TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Condicionamento

Trabalho Universitário: Sistema Condicionamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2013  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema com Percurso Simples-Unizona-Volume de Ar Constante

Este tipo de sistema Tudo Ar é o mais simples e aplica-se só a uma zona térmica como por exemplo um local de grande dimensão. Poderá também servir satisfatoriamente um conjunto de salas distintas desde que não haja uma diferença significativa na evolução temporal das cargas térmicas de cada uma dessas salas.

Caso a zona térmica a climatizar englobe várias salas, o ar tratado na unidade de tratamento de ar é distribuído a todas essas salas nas mesmas condições de temperatura e humidade.

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR

INSTALAÇÕES DE CLIMATIZAÇÃO E REFRIGERAÇÃO 213

A Figura 1.19 representa o esquema da instalação deste sistema A representação das evoluções do ar é feita no diagrama psicrométrico da Figura 1.20. A troca de calor sensível nas condutas de distribuição de ar não foi considerada.

Este sistema é caracterizado por um caudal de ar de insuflação sempre constante durante todo o ano quer na estação de arrefecimento quer na estação de aquecimento. Com os sistemas a volume de ar constante consegue-se obter uma distribuição do ar na zona térmica sempre constante e independente do regime de funcionamento do sistema. Um dos inconvenientes deste sistema é o elevado consumo de energia associado ao funcionamento dos ventiladores durante os períodos de funcionamento a carga parcial reduzida.

Figura 1.19: Esquema de uma instalação com percurso simples-unizona-volume de ar constante

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR

INSTALAÇÕES DE CLIMATIZAÇÃO E REFRIGERAÇÃO 214

Humidade Relativa [%]

Temperatura de bolbo seco [°C]

Figura 1.20: Evoluções do ar num sistema com percurso simples-unizona-volume de ar constante.

Nos sistemas em que é feita a recirculação de parte do ar extraído da zona térmica para que depois a mistura obtida com o ar novo seja devidamente tratada e distribuída pela zona térmica condicionada. A recirculação é feita por questões de economia de energia, contudo existem alturas em que o estado do ar exterior está em melhores condições do que o ar recirculado relativamente ao estado do ar que se pretende na insuflação. Deste modo, os registos de ar novo, de recirculação e de rejeição devem ser comandados de forma a tirar partido das condições favoráveis do estado do ar exterior. Quando o ar do retorno estiver em melhore condições para proporcionar poupança de energia não deve ser utilizado na totalidade porque deve ser garantido na insuflação um caudal mínimo de ar novo para assegurar a qualidade do ar interior. Por outro lado, existem aplicações específicas como são exemplo os blocos operatórios dos hospitais em que não é permitido efectuar recirculação de ar.

O controlo das condições ambientais, temperatura e humidade relativa, é feito através de termóstatos e de humidostatos. Os sensores da temperatura e de humidade poderão estar localizados num ponto estratégico do ambiente ou então na conduta de retorno. Para garantir que a temperatura e a humidade relativa sejam controladas é necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com