TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Por:   •  16/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PATRICK PESSANHA DA SILVA QUINTANILHA

ESTATÍSTICA

AMOSTRA X POPULAÇÃO

CAMPOS DOS GOYTACAZES

2022

Pesquisa censitária, tem como modo de avaliação informações de todas os grupos de indivíduos (Pessoas, cavalos,microorganismos, etc) de uma população de interesse.

Exemplo: Em uma prévia de eleição, o candidato a presidência  gostaria de saber quantos votos ele ganharia na eleição. Então ele decide fazer um levantamento censitária coletando todos os dados, dos habitantes do Brasil, afim de quantificar os votos a seu favor.

Entretanto, a pesquisa amostral é um levantamento realizado em apenas um grupo específico  dessa população.

Exemplo, uma empresa de games de São Paulo está lançando um game novo de corrida. Eles tem um interesse de expandir seus negócios. Mas antes enviaram o jogo para algumas pessoas para avaliar a jogabilidade, para só assim começarem a colocar seus jogos a venda.

A estatística descritiva é a primeira etapa da análise de dados, e tem como objetivo fornecer um resumo do material observado. Na sua função de descrição do material, tem as seguintes atribuições: a aquisição, organização, redução e representação dos dados estatísticos afim de auxiliar a descrição a situação observada.

Exemplo, um jovem analista recebeu inúmeros arquivos em excel, que por si só não ajudam na sintetização de informações a gerência. Por isso o mesmo resolve transformar essas planilhas de números em informações de fácil manejo, unificando e resumindo todos os arquivos em uma só planilha.

Já as estatísticas inferenciais, se referem ao uso de uma amostra qualquer de dados coletados de uma população, para detalhar e fazer inferências sobre a população. As estatísticas inferenciais são de alto valor, quando não é vantajoso ou possível examinar cada indivíduo de uma população inteira.

Exemplo, não seria prático medir o diâmetro de todos os tubos de plástico fabricados em uma fábrica, mas é possível medir o diâmetro de uma amostra representativa de tubos afim de usar essas informações para fazer conclusões sobre os diâmetros dos tubos produzidos na fábrica.

A charge apresenta uma pesquisa amostral e uma análise inferencial.

Considerando a charge apresentada, identifique os tipos de pesquisa e os tipos de análise estatística:

  1. A charge evidencia que foi realizada uma pesquisa amostral ou censitária?

A charge evidencia uma pesquisa amostral. Pois nesse caso apenas um indivíduo foi exposto a pesquisa.

  1. Qual foi o tipo de análise estatística realizada, descritiva, inferencial ou ambas?

A estatística realizada na pesquisa foi Inferencial. Pois foi baseado em uma única opção de jogo escolhido pelo indivíduo analisado.

Referência

  • LEVIN, Jack; FOX, James A. Estatística para ciências humanas. 11. ed. São Paulo: Pearson, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com