TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Métodos

Por:   •  4/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Conceitos relativos ao estudo dos tempos

O trabalho consiste na apresentação dos conceitos relacionados ao estudo dos tempos nos processos produtivos. Você está tranquilamente na sua casa, sentado no sofá e apreciando uma música de alta qualidade, relaxando a mente e o corpo, quando toca a campainha, que se encontra a 10 metros do seu sofá. Você se levantará para abrir a porta e caminhará cinco metros até onde encontra-se a chave. Irá pegá-la e colocá-la na porta, para finalmente abrir a porta. Você poderia dividir esta atividade em quantos elementos?

O que você entende por tolerância para alívio da fadiga?

Qual a finalidade de se dividir uma operação em elementos?

Defina tempo médio, tempo normal e tempo-padrão.

Um dos estudos fundamentais é a avaliação da velocidade do operador, já que é determinante para o levantamento dos tempos-padrão. Como devemos proceder de modo a termos a melhor avaliação possível?

A amostragem do trabalho permite atestar a ocupação de um funcionário dentro de um processo produtivo, bem como as atividades que desempenha. Em que se baseia essa amostragem?

Você é o engenheiro responsável pela operação de uma fábrica de laticínios e necessitou fazer um estudo para verificar se seus trabalhadores estão realmente ocupados. Para tal, de 10 em 10 minutos você entra no setor e verifica o número de trabalhadores que ali se encontram e o que estão fazendo. Faça um comentário a respeito do procedimento que você adotou em relação à técnica de amostragem do trabalho.

Suponha que você é o gerente de produção em um processo em que o produto, para ser fabricado, passa obrigatoriamente pelos recursos na sequência mostrada na figura a seguir. Pergunte-se qual a capacidade produtiva do sistema e identifique qual o recurso “gargalo”?

Desenvolvimento

Questão 01

1 – Levantar; 2 – Caminhar 5m; 3 – Pegar a chave; 4 – Caminhar mais 5m; 5 – Colocar na porta; 6 – Abrir a porta.

Questão 02

É um fator, que deve ser descontado do tempo cronometrado, para que o operador descanse e se recupere da fadiga causada pela atividade realizada em si, como também pelo cansaço provocado pelas condições ambientais do

local de trabalho, tais quais: ruídos excessivos (>80dB), iluminação insuficiente (< 200 lux), temperatura <20°C e >24ºC, umidade imprópria, dentre outros. Essa gama de fatores e a diversidade de ambientes de trabalho fazem com que haja muita diferença no tempo destinado ao descanso, variando entre 10 (trabalho leve e bom ambiente) e 50% (trabalho pesado em condições inadequadas). Assim, pode-se adotar convencionalmente uma tolerância entre 15 e 20% (fator entre 1,15 e 1,20) ou ainda calcular a tolerância de acordo com os tempos de permissão que a empresa concede, a través da fórmula FT=1/(1-p), onde FT é o fator de tolerância e p é a % de tempo concedida em relação ao tempo de trabalho diário.

Questão 03

A principal finalidade dessa divisão é verificar a compatibilidade do método de trabalho para a obtenção de medidas precisas e confiáveis, reduzindo ao máximo o erro relativo. Assim, a divisão da operação não deve ser excessiva e nem escassa em elementos, tomando certos cuidados, tais quais:

Separar elementos regulares e irregulares;

Registrar a frequência dos irregulares;

Elementos estranhos devem constar num quadro à parte;

Registrar o tempo;

Caso se perca um elemento deve -se marcar um traço;

Sinalizar os elementos muito altos ou baixos em relação aos demais, para não constar no cálculo do tempo médio.

Questão 04

Para a determinação dos tempos padrão e médio é necessária a execução das cronometragens dos temos de execução das tarefas pelos operadores. Nos gráficos de controle, verificam- se as anomalias das cronometragens, analisando as que são válidas pelos seus limites superiores e inferiores, através das fórmulas LSCm=X+A+R e LICm=X-A+R, respectivamente, onde X é a média, das amostras, A é o coeficiente tabelado e R é a amplitude. As tarefas são divididas em elementos e as cronometragens realizadas, obtendo-se então n cronometragens para o cálculo do tempo médio (T_M) ou tempo cronometrado (T_C). Desta forma define -se tempo médio como a média das n cronometragens dos tempos de execução dos elementos das tarefas

O tempo normal representa o tempo que um operador qualificado e treinado, trabalhando a um ritmo normal, levaria para completar um ciclo de operação (Barnes,1997). O tempo normal é medido pela fórmula: T_N=T_C×V,onde T_C=tempo cronometrado e V=velocidade do operador.

A diferença entre os tempos padrão e normal está na tolerância, que é adicionada somente ao tempo padrão. Tempo padrão é o tempo necessário para executar uma operação de acordo com um método estabelecido, em condições determinadas, por operador apto e treina do, trabalhando em ritmo normal, durante todas as horas do serviço. Este tempo padrão, medido após a definição de um método padrão, é um parâmetro base para análises de indicadores de produtividade e qualidade, prevenindo mudanças adversas e indesejáveis (JURAN, 19 91). O tempo padrão é medido pela fórmula:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com