TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da Engenharia

Por:   •  4/6/2017  •  Seminário  •  5.065 Palavras (21 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

 

Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia

Graduação em Engenharia Mecânica

Atividade Prática Supervisionada

“A  EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA”

IVO IBRAIM CRUZ RA: C9858J6 Turma: EM7P

                                                                                                                                                                   

São José dos Campos - SP

2017

I. INTRODUÇÃO

A engenharia se caracteriza por ser uma das profissões com maior impacto no âmbito social, isso devido a importância dos trabalhos realizados pelos profissionais que atuam nessa área. Tudo que existe, desde as coisas mais simples, às mais complexas, logicamente em se tratando de coisas que foram criadas pelo homem, passou por um processo de idealização, planejamento, execução, testes e etc. Em suma, tudo que existe foi pensado por alguém, por um estudioso dos fenômenos existentes no meio ambiente, alguém que os descreveu matematicamente, ou não, e utilizou destes conhecimentos em benefício da resolução de alguma demanda.

Enfim, como pode ser definida a engenharia? Uma das definições é a de que a engenharia é a arte de aplicar conhecimentos científicos, impíricos e certas habilitações específicas a criação de estruturas, dispositivos e processos que se utilizam para converter recursos naturais em formas adequadas ao atendimento das necessidades humanas. Segundo os dicionários de língua portuguesa, numa definição mais simplista, engenharia é: idear, inventar; fabricar engenhosamente.

Seguindo neste enfoque, pode-se afirmar que a engenharia é uma atividade milenar, que teve seu início a partir do instante em que o homem primitivo, ao passar por um processo evolutivo de milhares de anos, foi dotado de grandes mudanças biológicas. E que mudanças foram essas que os diferenciaram dos seus antepassados símios? O aumento da caixa craniana os dotou de um volume cerebral muito maior que a de um macaco, a postura ereta e o surgimento do polegar opositor, que possibilita a nossa espécie do chamado “movimento de pinça”. É a partir dessas três caracteristicas básicas que o homem desenvolveu inúmeras outras características como a capacidade da fala, e ainda a de fabricar instrumentos para a sua sobrevivência.

 Estes instrumentos fabricados por eles supriam suas necessidades imediatas, como as armas (lanças, flechas e etc) utilizadas para caçar, e as ferramentas (marretas, machados e etc) utilizadas para fabricar alguns outros utensílios.

A partir de então, a engenharia passou a fazer parte, de maneira ininterrupta ,da história do homem. Sendo assim, ao estar presente desde os primórdios da espécie humana, essa arte de idear, inventar, de fabricar engenhosamente, vem num processo de evolução constante.

Os fenômenos da natureza, ou seja, as leis da física, da termodinâmica, da química, entre outras leis existentes, sempre existiram e sempre existirão, nesse processo evolutivo o que muda é a maneira como eles são interpretados, a maneira como eles são descritos matemáticamente. Essas atualizações constantes dos conhecimentos criados pelo homem, são devidos aos recorrentes estudos e pesquisas, que por sua vez dão origem a teorias e hipóteses a cerca dos fenômenos, sejam eles espontâneos ou não, existentes no meio ambiente.

Como citado no início desta introdução, tudo, absolutamente tudo que existe, que foi trabalhado pelo homem, já foi pensado por alguém, já foi idealizado, e com certa frequência, no princípio dessa idealização, na fase embrionária do que foi proposto, a teoria foi desacreditada e tida como mera hipótese. E após algum tempo, em certas situações esse tempo corresponde a séculos, a teoria tida como mera hipótese sem comprovação se faz verdadeira em decorrência da evolução tecnológica, que permite, através de equipamentos mais modernos e técnicas mais refinadas, a aceitação do novo pela comunidade científica. E em todos os ramos da tecnologia, mecânica, elétrica, mecatrônica, robótica, informática, medicina, entre tantas outras, a engenharia se faz presente em constante evolução.

II. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

II.I. A espécie humana e o surgimento da engenharia

         O ser humano, diferentemente das outras espécies animais que habitam o planeta terra, é uma espécie animal racional. Todas as outras espécies existentes no planeta, animais, como por exemplo os elefantes, os ursos, os chimpanzés, os peixes, as aves, etc; e os insetos, como por exemplo as moscas, vespas, besouros, baratas, formigas, etc; têm as suas ações guiadas pelo “instino animal”, ou seja, agem de maneira instintiva.

        E o que é instinto animal? Defini-se o instinto animal como um atributo psíquico ou moral, de natureza hereditária e que é independente da reflexão, levando o animal a executar ações inconscientemente. Vale acrescentar também que, os atos instintivos servem à conservação do indivíduo e, consequentemente, de sua espécie. Como exemplos clássicos, é interessante mencionar: o pinto que pica a casca do ovo para dela se libertar; o mamífero recém nascido que procura sugar a teta materna; ou um dos mais interessantes exemplos: a formiga, as operárias que cumprem o seu papel no formigueiro, sem contestar a sua posição hierárquica, agindo em prol da espécie.

[pic 2]          [pic 3]

Foto 1 Formigas posicionadas na entrada do                Foto 2 Formigas carregando folhas sobre um

formigueiro                                                      galho.                            

        As formigas são um dos melhores exemplos a respeito do instinto animal que guiam as ações dos indivíduos de uma espécie. As formigas são apenas formigas e jamais irão agir de maneira diferente, pois têm suas ações guiadas unicamente por seu instinto animal. Nenhum indivíduo do formigueiro , em momento algum, irá raciocinar a respeito de melhorias nos processos ou metodologias de construção do formigueiro ou na busca por alimentos no ambiente externo. E também nenhum indivíduo constestará a sua carga horária de trabalho ou a sua posição hierárquica no grupo, elas apenas agem em prol da manutenção da espécie.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (415.2 Kb)   docx (359 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com