TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Produção 5S

Por:   •  21/2/2017  •  Monografia  •  2.360 Palavras (10 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 10

- INTRODUÇÃO

As empresas devem ser administradas de forma em que devam empenhar em buscar resultados positivos dos recursos aplicados e das competências disponíveis.

Hoje as organizações necessitam estar de acordo com o meio ambiente, para atender os padrões de um mundo globalizado, seguindo normas ambientais, para atender com qualidade o cliente.

De acordo com Chiavenato (2014), no mundo moderno as empresas que pretendem o sucesso em sua atividade, necessitam serem mais ágeis e rápidas neste mundo globalizado, pois a concorrência é grande e para manterem firmes no mercado é preciso terem cuidado no incentivo das pessoas que nelas trabalham, espírito inovador e ao mesmo tempo empreendedor, na busca constante da produtividade e da qualidade.

Uma das técnicas de qualidade que ajuda na produtividade é o 5s, (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke), que seriam no Brasil, senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e higiene, senso de disciplina.

Segundo Colenghi (2003) papel do 5S é cuidar da base, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar dos ambientes, equipamentos, materiais, métodos, medidas, e, especialmente, pessoas.

A relevância do presente estudo se dá em razão dos fatos ocorridos rotineiramente na indústria de uniformes, vivenciados na prática do estágio do autor, relacionado ao desperdício de tecidos na confecção, ocorridos muitas vezes no momento da fabricação de uniformes e possibilidade de melhorar em aspectos da organização.

O objetivo geral deste trabalho é analisar desperdício na fabricação de uniformes e nível de organização.

Os objetivos específicos, são: obter informações referentes ao processo de fabricação de uniformes em uma indústria e aspectos da organização, destacando existência de procedimentos, layout, utilização de espaços, de forma a verificar o desperdício na fabricação dos uniformes e propor ações de melhoria.

2- DESENVOLVIMENTO

2.1- REVISÃO DA LITERATURA

2.1.1- Organizações

A palavra organização tem dois sentidos, de função administrativa e no sentido de empresa.

Para Chiavenato (2014) como função administrativa organização visa estabelecer os meios e os recursos necessários para possibilitar a execução do planejamento. A organização consiste ainda na divisão do trabalho ao arranjo e à alocação de tarefas, ao agrupamento de equipes ou de departamentos, para que possam alcançar os objetivos organizacionais.

Uma organização como empresa é formada pela soma de pessoas, máquinas e equipamentos, recursos financeiros e outros. A qualidade no resultado de um trabalho na organização é a combinação de todos os elementos orientados para um objetivo comum, segundo o site Portal da Educação.

A organização é um grande processo com a finalidade de atender às necessidades da sociedade (BRAVO, 2003).

Segundo Chiavenato (2014, p. 549), antes era entendido que o objetivo das organizações em geral era aumentar a produtividade no chão de fábrica, hoje o maior desafio é elevar a eficiência dos trabalhadores mais qualificados, além de outros aspectos.

Segundo Bravo (2003), a organização deve estar atenda à busca de melhorias ou inovações nos serviços e processos buscando criatividade e flexibilidade de atuação como também análises de desempenho com outras organizações assumindo novos desafios com incorporação de novas metodologias.

Será dado destaque para organização enquanto função e como tal é representada por uma estrutura organizacional.

2.1.2- Estrutura Organizacional

Estrutura organizacional é o sistema formal de tarefas e relacionamentos de autoridade que controla como as pessoas coordenam suas ações e usam os recursos para atingir os objetivos organizacionais e controla também a coordenação e as formas de motivação (BATE BYTE, 2009)

Toda empresa tem uma estrutura organizacional formal, compreendida de atividades, autoridades, processo de comunicação.

Para Colenghi (2003), as empresas apresentam duas situações de estruturas organizacionais, sendo uma visível (formal) e outra invisível (informal), as quais quando mal administradas podem trazer graves consequências para a qualidade organizacional, especialmente a informal pois ela está além do alcance da empresa.

• Organização formal, é aquela que possui como base os instrumentos documentais, regulamentados pela empresa, tais como: manuais, regimento interno, estatutos sociais, organogramas, guias de atribuições, regulamentos. Esta organização estabelece a hierarquia, os controles, os níveis de autoridade e responsabilidade, os canais de comunicação, os procedimentos e a estrutura organizacional.

• Organização informal, é aquela que possui como base as relações pessoais e apresenta um conteúdo variável, podendo ser ou não relativo às atividades da empresa. Quanto às ações negativas devem ser combatidas com veemência, para não comprometer os processos e os níveis de qualidade da empresa (COLENGHI, 2003).

De acordo com Colenghi (2003) é necessário para organização a análise da distribuição do espaço, o fluxo dos processos administrativos e operacionais.

O layout na empresa tem um papel fundamental dentro da esfera da qualidade, dentre outros pode se verificar; conforto, bem-estar, satisfação e segurança no trabalho para os funcionários e melhores produtos e serviços para o cliente, em consequência com a integração de todos esses processos os resultados serão aumento dos níveis de qualidade, produtividade e eliminação dos desperdícios (COLENGHI, 2003)

Um dos profissionais que visa ajudar as organizações é o engenheiro de Produção.

2.1.3- Desperdícios

Desperdício para a empresa é um fator de retrabalho, falta de controle de qualidade e dentre outros fatos que levam a empresa repensar a gestão.

Colenghi (2003) define-se desperdício como:

“Verifica-se todos os dias nas empresas o desperdício ocorridos de variadas formas, trata-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com