TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fundição na Engenharia

Por:   •  1/7/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 3

AJUSTAGEM

Uma das etapas mais importantes do processo de ajustagem, é a escolha das ferramentas que serão utilizadas nesse processo de fabricação do projeto. Umas das ferramentas mais utilizadas são: lima, furadeira de bancada, roscar manualmente com machos e serra manual.

LIMA

                                                    De acordo com SENAI (2005, p.05). Limar é desbastar ou dar acabamento com o auxílio de uma ferramenta chamada lima. Limar superfície plana é a operação realizada com a finalidade de se obter um plano com um grau de precisão determinado. O ajustador executa esta operação, frequentemente, na reparação de maquinas e em ajustes diversos.

Limar é um processo que exige cautela e conhecimento, assim com uma postura correta, terá um desempenho maior na utilização da ferramenta. São variados os modelos de lima, cada um com finalidade e desempenho diferente.

FURADEIRA DE BANCADA

                                                  Assim como fala SENAI (2005, p.16). É a operação pela qual conseguimos fazer furos pela ação de rotação e avanço de uma broca, presa em uma furadeira. Os furos são feitos quando se necessita roscar ou introduzir eixos, buchas, parafusos ou rebites em peças, que poderão ter suas funções isoladas ou de conjunto.

O processo de perfuração utilizando a furadeira de bancada é simples, porém requer atenção, pois é uma máquina que utiliza eletricidade. No uso da furadeira é necessário regular a rotação de acordo com o diâmetro da broca e o material a ser perfurado.

ROSCAR MANUALMENTE COM MACHOS

                                                  Segundo Senai (2005, p.28). É uma operação que consiste em abrir roscas internas para a introdução de parafusos de diâmetros determinados. É feita com um jogo de machos em furos previamente executados. Os machos são introduzidos progressivamente, por meio de movimentos circulares alternativos, acionados por desandador. É aplicada em flanges, porcas e peças de máquinas em geral.

O processo de abrir rosca manualmente utilizando macho com sua especifica medida exige conhecimento, é necessário calcular a medida do macho de acordo com o tipo, passe de cada rosca. Nesse processo se utiliza 3 machos de diferentes funções, sempre tendo atenção no processo de abertura da rosca.

SERRAR MANUALMENTE

                                                     De acordo com SENAI (2005, Pag. 25). É uma operação que permite cortar um material utilizando uma serra. Emprega-se muito nos trabalhos de mecânica, pois quase sempre precede a realização de outras operações. O arco onde deve ser montada uma lâmina de aço ou carbono, dentada e temperada. A lâmina possui furos em seus extremos, para ser afixada ao arco, por meio de pinos situados nos suportes. O arco tem um suporte fixo e um suporte móvel, com um corpo cilíndrico e roscado, que serve para dar tensão a lâmina através de uma porca borboleta.

Ao cortar material com a serra manual é necessário escolher a lamina ideal para tal processo, também é importante frisar uma atenção especial para o lado da lamina ao ser colocada no arco. É essencial uma posição ideal de trabalho do operador na utilização da serra, assim podendo fazer um corte preciso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com