TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FONTE GERADORA DE ENERGIA RENOVÁVEL E NÃO POLUENTE

Por:   •  12/4/2018  •  Artigo  •  2.293 Palavras (10 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 10


FONTE GERADORA DE ENERGIA RENOVÁVEL E NÃO POLUENTE.

Guilherme Souza Glatz

Andreicson da Silva

RESUMO

Em nosso mundo atual tende-se cada vez mais a buscar fontes de energias que não sejam poluentes e que não degrade o meio ambiente. Uma alternativa eficaz, seria a energia gerada através de placas solares fotovoltaicas, essas placas se baseiam na conversão da luz solar que é uma fonte de energia renovável e não poluente em energia elétrica.

A energia é gerada através de um processo químico, esta geração será explicada no decorrer desse artigo. Além disso, será apresentado o modo de funcionamento fotovoltaico, sua composição, dentre as demais células específicas que compõe as mesmas, seus valores energéticos, ou seja, a sua capacidade de geração de energia e sua vida útil. Apesar do seu alto custo de implantação, ela se torna altamente vantajosa, pois reduz o custo da conta de energia elétrica, além de reduzir a demanda da rede.

Palavra chave: Energia renovável, Sustentabilidade, Energia Fotovoltaica, Eficiência Energética.

INTRODUÇÃO

Nos últimos tempos o planeta vem sofrendo grandes impactos ambientais, dentre eles, o efeito estufa, o depósito de lixo no meio ambiente, a degradação da vegetação nativa dentre outros. Um dos grandes propulsores para essa degradação são as construções das Usinas Hidrelétricas, a construção e a operação das Usinas Termoelétricas que são as principais causadoras desses muitos impactos, pois para as termoelétricas produzirem energia é utilizada a queima de combustíveis fósseis, como o carvão mineral, óleo, gás, dentre outros materiais que acarreta grande dano ao meio ambiente, além de que muitos desses gases são os principais causadores do efeito estufa.

Com isso, devido a esses impactos ambientais, tem se tornado maior a busca por energia renováveis, limpas que não degrade o meio ambiente, dentre essas fontes, se destaca a energia fotovoltaica que não degrada o meio ambiente, e que dentre algumas de suas vantagens gera economia na conta de energia, pois desde a sua instalação ate o seu funcionamento não gera impacto ambiental, evitando a construção das Usinas Hidrelétricas e Termoelétricas, já que a sua matéria prima principal da geração de energia, é a energia solar que gera uma energia limpa e renovável.

Essa energia é produzida, ou seja, é obtida através da conversão direta da luz solar em eletricidade no qual as células que a compõem tem seu papel fundamental na composição das placas solares. O Silício é a matéria mais importante na conversão de energia  e pode ser explorado de varias formas como veremos a diante.

O Brasil possui, predominantemente, um clima quente com sol o ano todo, com isso, o uso e aplicação dessa fonte de energia são de perfeita, pois devido a alta disponibilidade de radiação solar o ano todo, gera uma boa conversão em energia elétrica, evitando-se assim, o gasto das energia convencionais, gerando economia e  ajudando a diminuir o impacto ambiental, que foi citado acima, e de grande importância para a preservação do meio ambiente, que geralmente acaba sendo ignorado pela população brasileira.

HISTORIA DOS PAINEIS FOTOVOLTAICAS

O efeito voltaico foi observado no ano de 1839 por Edmund Becquerel, ele observou que houve a geração de uma corrente elétrica, ao expor a luz solar dos elétrons de prata num eletrólito. Desde então vem havendo grandes avanços nessa área só então em 1877, segundo, (Castro Rui), W.G Adams e R.E. Day, mas mesmo vendo esse grande avanço percebera que haveria melhor maneira para que houvesse uma maior produção de energia, só por volta do ano de 1954, segundo (Castro Rui), D.M Chapin e colaboradores do Bell Laboratory. Somente alguns anos depois, Charles Fritts ,construiu as primeiras e verdadeiras células solares aumentando em aproximadamente 1% o potencial energético das células, eram dispositivos assentes, constituído em selênio com uma camada fina de ouro, mais uma camada de selênio, e duas camadas finas de ouro e outro metal formando uma célula de grande era. Porém naquela época, não se deu tanta atenção a capacidade fotovoltaica do selênio, o que chamava mais atenção, era a sua fotocondutividade devido ao fato que a corrente produzida ser proporcionar a luminosidade aplicada sobre a célula. Só então, nos finais dos séculos XIX, que o engenheiro Alemão, Werner Siemens, comercializou essas placas como fotômetros para as maquinas fotográficas.

A geração de energia solar teve seu enfoque no ano de 1954, quando Calvin Fuller, desenvolveu um processo de dopagem do silício e apresentou essa descoberta ao físico Gerald Pearson, ele seguindo instruções, produziram a junção PN, descobrindo-se então que gerava um elemento que partilhava elétrons, com isso, essa foi a primeira célula apresentada formalmente no dia 25 de abril de 1954 e no ano seguinte teve-se a primeira aplicação das célula fotovoltaicas como fonte de alimentação de redes telefônicas em Américus, situada na Geórgia.

DESENVOLVIMENTO

Dentre os vários temas abordados na nossa atualidade, sobre os problemas ambientais, o que se destaca são os grandes impactos que ocorre na implantação e funcionamento das indústrias geradoras de energia. Assim com esses, problemas visíveis, são levantadas diversas propostas para que se sessem esses impactos ou ao menos diminuem e tudo isso sem perder os potenciais energéticos. E de que maneira podemos fazer isso?

Reduzir os impactos ambientais, e mesmo assim continuar gerando energia de forma limpa e pura. Bom existem diversas formas de geração de energia renovável dentre elas se destaca a geração de energia solar ( fotovoltaica), que se trata de uma energia limpa e pura pois a sua fonte se trata da luz solar uma fonte inesgotável e renovável e nesse processo praticamente não à impactos ambientais pois desde sua instalação ate o seu pleno funcionamento não a nem um dano ao meio ambiente. Então como se consiste a construção de uma placa solar, basicamente, são constituídas por células fotovoltaicas é composta por uma camada fina de silício tipo N, e uma camada mais espessa de silício tipo P, essas células separadamente são neutras ,mas ao uni-las os elétrons livres do silício tipo N iram ocupar os vazios do silício tipo P, ao incidir luz solar sobre essas células os fótons chocam-se  com os elétrons e assim gera-se um fluxo constante de fótons e elétrons ,que nos é denominado corrente elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (189 Kb)   docx (95.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com