TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas nas Organizações dentro do Contexto Econômico Atual

Trabalho acadêmico: A Gestão de Pessoas nas Organizações dentro do Contexto Econômico Atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.007 Palavras (9 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 9

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUAMNOS

ANGELITA DE MORAES CARNEIRO

A GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES DENTRO DO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL

Uberlândia

2012

ANGELITA DE MORAES CARNEIRO

ANGELITA DE MORAES CARNEIRO

A GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES DENTRO DO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL

Trabalho Tec. Gest. Rec. Humanos, apresentado á

Universidade Norte do Paraná-UNOPAR, como requisito

Parcial para obtenção de média bimestral nas disciplinas

Teorias da Administração, Análise Econômica e Social,

Tecnol. E Desv. Humano e Realções Interpessoais

Uberlândia

2012

“A Gestão de Pessoas nas Organizações dentro do Contexto Econômico Atual”

Introdução

A importância de estudar as teorias, as relações entres as pessoas no ambiente de trabalho, gerir conflitos, é muito importante para crescimento de cada profissional, pois não vivemos sozinhos, estamos sempre inovando e buscando nas formas de resolver problemas encontrando soluções em grupos, enfim, vivendo em constante contato com as pessoas no nosso dia-a-dia. As inovações são importantes em todos os aspectos, tanto para o ambiente organizacional como para os colaboradores e as pessoas que trabalham para inovar ainda mais um produto ou uma marca. Os aspectos econômicos, financeiros e políticos também fazem parte de todo esse contexto.

1. Teorias da Administração

O estudo da teoria nos ajuda a compreender os processos fundamentais , a escolher uma linha eficaz de ação. A teoria é um conjunto coerente de pressupostos elaborado para explicar as relações entre dois ou mais fatos observáveis. Portanto, as teorias válidas permitem-nos prever o que acontecerá sob certas situações. Com esse conhecimento, podemos aplicar diferentes teorias da administração a diferentes situações. Também mostra de onde retiramos alguma de nossas idéias sobre as organizações e sobre as pessoas que participam delas.

Duas teorias consideradas atuais que posso citar são: teoria das relações humanas e teoria comportamental.

• Teoria das relações humanas- Com o aparecimento das ciências sociais, surge essa teoria que tem como prioridade as preocupações com as pessoas e, os grupos sociais. Suas origens: nessecidade de humanizar e democratizar a administração, desenvolvimento de chamadas ciências humanas e das conclusões da experiência de Hawthorne. A escola das relações humanas surgiu efetivamente com a experiência de Hawthorne, coordenada pelo médico e sociólogo Elton Mayo em uma fábrica de componentes telefônicos.

• Teorias comportamental: surgiu nos Estados Unidos, é um desdobramento da escola das relações humanas e também uma oposição á teoria clássica. Nessa teoria os indivíduos participam e defendem essa participação como pessoas capazes de tomar descisões e solucionar problemas. Ela tem sua ênfase na ciência do comportamento. Alguns dos comportamentalistas : Abrahan Maslow, com a hierarquia das necessidades de Maslow, Douglas McGregor, com a teoria X e a teoria Y e Frederico Herzberg com a teoria dos dois fatores motivacionais. Maslow apresentou uma teoria de motivação na qual as necessidades humanas estão dispostas em níveis em uma pirâmide, descrevendo uma hierarquia importante e de infuência.

2. Relações Interpessoais

A comunicação é o poder mais forte .

Segundo Chiavenato a comunicação depende das pessoas. Por estas razão é fortemente subjetiva, como também poder ser extremamente rica e profunda, tem a ver com relacionamento, interação, conectividade, convivência, coesão, compartilhamento, cooperação, comprometimento, aprendizado, mudança e inovação. E também com ética, transparência e responsabilidade. A importância da comunicação nas organizações é tamanha, pois envolve pessoas e informações.

A necessidade de trocar informações sobre o trabalho e de cooperar com a equipe permite o relacionamento entre os indivíduos, o que acaba sendo imprescindível para a organização, pois, as mesmas, valorizam cada vez mais tal capacidade; o relacionamento interpessoal é, sem sombra de dúvida, um dos fatores que influenciam no dia-a-dia e no desempenho de um grupo, cujo resultado depende de parcerias internas para obter melhores ganhos. No ambiente organizacional é importante saber conviver com as pessoas, até mesmo por ser um cenário muito dinâmico e que obriga uma intensa interação com os outros, inclusive com as mudanças que ocorrem no entorno, seja de processos, cultura ou até mesmo diante de troca de lideranças.

Todos nós nos deparamos no dia-a-dia com conflitos que surgem com os colegas de trabalho, com os amigos, ou mesmo com familiares. Ao contrário do que se possa pensar, estas situações, muitas das vezes, são favoráveis ao nosso desenvolvimento social ou darão mesmo origem a novas ideias e soluções. Isto, claro, quando se opta por uma discussão aberta e saudável das questões a resolver. Toda a problemática dos conflitos surge do quão bem, ou mal, nós sabemos lidar com eles. É por esse motivo que se torna imperativo saber gerir bem os conflitos que, espontânea e naturalmente, nos vão surgindo ao longo da vida. Quando bem conduzidos, os conflitos interpessoais levam a uma discussão saudável e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com