TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES DENTRO DO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL.

Artigos Científicos: A GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES DENTRO DO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  2.016 Palavras (9 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

IDAYANE KAROLINE LOPES DE SOUZA

A GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES DENTRO DO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL.

Luis Eduardo Magalhães – BAHIA

2012

IDAYANE KAROLINE LOPES DE SOUZA

A Gestão de Pessoas nas Organizações dentro do Contexto Econômico Atual

Trabalho apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Teoria da Administração,Relações Interpessoais, Análise Econômica Social e Tecnologia e Desenvolvimento Humano.

Orientdores: Prof. Ulysses Januzzi

Joenice Leandro Diniz

Henry Nonaka

Elisete Alice Zanpronio de Oliveira

Luis Eduardo Magalhães – BAHIA

2012

A ênfase hoje está em praticas de organização onde se juntam forças para se chegar ao resultado esperado por todos:Pessoas e organizações, funcionando como uma equipe. O conhecimento e o potencial humano serão a grande arma para se manter no mercado. As empresas que já estão praticando ou adequando a Gestão de Pessoas, de maneira tanto horizontal como vertical, onde todos os colaboradores (fornecedores, clientes, funcionários) são vistos como parceiros tem mais chances de se manter no mercado, alcançar seus objetivos e metas.

É necessária uma boa Gestão de Pessoas para que os colaboradores se disponham a trabalhar em prol da empresa para alcançar os objetivos por ela estabelecidos. Em contrapartida os colaboradores esperam receber salários justos com sua função e benefícios que o façam realizar cada vez melhor suas tarefas estabelecidas. Certamente uma empresa inovadora,que esteja sempre atualizando os seus metodos de administrar

1 Introdução

2 Desenvolvimento

Teoria da Adminidtração

A administração é o conjunto de ideias elaboradas, com a função de explicar ou estudar-se a relação entre dois ou mais fatos, com base nas ocorrências passadas em previsão as futuras.

No processo de administração de uma empresa é fundamental Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar promove o bom uso dos recursos. Essa cadeia de entendimentos se iniciou na ênfase, através da Administração de Taylor.

No fim do século 19 e inicio do século xx, se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício. Taylor apresenta seus estudos, porém com, maior ênfase em sua filosofia, introduzem os quatro princípios fundamentais da administração científica:

• Principio de planejamento – Consiste em substituir o critério individual do operário, a improvisação e ao empirismo por métodos planejados e estudados.

• Principio de preparação dos trabalhadores – De acordo com suas aptidões, prepará-los e treina-los para produzirem melhor. Pressupõe o estudo das tarefas ou dos tempos e movimentos e as Leis da fadiga.

• Principio do controle – Consiste em controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com o método estabelecido e segundo o plano de produção.

• Principio da execução – Consiste em distribuir distintamente as atribuições e a responsabilidade para que o trabalho seja mais disciplinado possível.

A Teoria Geral da Administração é o conhecimento humano que se ocupa do estudo da administração em geral, não se preocupa onde ela seja aplicada. Em seus estudos Meirelles (2003), classifica três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa trabalhar com sucesso: a habilidade técnica, a habilidade humana e a conceitual.

Conforme Chiavenato (2000) são essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente e na administração das empresas.

As pessoas nascem, vivem e morrem dentro de uma organização e a sua gestão é indispensável para a sua existência e sobrevivência e da vida em comunidade. Por esse motivo a administração tornou-se uma das mais importantes áreas de atividade humana.

Relações Interpessoais

A comunicação empresarial tem assumido um papel fundamental nas organizações. Sendo um fator importante para se tiver um diferencial de competitividade, e é necessário para a excelência nos relacionamentos das empresas e instituições com os inúmeros públicos estratégicos. Ainda englobam o cuidado com a imagem corporativa, ou seja, com a marca das empresas, melhorando os serviços e aumentando a produtividade e lucro.

Deve ser clara e objetiva de forma que o receptor receba a mensagem sem ruídos. A comunicação não deve ser distorcida, é a ciência e a técnica exigindo estudos de casos, processos, inteligência, reflexão, trabalho em grupo, velocidade, bom senso, disciplina, etc.

Para Chiavenato(2000),a comunicação constitui um dos processos fundamentais da experiência humana da organização social.

Desde o início da humanidade já existia os conflitos. Ele nada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com