TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Energia de Biogás

Por:   •  26/11/2019  •  Seminário  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA[pic 1][pic 2]

CAMPUS CACHOEIRA DO SUL – UFSM CS

ENGENHARIA MECÂNICA

ENGENHARIA AMBIENTAL

PROFª MARIANA CORONAS

ENERGIAS ALTERNATIVAS

ENERGIA DE BIOGÁS

 

CAMILA MARCHETTO LISANDRO

BRENO REZENDE PINHEIRO

CACHOEIRA DO SUL – RS

SETEMBRO 2019[pic 3]

RESUMO

O QUE É A ENERGIA DE BIOGÁS?

A energia de biogás tem como principal fonte de energia a decomposição da matéria orgânica, seja ela advinda de resíduos agrícolas, florestais, industriais, dejetos de animais e até dos resíduos sólidos urbanos; é considerada uma fonte de energia renovável por ser obtida a partir de materiais orgânicos, além de ser uma alternativa para um destino mais proveitoso dos aterros sanitários e esgotos da população, descartando a necessidade de cultivos energéticos; que será a matéria que iremos mencionar neste seminário.

QUAL A DIFERENÇA DO BIOGÁS E DO BIOMETANO?

Ao decompor a matéria orgânica pelo processo anaeróbico – com a ausência do gás oxigênio – obtêm-se o biogás, que é composto, em média, por 60% de gás metano, 35% de gás carbônico e mais 5% de outros gases; tendo três utilizações básicas: a energia térmica, a energia elétrica ou a transformação para biometano. A vantagem que se tem do biometano sob o biogás é de que o primeiro pode ser transportado para um uso mais distante da indústria, podendo assim servir como biocombustível de veículos de pequeno à grande porte.

COMO FUNCIONA UMA INDÚSTRIA DE ENERGIA DE BIOGÁS?

Em uma indústria para a geração de energia elétrica, a primeira etapa do processo é a separação do lixo – reciclável e orgânico – feita ainda pela comunidade. O lixo orgânico é carregado até um incinerador, que queima toda a matéria em uma temperatura de 1800°C por aproximadamente uma hora (energia térmica). O gás formado desta queima, passa por uma tubulação e alimenta uma turbina geradora de energia (energia mecânica), origem da eletricidade gerada pela indústria. Os resíduos e metais que sobram da queima são aproveitados para outros fins (não energéticos); assim como o lixo reciclável, que é mais uma vez separado, limpo e embalado para a venda aos centros de reciclagens.

QUAIS SÃO AS UTILIZAÇÔES DO BIOGÁS?

O biogás pode ser usado como energia elétrica, mecânica, térmica ou luminosa; além de substituir o uso do gás natural (GLP) o gás de cozinha e podendo ser aplicado em motores de combustão substituindo os combustíveis convencionais. Dessarte, tendo diversas aplicações desde o ramo urbano até o industrial.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO BIOGÁS?

O Biogás é um meio alternativo e renovável de se obter energia, logo possui altas vantagens, como um fim dos aterros sanitários que são altamente poluentes e promovendo a reciclagem dos materiais. Para os produtores rurais é uma alternativa de aproveito de resíduos, como o esterco, para a produção de energia, bioadubo e biometano; produzindo assim sua própria energia, que é ligada na rede elétrica gerando créditos com a companhia elétrica, assim se auto abastecendo e quando o sistema não tiver ativo, utilizando esses créditos com a companhia elétrica local.  Não é necessária sua purificação, removendo-se apenas os líquidos condensados ao longo das vias de captação e distribuição;

Quando comparado às energias advindas do petróleo, no caso de combustíveis, o biogás é muito menos poluente e até mais barato; e no caso da utilização do gás de cozinha, como a chama é bastante limpa, não deixa resíduos de fuligem nas panelas.

QUAIS SÃO AS DESVANTAGENS DO BIOGÁS?

O biogás aproveita os gases poluentes que um lixão geraria, para gerar energia; porém esses gases não deixam de contaminar o ar após a queima, mesmo que usando filtros poderosos nas chaminés.

O tempo de existência dos aterros é limitado, haja vista que no futuro será minimizada a deposição de resíduos biodegradáveis em aterro, ou pelo menos esta é a intenção. Ademais, além do investimento ser muito alto e ter um período de recuperação muito longo, a quantidade de energia gerada não é constante, variando ao longo do período de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com