TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Segurança

Por:   •  10/9/2018  •  Abstract  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Qual a diferença entre evento adverso e acidente de trabalho? Exemplifique-os.

Eventos adversos são eventos com ocorrência de natureza indesejável relacionada direta ou indiretamente ao trabalho. Um exemplo de evento adverso é quando um garçom tropeça, enquanto carrega uma bandeja, deixa os objetos caírem no chão, mas não chega a sofrer nenhum dano a sua integridade física.

Acidente de trabalho são ocorrências geralmente não planejadas que resulta em danos à saúde ou integridade física de trabalhadores ou de indivíduos do público. Funcionário que trabalha em uma empresa de frigorifico, corta a mão durante a desossa de aves.

  1. O que são Acidentes de trabalho Típicos? Cite 3 exemplos.

        Os acidentes de trabalho mais comuns são aqueles decorrentes da característica da atividade profissional desempenhada pelo acidentado. Exemplos de acidentes de trabalho são:

- Trabalhador de obra cai de andaime e fratura algum membro;

- Uma empregada de escritório tropeça num fio telefônico exposto e cai ao solo tendo fraturas;

- Funcionário leva um choque ao fazer a manutenção de uma caixa de energia.

  1. O que são condições inseguras e atos inseguros e a que fatores podem estar relacionados?

Condição insegura é o termo utilizado para definição de circunstâncias externas incompatíveis ou contrárias às normas de segurança e prevenção de acidentes de trabalho. Tais fatos acontecem por falta de planejamento, prevenção ou até mesmo por omissão. Podem estar relacionadas ao ambiente, edificações, instalações, arranjo físico, maquinário e proteção do trabalhador. Já ato inseguro é o termo utilizado para definir procedimentos do homem que contrariam normas de prevenção de acidentes. Podem, ou não, ser deliberados. São relacionados a fatores biológicos, organizacionais, emocionais e psicológicos.

  1. Qual a diferença entre erros, enganos e violações? Exemplifique-os.

Erros são baseados em habilidades existem medidas que podem ser tomadas para prevenir ou reduzir sua probabilidade. São classificados em deslizes, quando a ação da pessoa não ocorre conforme o planejado, ou esquecimentos, quando a ação é feita fora da ordem habitual, ou algum passo da sequência é pulado. Exemplo de erro é quando um auxiliar de cozinha a chamado para resolver um problema e esquece a chama do fogão acessa, levando a queima do que estava sendo preparado.

Enganos podem ser evitados por meio da capacitação da força de trabalho, procedimentos de trabalho seguros e design de equipamentos. Podem ser baseados em regras, quando ocorre ha aplicação da regra errada por parte do trabalhador ou ainda baseados em conhecimento neste caso quando uma pessoa está diante de uma situação não familiar para a qual não se tem regras. Exemplo disso é quando um funcionário utiliza um equipamento de maneira inadequada por desconhecer os procedimentos de segurança, opera uma caldeira acima de sua capacidade de temperatura.

        Enquanto erros e enganos ocorrem pela falta de informação ou habilidades, violações são falhas deliberadas ao seguir regras, que se tornam atalhos para poupar tempo e esforço, melhorar o resultado ou aumentar a produtividade. Podem ser impostas por constrangimentos ou falhas dos sistemas. Pode-se citar como exemplo quando um funcionário utiliza de ferramentas para conseguir fazer a manutenção de uma máquina quando a mesma esta ligada, mesmo que as instruções orientem para a manutenção da maquina desligada e o funcionário tenha o conhecimento desta regra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com