TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução Do SGBD

Monografias: A Evolução Do SGBD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 2

A evolução nos processos de informações têm sido o diferencial das organizações para a tomada de decisões.

Define-se como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), todo o conjunto de software que tem por finalidade gerenciar uma base de dados, com o objetivo de manipular, estruturar e organizar os dados, utilizando SQL como linguagem.

A maneira de como os dados são armazenados é invisível para o usuário final. Essa impossibilidade é gerada pelo sistema através da abstração de dados, que é dividida em três níveis:

-Nível físico ondel se representa como os dados são armazenados.

-Nível conceitual onde os dados são armazenados e seus relacionamentos.

-Nível externo onde são descritas as partes do banco que poderão ser visualizadas.

Além da abstração de dados, a arquitetura de três níveis objetiva delimitar as aplicações dos usuários em relação ao banco de dados.

Através das linguagens de bancos de dados, conhecidas também como linguagens de SGBD, é possível obter informações sobre consultas e atualizações realizadas no banco.

A DDL (Data Definition Language ou Liguagem de definição de dados) é caracterizada pela possibilidade em detalhar o esquema do Banco de Dados, que funciona como um dicionário de dados.

A DML (Data Manipulation Language ou Linguagem de Manipulação de dados) tem como principal característica fornecer ao usuário a permição para manipular os dados, concedendo-lhes, também, visuálisá-los do ponto de vista relativo ao nível de abstração.

A classificação de um SGBD é feita através do modelo de dados em que é baseado. Existem os modelos relacionais, que são a maioria. Existem também os baseados no modelo conceitual e por fim, os baseados no modelo orientados a objetos.

Vantagens e desvantagens do uso de um SGBD

Permite o compartilhamento de dados autorizando que vários usuários o acessem em um exato momento.

Bloqueio de usuários que não tem permissão para acessar os dados e os softwares de um determinado SGBD.

Fornece recursos para interpretar os relacionamentos entre os dados, possibilitando recuperar, manipular e atualizar os dados de forma rápida e eficiente.

O weka Explorer caracteriza-se por possibilitar a realização de tarefas associadas à mineração e exploração de bases de dados, avaliando os resultados e, ao mesmo tempo, comparando-os com algoritimos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com