TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Segurança

Por:   •  1/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DIRIGIDO

Assinale apenas as questões falsas, justificando as mesmas:

(   ) 1 – O sindicato da categoria e o acidentado poderão receber cópia da Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT, se assim o quiserem.

( F ) 2 – O acidentado no trabalho goza de estabilidade no emprego por um ano, a partir da percepção do auxílio acidente.

Justificativa: Porque o acidentado goza de estabilidade no emprego por um ano independentemente da percepção do auxílio acidente.

(   ) 3 – O dia do acidente será considerado como dia trabalhado, independente da hora que o trabalhador acidentou.

(   ) 4 – Na falta da comunicação do acidente do trabalho por parte da empresa, o acidentado, o seu sindicato ou o médico que fez o atendimento poderão emitir a CAT.

( F ) 5 – Será considerado como doença do trabalho a febre amarela de um agente de saúde residente no Amazonas, pois embora o mesmo resida em região onde essa doença é endêmica, a contaminação pode ter sido resultante do trabalho que o mesmo executa.

Justificativa: Não serão consideradas como doença do trabalho a doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva.

(  ) 6 – A empresa deverá comunicar o acidente do trabalho ao INSS até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato à polícia e ao Ministério do Trabalho e Emprego.

( F ) 7 – As prestações relativas de acidentes são devidas aos empregados celetistas, exceto o doméstico.

Justificativa:

a)ao empregado; 
b)ao trabalhador avulso; 
c) ao médico-residente; 
d) ao segurado especial. 

(   ) 8 – As doenças degenerativas, as inerente a grupo etário ou aquelas que não produzem incapacidade laborativa não consideradas como doenças do trabalho.

(   ) 9 - Considera-se doença do profissional aquela peculiar ao trabalho e que se relacione aos agentes e às atividades constates do anexo à lei previdenciária.

( F ) 10 – Legalmente acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou ainda pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade do trabalho ou ainda perda de tempo ou danos materiais.

Justificativa: Não possui danos materiais. Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho

(  ) 11 – A Previdência Social considera como acidente do trabalho o acidente sofrido pelo segurado fora do local e horário de trabalho, no percurso da residência para o local de trabalho, desde que não haja alteração ou interrupção de trajeto por motivo alheio.

( F ) 12 – Não são equiparados aos acidentes do trabalho o acidente cujo trabalho não tenha sido a causa única do dano á saúde e integridade física do trabalhador.

Justificativa: O art. 21 da Lei nº 8.213/91 equipara ainda a acidente de trabalho:

I - o acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, haja contribuído diretamente para a morte do segurado, para redução ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação;

(  ) 13 – Ofensa física intencional por disputa relacionada com o trabalho somente será considerada acidente do trabalho se for provocada por colega de trabalho.

( F ) 14 – Não é acidente do trabalho a queda com lesão ocorrida durante um jogo de futebol nas dependências da empresa, no horário do almoço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com