TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia da Computação

Por:   •  23/12/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Amazonas[pic 1][pic 2]

Faculdade de Tecnologia

Lista de Exercícios do capítulo 1 do livro texto

Manaus - AM

Novembro de 2022

Estudante: Thiago Rodrigo Monteiro Salgado (2195445)

Professor: Vicente Ferreira Lucena Junior

Engenharia da Computação

Questão 1: São programas de computadores com documentações para que esses possam ser utilizados ou alterados futuramente. Para isso podemos dividir um software em dois tipos: Genérico: voltado para uso em larga escala e de diversos usuários. Personalizado: Elaborado para o uso pessoal de somente uma ou um pequeno grupo de pessoas.

Questão 2: Ela é o uso de bons métodos (consolidados), ferramentas e modelos de processos para construção e também para o uso. Os métodos já consolidados consistem em formas de diminuir os custos na hora do desenvolvimento ou da manutenção.

Questão 3: A engenharia de software busca aplicar técnicas já consolidadas e de confiança. Enquanto que a ciência da computação é mais focada em pesquisas e técnicas que às vezes não são tão consolidadas.

Questão 4: É um sistema que depende de ser executado exatamente naquele tempo, não podendo ultrapassar ou teremos problemas muito graves ou não tão graves, seja para o próprio sistema, para o ambiente ou para os seres humanos.

 Questão 5: O principal problema é que ele precisa obedecer aquele tempo exato. Não podendo ser nem antes e nem depois, dessa forma o que acontece tem que ser no tempo exato. Por conta disso o sistema depende de um hardware muito bom (no mínimo apropriado para o que se deseja). Muito comum em sistemas embarcados e na parte industrial.

Questão 6: É um grupo de conceitos que tem o objetivo de desenvolver um novo software ou até mesmo modificar ele. É basicamente no processo onde ocorre a parte de especificações, desenvolvimento, evolução e validação. Com isso surgem alguns problemas que é o de garantir algumas coisas como a comprovação de que os produtos funcionam (produto é no caso o software), garantir que produtos ainda não examinados ou avaliados e principalmente sem documentações, não saiam da empresa. Além de garantir padronização.

Questão 7: É o modo como vamos fazer o software. Podemos dizer que é o tipo de estratégia que vamos assumir com nossa equipe para chegar até nosso resultado. Há diversos modelos de processos como Cascata, Desenvolvimento evolutivo, integração de componentes reutilizáveis, entre outros.

Questão 8: O custo de produção depende muito do tempo que você vai ficar construindo o software. A partir do tempo você vai ver o quanto vai gastar com relação ao salário dos seus funcionários, com energia, água, comida e várias coisas que são precisas para realizar o trabalho solicitado, a partir daí podemos fazer um bom orçamento.

 Questão 9: É basicamente a estrutura do nosso projeto, por tanto é onde são

definidas regras, descrição de modelos, dicas, e processos que devem ser seguidos. É como um diagrama.

Questão 10: São algumas ferramentas que ajudam os programadores a desenvolver com uma maior facilidade. Seja ela uma ferramenta na IDE que nos auxilia ao mostrar erros, sejam eles de sintaxe, entre outros.

Questão 11: Um bom software precisa acima de tudo fazer tudo o que foi solicitado. Tudo o que o cliente pediu precisa ser feito com êxito. Além disso, ele necessita de algumas características importantes para ser um bom software como por exemplo uma boa durabilidade (durar por bons anos), precisa ser confiável, ser eficaz, e precisa ser fácil de ser utilizado para os usuários, não pode ser algo super técnico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (396.6 Kb)   docx (565.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com