, esta solução necessita de monitoramento controlado por corrente elétrica com disjuntor  e aterramento, para evitar sobre tensão no motor e podendo trazer complicações aos componentes eletrônicos (MAMEDE FILHO, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.9 Kb)   pdf (292.8 Kb)   docx (868.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com