TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão De Pessoas Nas Organizações Dentro Do Contexto Econômico Atual

Trabalho Escolar: A Gestão De Pessoas Nas Organizações Dentro Do Contexto Econômico Atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Teorias da Administração 4

2.2 Relações Interpessoais 5

2.3 Tecnologia e Desenvolvimento Humano 6

2.4 Análise Econômica e Social 6

3 CONCLUSÃO 8

REFERENCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

A parte da empresa outrora chamada de “Setor de Pessoas” ou “Departamento Pessoal”, hoje denominado Recursos Humanos assume atualmente um papel muito importante para o funcionamento das organizações, pois tornou-se o responsável recrutamento, capacitação, integração e retenção de possíveis talentos, tornando-se um setor que passa a atuar em todas as áreas responsáveis pelo funcionamento de uma organização, o profissional de Recursos Humanos estar preparado para captar profissionais que enquadrem nos requisitos da organização, saber enxergar neles a sua maior qualidade, capacitando e os integrando ao grupo de trabalho podendo assim tirar o maior proveito de suas habilidades em prol dele do próprio funcionário e da organização na qual ele ira se integrar, fazendo com que assim o profissional de Recursos Humanos deva ter conhecimento das atividade da organização como um todo pois este é um fator estratégico para a sobrevivência das organizações e para o seu crescimento sustentável. Só assim este profissional de Recursos Humanos terá condições de desenvolver as pessoas certas para os cargos certos de modo a desempenhar as atividade com eficiência mas sempre buscando a eficácia, sendo assim cabe ao Recursos Humanos de uma organização recrutar e desenvolver capacitação a todos os colaboradores de uma organização, pois o impacto de suas estratégias tanto de qualificar como de motivar terão relação direta com o bom desempenho da organização. Tendo em vista tudo isto o Profissional de Recursos Humanos tem que ter o conhecimento em todas as áreas da organização é o que veremos abaixo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Teorias da Administração

O Gestor de Recursos Humanos tem que ter amplo conhecimento nas áreas da organização e uma dela é a Administração e suas teorias, é o modo de como as empresas são administradas, estas guiam as decisões da administração da organização, mostram o processo como um todo, dando forma a visão do que é uma organização, nos conscientizando do ambiente empresarial, e nos mostrando novas ideias, se baseando nisso podemos escolher uma ações mais eficazes, elas nos permitem prever o que pode acontecer sob certas circunstâncias, e com este conhecimento podemos aplicar diferentes teorias para solucionarmos problemas variados, ao estuda-las o profissional tem uma visão da organização diferenciada trazendo grande contribuição ao seu modo de agir, como melhorar as condições de trabalho, incentivo salarial ou prêmio, auto realização profissional, promover a auto realização do colaborador, dar capacitação e dividir o trabalho, disciplinar definir e estabelecer cargos e tarefas, padronizar os métodos e os equipamentos de trabalho, ter uma supervisão geral, e atualmente estas teorias estão mais voltadas a parte humana da empresa , vendo o colaborador não apenas como uma mão de obra e sim como parte da organização sendo ouvido tendo o direito de opinar para a melhoria continua de sua função dentro da organização.

Não há necessidade da numeração abaixo, pois todo conteúdo é continuação

As teorias da Administração consideradas mais atuais são: Teoria da Contingência e Teoria Sistemática.

Princípios da Teoria da Contingência – Tudo é relativo, tudo depende, e não a nada de definitivo nas organizações ou na teoria administrativa, ela é influenciada pelo ambiente interno e externo das organizações fazendo com que a técnicas administrativas tomadas variam para o alcance eficaz das metas da organização.

Principais Autores da Teoria da Contingência – Seus principais autores foram os sociólogos Tom Burns e G. M Stalker, Paul R. Lawrence e Jay w. Lorsch, e a socióloga industrial inglesa Joan.

As abordagens que influenciaram a Teoria da Contingência foram pesquisas para verificar os modelos mais eficazes de em determinados tipos de empresas.

Os principais aspectos da Teoria da Contingência são onde tudo é relativo e tudo depende de fatores externos e internos para alcance eficaz das metas da organização.

Princípios da Teoria Sistemática – Cada colaborador interage interdependente ou interagem em um grupo de unidades combinadas que forma um todo organizacional, para alcançarem um determinado objetivo comum.

Principais Autores da Teoria Sistemática - Ludwig Von Bertalanffy e Katz e Kahn.

As abordagens que influenciaram a Teoria Sistemática de acordo com Chiavenato (2000) a TGS surgiu com trabalhos de biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy e Katz e Kahn.

Os principais aspectos da Teoria Sistemática é conceito de que sistema é a ideia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo em busca da eficácia da organização.

Considero esta duas teorias as mais importantes por serem as que trabalham as organizações modernas sempre se adaptando ao mercado de trabalho e a concorrência para poder melhor seu ambiente interno e sua competitividade de mercado.

2.2 Relações Interpessoais

A comunicação no ambiente de trabalho é essencial pois tudo depende dela podem ser verticalizadas e horizontalizadas sempre em busca de um objetivo em comum cumprir as metas dando feedback principalmente os colaboradores para a administração da organização.

O individuo em um ambiente organizacional é inserido em uma rede ampla de símbolos a serem codificado e com o tempo a adesão a estes símbolos torna-se um processo natural se tornando parte da equipe, o trabalho em equipe é muito importante dentro das organizações para serem alcançadas as metas.

Conflitos são fontes de ideias novas, podendo levar a discussões abertas sobre determinados assuntos, e sua administração consiste exatamente na escolha e a implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com