TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Física da Computação

Por:   •  31/10/2017  •  Ensaio  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Física da Computação

Turma: 1º Semestre Engenharia Elétrica UFMT

Docente: Pablo

Discentes: Edison Júnior, João Vitor Fontella, Luiz Carlos, Thiago Closs e Vitor Brizola  

1.1 Física antes dos computadores:

 A física, assim como o ser humano, existe a milhares de anos, mas o homem só nota a existência da física quando há a fixação da localização da capital da sabedoria humana, na região mediterrânea. O ápice da física antiga foi neste período, graças, principalmente, a Tales, Demócrito, Pitágoras, Arquimedes, Platão e, ao maior pensador de todos os tempos, Aristóteles. A falta de recursos experimentais, longe de limitar o desenvolvimento da ciência grega, foi o fator que gerou inúmeras teorias, justificando a ideia de que grande parte dos descobrimentos científicos do segundo milênio da era cristã tivessem sido previstos pelos gregos. Mais tarde, com a queda do império grego, seguida pela queda do império romano, deixou a ciência acéfala.

 A chegada de Newton foi um marco enorme para a Física, mesmo não sendo um discípulo de Aristóteles. Não importa o quanto tivesse negado, bastava seguir a linha de pensamento dos antigos filósofos gregos e, talvez, as leis da inércia, gravitação e ação e reação surgissem como consequência lógica da evolução da física antiga, uma física baseada em princípios que, testados experimentalmente, levaria à quantificação, baseada em leis.

 A física experimental, que derrubou a teoria corpuscular da luz de Newton, abalou todos os conceitos estabelecidos por Newton, obedecendo à antilógica. O terremoto em que sucumbiu a física clássica, só não teve consequências maiores pois teve a intervenção de Einstein que, após tentar salvar o que havia de bom na física de Newton, viu-se encarregado a mudar todos os pilares. Logo a física que surgiu, embora tenha muito da física newtoniana, não tem o principal, sua essência. Einstein foi guiado, por toda sua vida, pela lógica dos antigos gregos, mas não foi motivo pelo qual morreu convicto de que os eventos da natureza não poderiam ser análogos a um jogo de azar, uma conclusão aparentemente apoiada na sua física.

[pic 1]

1.2 Física depois dos computadores:

Com as evoluções tecnológicas surgidas com o pós-guerra, mudanças significativas ocorreram na vida humana em todos os aspectos. Com o surgimento dos computadores, por exemplo, que são máquinas capazes de realizar cálculos com alta precisão em poucos segundos, iniciou-se uma nova era, a era da informação, que trouxe consigo evoluções em várias áreas dentre elas a Física. Tal fato permitiu a realização de grandes descobertas com uma margem de erro menor.

Se antigamente, para obter um resultado exato demandava uma enorme quantidade de tempo, e envolviam várias etapas, com os computadores o processo ficou extremamente mais eficiente. Com esta ferramenta é possível obter um resultado satisfatório poucos segundos depois de realizar um experimento por exemplo, algo que a tempos atrás poderia levar horas para que todo o cálculo fosse realizado.

O uso do computador ainda permitiu saltos maiores, como por exemplo a chegada do homem à Lua, tal ato não envolveu somente a tecnologia oriunda da guerra, bem como uma grande precisão nos cálculos.

Um grande exemplo do uso dos computadores também se dá na previsão do tempo, os quais são capazes de calcular com grande precisão, uma movimentação de nuvens, o que gera informações como por exemplo: Em quais regiões irá ou não chover e ainda a velocidade do vento.

Fora do laboratório de Física, o computador também tem grande destaque no ensino-aprendizado de alunos pelo mundo inteiro, pois com os computadores é muito mais fácil estudar e entender os fenômenos físicos, diferente do que ocorria tempos atrás, onde o pouco material disponível era de restrito acesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (94.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com