TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da Engenharia

Por:   •  15/9/2018  •  Abstract  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

Ao falar de evolução da engenharia, temos que retornar ao período chamado de Paleolítico, onde hominídeos começa a utilizar os primeiros instrumentos para facilitar as tarefas do dia a dia. Após este período vem a descoberta do fogo, onde povos primitivos começam a utilizá-lo para se aquecerem e cozinhar alimentos, tornando-os mais agradáveis e mais fáceis de serem digeridos, aumentando assim a absorção de nutrientes, há estudos que indicam que a partir daí que deu-se a evolução do cérebro humano. Mais adiante, no período Neolítico, o homem começa a utilizar de técnicas que promovem grandes alterações culturais, técnicas como a agricultura, a domesticação de animais, a cerâmica e etc.

Por volta de 2000 a.C. inicia-se a Idade do Bronze, foi quando descobriu-se o metal e desenvolveram técnicas para fabricação e manuseio. Nesta época ocorreram vários avanços como na arquitetura, a invenção do alfabeto e da numeração.

Já na Idade média, com o aprimoramento na construção civil e o surgimento de regiões manufatureiras, que promoveram o comércio e a interação entre os povos. A partir desta interação dá-se o surgimento da União de artesãos que culminou na criação de um núcleo de padronização, que foi aplicado, posteriormente, aos construtores.

Todo esse conhecimento acumulado nos trouxe até a Idade Moderna, onde o homem começa a utilizar de conhecimento científico junto às técnicas e conceitos da física, química e da matemática que nos levam a uma evolução de modo que nesta época foi criada a primeira máquina a vapor, que levou a um aumento da produção. Com isso aumenta também o comércio e agente passa do feudalismo para o capitalismo.

Hoje estamos na Idade Moderna, inovações tecnológicas aparecem a cada dia, surgem os meios de comunicação, a metalurgia, turbinas a vapor, a radioatividade, e então o computador, que é o principal marco histórico do período.

Em todas essas evoluções, teve a influência direta ou indireta da Engenharia, a partir das primeiras engenhocas criadas por seres bem a frente de seu tempo, Engenheiros primitivos que foram sucedidos por artesãos, cientistas, químicos, todos apoiados pela Engenharia a ciência da criação, a arte de criar instrumentos para facilitar a vida, melhorar a qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com