TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia no Estádio Nacional de Pequim

Por:   •  3/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

                                                   [pic 1]   
                                                           Curso de Engenharia Civil
                                  Disciplina de Introdução à Engenharia
          Acadêmicos: Jair Preuss; João Victor Botão; Joel Tito; Rodrigo Teixeira Silveira
                                         
Professor: Carlos Eduardo Biz                                                                                                                        .                                           Data: 30 de maio de 2019

                 

Tijolos de solo-cimento para produção de casas

Foi criado inicialmente para base de pavimentação, resultando em um bom desempenho, observou-se que poderia ser empregada essa técnica em outros segmentos, na produção desses tijolos para residências. Iniciando-se então, um estudo para determinar durabilidade e resistência à compressão, com resultados satisfatórios obtidos pelo IPT (Instituto de Pesquisas do Estado de São Paulo) e pelo Ceped (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento) em 1978, foi provado que além do bom desempenho termoacústico, o solo cimento aplicado em construção levaria a uma redução de custos de 20% a 40% se comparado à alvenaria tradicional de tijolos cerâmica.

As normas técnicas da ABNT – NBR 12253, que determinam características como forma, dimensões, resistência à compressão e à absorção de água de blocos e tijolos de solo-cimento, desconsideram a aplicação das peças em alvenarias estruturais. Uma alvenaria feita com blocos de solo-cimento, de acordo com a resistência à compressão determinada pela ABNT para as peças (2 MPa), suporta o peso de elementos como lajes moldadas ou pré-moldadas e coberturas convencionais.

O uso de tijolos de solo-cimento pode ser uma alternativa para o problema de déficit habitacional, mas não é o que está acontecendo. Famílias com uma renda médio-alta estão utilizando na prática. Isso se deve pela falta de planejamento, política, preconceito das pessoas mais simples, que associam o material a pobreza, o desconhecimento técnico e os erros cometidos em projetos antigos. Outro fator de grande importância é de que as cimenteiras são contra a aplicação

          Conhecendo os blocos de solo cimento, são também conhecidos como BTC (BLOCO DE TERRA COMPRIMIDA), ou também como Tijolos Ecológicos, são fabricados com terra (solo) adensada em molde por meio de compactação ou prensagem, seguido de seu desmolde imediato. Os blocos não passam pelo processo de queima durante sua fabricação, e são uma das alternativas de menor custo e menor agressão ao meio ambiente na construção de alvenarias estruturais e autoportantes aparentes. Quando executada a cura e a escolha do solo corretamente, os blocos concedem ao seu emprego na obra a mesma segurança e estabilidade que os tijolos maciços e blocos cerâmicos queimados convencionais, mantendo uma boa resistência à compressão simples. E caso seja necessária maior resistência, pode ser mudado a fórmula acrescentando cimento, aumentando o MPA do bloco, a fórmula original é de 10 baldes de solo para 1 de cimento assim obtendo a resistência de 2 MPA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com