TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA EST ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  13/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  1.758 Visualizações

PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

UCAM - UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

Impressões acerca da Engenharia de Segurança do Trabalho a partir das posições do entrevistado pela Revista Proteção de Set/2012. Enfocando:

1. O Porquê da existência da EST.

2. O Papel político da EST para transformação do meio ambiente do trabalho.

3. Desafios, Oportunidades e Perspectivas

IMPORTÂNCIA DA EST - ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

O profissional de Engenharia de Segurança do Trabalho (EST) tem a responsabilidade de cuidar da saúde e integridade física do trabalhador, reduzindo e/ou eliminando o risco de acidentes no ambiente de trabalho. Sua importância para empresa esta em diversos fatores, dentre eles o fato do afastamento resultar em perda de produtividade, em valor na concorrência, nas certificações e na responsabilidade social.

A EST consegue transformar o meio ambiente através de conquistas de medidas mitigadoras de risco de acidente e de valorização da saúde do trabalhador. Exemplo disso são as metodologias criadas pelo pesquisador Paulo Rogério de Albuquerque, o FAP (Fator Acidentário Previdenciário) e o NTEP (Nexo Técnico Epidemológico Previdenciário) . O primeiro flexibilizou o seguro acidente de trabalho compensando para as empresas que investem em Segurança e Saúde Ocupacional, e punindo as que não investem. Já o NTEP estabeleceu a relação entre lesão e atividade desenvolvida pelo trabalhador, invertendo a obrigatoriedade da prova, do empregado para o empregador.

Mesmo com estas duas grandes conquistas, ainda existem desafios para serem mitigados como o insalubridade em que a definição data de antes da Constituição da República e nada avalia em relação a penosidade que atinge o trabalhador.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com