TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Extinção de Línguas Indígenas no Brasil

Por:   •  9/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

...............................................................................................................................

 

 

MECATRÔNICA - FUNDAMENTAL

 

EDSON PEREIRA DOS SANTOS - 232272010

 

 

PORTFÓLIO DE DESAFIOS

Comunicação

 Políticas Sociais e Ambientais

 

 

 

 

 

 

 

........................................................................................................................................

Guarulhos

2020  

EDSON PEREIRA DOS SANTOS

 

 

 

PORTFÓLIO DE DESAFIOS

Comunicação

 Políticas Sociais e Ambientais

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho apresentado ao Curso Mecatrônica do Centro Universitário ENIAC para a disciplina Informática Aplicada.

 

Prof Kalil Riccardi Potenza

Guarulhos

2020

[pic 2]

Redação

A extinção de línguas indígenas no Brasil

         A extinção das línguas indígenas na era colonial, em meados do século XVIII, o Português foi decretado a língua oficial do Brasil. O Tupi era utilizado pelos jesuítas apesar do decreto obrigando os habitantes da colônia usarem somente o português.

         A promulgação da nova constituição brasileira em 1988, teve em seu objetivo um maior empenho em proteger e valorizar as línguas nativas. Estima-se que havia entre 1.100 e 1500 línguas faladas no Brasil, das quais apenas 190 sobreviveram ao século XXI e, mesmo assim, em 2016, 12 dessas línguas já estavam extintas.

         Em alguns casos, o idioma é falado por menos de 100 pessoas ou resiste apenas na memória de um grupo de dois ou cinco membros compostos por anciães ou ouvinte que não querem disseminar esse conhecimento.

         O artigo 231 da constituição são reconhecidos aos índios em sua organização social, costumes, crenças e tradições, portanto existem projetos de leis que reduzem os territórios indígenas, indo contra sua prioridade de preservação dessa cultura e dessas línguas.         

         A alfabetização indígenas deve ser bilíngue, mas com a aproximação da comunidade não indígena lava ao afastamento da cultura nativa e ao desaparecimento de várias línguas.

          

REFERÊNCIAS

https://falauniversidades.com.br/compreenda-por-que-linguas-indigenas-estao-desaparecendo-no-brasil/#:~:text=Estima%2Dse%20que%20havia%20entre,de%20dois%20ou%20cinco%20membros. Acessado em  04/12/2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (190.8 Kb)   docx (680.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com