TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONDICIONAMENTO DO COMPORTAMENTO NA ORGANIZAÇÃO

Dissertações: O CONDICIONAMENTO DO COMPORTAMENTO NA ORGANIZAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  1.104 Visualizações

Página 1 de 2

1. Elaborar uma situação de aprendizagem ou de treinamento em que se utilize pelo menos um dos tipos de reforçamento e punição.

R.: Calixto Villar é líder de produção em uma empresa alimentícia. Ele lidera uma equipe de quinze funcionários, porém recentemente um de seus funcionários, Jorge Pereira (operador de máquina) ficou descontente ao saber que outro colega de trabalho que exerce a mesma função que ele, mas que não alcançou o mesmo desempenho que Jorge, recebeu um aumento de salário.

Depois do ocorrido, Jorge não é mais o funcionário aplicado que era antes, ultimamente está faltando no trabalho, vai ao banheiro varias vezes por dia e demora em média 15 minutos a cada ida, de manhã quando vai tomar café, bate o cartão e só começa a trabalhar aproximadamente 40 minutos depois do horário. Esse comportamento esta afetando muito a autoridade de Calixto, pois os outros funcionários estão se sentindo no mesmo direito de Jorge de fazer hora no café, ir várias vezes ao banheiro, entre outras coisas.

Calixto realizou uma reunião com sua equipe comunicando os problemas e pedindo para que todos colaborem com a ordem, porém Jorge não acatou o pedido do líder e continuou com suas atitudes inaceitáveis. Diante desse fato Calixto, juntamente com a gerência, resolveram implantar o método de advertência e até suspenção para quem descumprisse as regras.

2. Apontar onde está o reforçamento ou punição no texto e explicar seus efeitos.

R.: Quando Jorge soube que o outro funcionário que não era tão aplicado quanto ele recebeu aumento e ele não foi reconhecido pelo trabalho que fazia, isso se tornou um reforço negativo, o que causou uma resposta negativa da parte de Jorge, e por consequência afetou toda a equipe que começou a imitar o comportamento de Jorge, como também atingiu a autoridade da liderança que não teve suas ordens acatadas.

3. Acrescentar na situação, algum tipo de reação que leve o treinando ou aprendiz a utilizar, pelo menos, um mecanismo de defesa do ego.

R.: Ao receber uma advertência Jorge utiliza o mecanismo de defesa projeção, pois ele atribui a culpa ao não recebimento de um aumento salarial, assim como seu colega de trabalho recebeu.

Já na situação em que a empresa implantou o método de advertência e suspenção como punição as regras infringidas, pode despertar o mecanismo de defesa de deslocamento, pois se algum funcionário receber essa punição é bem provável que os outros colaboradores irão procurar não desrespeitar as normas.

Conclusão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com