TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GEOMEMBRANA DE POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE

Por:   •  14/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.254 Palavras (10 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 10

APRESENTAÇÃO TÉCNICA

GEOMEMBRANA DE POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE

Sumário

2.        VANTAGENS DA GEOMEMBRANA DE PEAD        5

3.        FABRICAÇÃO DA GEOMEMBRANA DE PEAD        6

  1. VANTAGENS DA GEOMEMBRANA DE PEAD

A Geomembrana é um produto técnico, desenvolvido para aplicação em obras de impermeabilização, sendo suas principais aplicações:

  • Aterros Sanitários e Industriais: células de disposição dos resíduos e reservatórios de chorume;
  • Mineração: pilhas de lixiviação, barragens de rejeito e células e/ou lagoas para processos de produção;
  • Estações de Tratamento de água e efluentes;
  • Usina de Açúcar e Álcool: reservatóriospara armazenamento e canais de distribuição de vinhaça;
  • Reservatórios de água: irrigação,piscicultura, lagos ornamentais combate a incêndio, lavagem, reuso, consumo pecuário, dentre outros;
  • Hidrelétricas e Pequenas Centrais Hidrelétricas: barragens e canais de adução;
  • Canais de irrigação;
  • Biodigestores;
  • Esterqueiras (suinocultura);
  • Revestimentos de solo e pisos: cobertura de áreas contaminadas, telhados verdes, diques de contenção; pátios de armazenamento, dentre outros.

Como principais vantagens, a Geomembrana de PEAD NeoPlastic apresenta:

  • Alta resistência mecânica e química;
  • Facilidade de instalação;
  • Material atóxico;
  • Permeabilidade extremamente baixa;
  • Resistência aos raios UV devido à presença do negro-de-fumo;
  • Maior controle de qualidade pela aplicação de produtos manufaturados.

  1. FABRICAÇÃO DA GEOMEMBRANA DE PEAD

A Geomembrana de PEAD é produzida através do processo de fabricação por Matriz Balão, podendo ser produzida com ambas as faces lisas, uma face lisa e outra texturizada ou ambas texturizadas.

O produto pode ser fabricado nas seguintes cores:

  • Ambas as faces pretas;
  • Uma face branca e outra preta;

São produzidas, também, membranas de PEAD com uma das faces verde ou azul, porém, estes dois produtos possuem durabilidade e garantia diferentes da Geomembrana preta tradicional, que segue os parâmetros da GRI GM-13.

É essencial que apenas uma face receba a pigmentação necessária para alteração da cor e a outra face seja preta, pois isto indica a presença do negro de fumo, componente da formulação que garante a resistência da Geomembrana de PEAD aos raios UV. Na ausência deste componente, a qualidade e o tempo de uso do material são prejudicados.

  1. Classificação de Materiais e Formulação

Por serem bastante utilizadas em obras de proteção ambiental, os projetos exigem que as Geomembranas de PEAD tenham longa durabilidade. Por longa durabilidade entende-se que esta geomembrana deve ter e conservar suas propriedades físicas, mecânicas e de durabilidade por um prazo maior que o tempo da vida de serviço do projeto e obra onde será aplicada.

O atendimento a esta exigência dos projetos e também dos órgãos ambientais, está diretamente relacionado ao emprego de uma resina de PEAD e aditivos adequados, e de propriedades condizentes ao tipo de aplicação, na formulação da geomembrana.

A resina deve ser virgem e de alta qualidade, que apresente densidade de 0,940 g/ml ou maior, podendo ser medida através da norma ASTM D 1505 ou ASTM D 792, conforme tabelas 1 e 2, apresentadas no item 4. O Polietileno de Alta Densidade representa 97% da formulação da Geomembrana, aproximadamente.

 Além da resina, devem ser selecionados termoestabilizantes, antioxidantes e negro de fumo (proteção contra os raios UV) de qualidade. Estes representam os 3% restantes da constituição da formulação da Geomembrana de PEAD.

Grandes quantidades de negro de fumo podem prejudicar as propriedades mecânicas da Geomembrana. Quanto mais uniforme e menor o tamanho das partículas de negro de fumo, mais eficiente será o bloqueio aos raios UV.

  1. Processos de fabricação

Existem no mercado dois processos de fabricação da Geomembrana de PEAD: por extrusão em matriz balão (circular) ou em matriz plana. Mesmo as duas tecnologias oferecendo produtos de qualidade, há certas particularidades que podem ou não influenciar no produto final, diferenciando-as.

É importante notar que todas as normas da indústria, como as políticas federais da maioria dos países industrializados, aceitam as duas técnicas de produção, apesar das pequenas diferenças que possam existir entre os métodos de produção, bem como dos produtos acabados. Por exemplo, a referência técnica reconhecida internacionalmente, a “Geosynthetic Reasearch Institute (GRI) GM-13 Standard Specification, Test Method, Test Properties and Testing Frequency for High Density Polyethylene (HDPE) Smoost and Textured Geomembranes”, a qual referencia os padrões mais abrangentes reconhecidos no mundo inteiro, não faz distinção entre os dois métodos de produção.

Além da GRI GM-13, a ABNT NBR 15352 – “Mantas termoplásticas de polietileno de alta densidade (PEAD) e de polietileno linear (PEBDL) para impermeabilização”, a qual também estabelece requisitos mínimos para as mantas termoplásticas destinadas à execução de impermeabilização, não faz distinção entre os métodos de fabricação das Geomembranas de PEAD.

Atualmente, os dados de capacidade global de produção mostram que, cerca de 3/4 da produção de geomembranas é por matriz balão e que esta proporção aumenta à medida que a maioria das novas máquinas utilizem esta tecnologia.

Uma vez que muitas propriedades do material são utilizadas na concepção, cálculos de engenharia e dimensionamento, o processo de fabricação não é relevante, desde que o produto final satisfaça os valores exigidos pelo projeto.

  1. Matriz Balão

Para a fabricação da Geomembrana de PEAD lisa e texturizada, a NeoPlastic possui equipamento de última geração, adquirido do fabricante italiano Luigi Bandera Extrusion Intelligence.

Utiliza-se o método de extrusão por Matriz Balão (Circular), o que significa que a produção é feita por meio da transformação de pellets de plástico em um produto com corte transversal fixo, através da abertura de um molde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (754.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com