TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GEOLOGIA E SEUS CONDICIONAMENTOS GEOLÓGICOS

Por:   •  23/3/2019  •  Seminário  •  3.393 Palavras (14 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 14

AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS (AESGA)

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS DE GARANHUNS (FACEG)

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

ALLAN RODRIGUES VIANA

JONAS NANES MATUTINO

LUIZ ANTÔNIO BARBOSA LOPES ROCHA

MATHEUS QUIRINO DE SOUZA

VINICIUS GABRIEL SOARES DA SILVA

GEOLOGIA E SEUS CONDICIONAMENTOS GEOLÓGICOS

GARANHUNS

2016

ALLAN RODRIGUES VIANA

JONAS NANES MATUTINO

LUIZ ANTÔNIO BARBOSA LOPES ROCHA

MATHEUS QUIRINO DE SOUZA

VINICIUS GABRIEL SOARES DA SILVA

 

GEOLOGIA E SEUS CONDICIONAMENTOS GEOLÓGICOS

Pesquisa Bibliográfica entregue a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), como pré-requisito para composição de nota das disciplinas Metodologia Científica e Geologia Geral, do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, da Faculdade de Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG).

Solicitado por:

Profª Gabriela Valença e

Profª Krystal Notaro.

GARANHUNS

2016

SUMÁRIO

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS        4

2. FINALIDADES E DEFINIÇÕES        5

3. TENSÕES EM UMA BARRAGEM        6

4. DEFORMAÇÃO NA FUNDAÇÃO        7

5. MODIFICAÇÕES DA RESISTÊNCIA DA ROCHA POR DISSOLUÇÃO DO CIMENTO        8

6. PERMEABILIDADE DA FUNDAÇÃO        8

7. EROSÃO POR EXTRAVASAMENTO        9

8. EROSÃO DO PARAMENTO DE MONTANTE PELAS ONDAS        10

9. FILTROS EM BARRAGENS        10

10. SISMICIDADE INDUZIDA        11

11. CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

12. REFERENCIAS        13


  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O presente trabalho aborda o tema barragens e seus condicionamentos geológicos. Para melhor compreensão do mesmo, foram realizados estudos detalhados sobre as barragens, onde procuramos analisar de forma objetiva seu comportamento a partir da sua fundação ate seu funcionamento.

Como fonte de informações, para esse trabalho foi realizado o estudo, por meio de pesquisas bibliográficas, feita em livros científicos de Geologia e em sites da área.

Esse trabalho tem como principal objetivo entender o que é uma barragem e seus condicionamentos geológicos e os danos que ela pode causar. Com isso, as etapas de uma barragem foram estudas para podermos entender vários problemas que ocorrerão se houver falha em alguma delas, e, consequentemente, entender como prevenir e amenizar esses tipos de condicionamento. Serão mencionados alguns acontecimentos causados por rompimento de barragens, e após ele, o quanto é incalculável os danos e sequelas que deixam; Inclusive, citaremos um fato ocorrido recentemente em nosso país.

O estudo de barragem para a área de engenharia é extremamente importante, pois nele podem-se compreender diversos fatores que compõem a responsabilidade de um engenheiro, entre eles, é a essencial atenção ao comportamento de uma fundação; seja em qualquer que for a área da engenharia.

Nossas pesquisas estão minuciosamente organizadas em um total de 12 tópicos, sendo dividido desde a sua construção e etapas, até os danos que ela pode causar e suas finalidades. Onde procuramos estabelecer uma notável concentração de informações, pontos importantes referentes ao motivo de uma barragem chegar a trazer riscos e problemas para a sociedade e qual a ligação que ela pode ter com os condicionamentos  geológicos.

Logo, com o decorrer da leitura de nosso trabalho será notável que as barragens estão presentes em todas as partes do mundo e que ela é uma obra de grande responsabilidade para o profissional envolvido, pois, em caso de erro ou negligência técnica, muitas vidas podem ser afetadas. Por isso, é essencial para entendê-la, começar priorizando também, o estudo dos condicionantes geológicos.

2. FINALIDADES E DEFINIÇÕES

        Barragem é um tipo de obra que modifica bastante o meio na qual está inserida. Desde o inicio de suas obras até o seu funcionamento, uma serie de alterações no local e em sua região são causadas por esse tipo de empreendimento. Segundo Caputo (2012), as barragens são estruturas construídas em vales e destinadas a fechá-los transversalmente, proporcionando assim um represamento de água. Essa alteração no meio ambiente no curso de um rio, alagamento de grandes regiões e até mesmo a mudança na paisagem são bastante expressivas.

        E quando se pensa em uma obra desse porte, um fator primordial é a segurança. De acordo com Leite, Maciel Filho, e Nummer (2000) a segurança em barragens, pequenas ou grandes, deve ser observada com muito cuidado, pois os desastres devido ao seu rompimento causam grandes prejuízos. No Brasil, temos o caso recente da barragem de Fundão, da empresa Samarco Mineração S.A., localizada no distrito de Bento Rodrigues, na cidade de Mariana – MG, onde segundo Bowker (2016), embora os números exatos permaneçam um pouco distorcidos, o caso da Samarco é o maior desastre ambiental da história brasileira e o maior do mundo envolvendo barragens de rejeito.

        As barragens possuem diversas finalidades, entre elas abastecimento de água, geração de energia, navegação, recreação e retenção de rejeitos.

         Ainda de acordo com Leite, Maciel Filho, e Nummer (2000), as barragens dividem-se em: barragens de terra, enrocamento e concreto.

 Sobre uma barragem, algumas definições são importantes:

  • Parâmetros, segundo Leite, Maciel Filho, e Nummer (2000), são as superfícies que envolvem os elementos estruturais mais importantes em ambas às faces de uma barragem;
  • Crista é o elemento superior da barragem;
  • Base, segundo Leite, Maciel Filho, e Nummer (2000), é a superfície de apoio da estrutura da barragem;
  • Corpo é a parte delimitada entre a crista e a base e os parâmetros de montante e jusante;

3. TENSÕES EM UMA BARRAGEM

        Em barragens de alta ou media altura, atua-se alguns fatores que causam algum tipo de problema em sua estrutura ou fundação. Para melhor entender esses problemas que ocorrem em uma barragem, é preciso estudar ações que ela sofre. Essas ações são tensões que são aplicadas nas estruturas ou fundações. Essas tensões são conhecidas com tensão normal e tensão de cisalhamento. Mas também outro fator pode influenciar na estrutura ou fundação, uma delas é a pressão neutra ou pressão hidrostática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (211 Kb)   docx (663.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com