TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geologia do Petróleo

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 7

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

GEOLOGIA DO PETRÓLEO

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

MARCELO HENRIQUE

MATHEUS COELHO

PEDRO HENRIQUE ARAÚJO

RAFAEL BEZERRA

THAIANE ARAÚJO

GEOLOGIA DO PETRÓLEO

Trabalho apresentado à disciplina de GEOLOGIA como parte dos pré-requisitos para obtenção da aprovação na disciplina sob a orientação do Prof.º Dr. Thiago Portelinha.

Palmas – TO

2018

Sumário

1.        Introdução        4

2.        Objetivos        4

3.        Geologia e a Engenharia        5

4.        Petróleo        5

5.        Origem do Petróleo        5

6.        Ocorrência do Petróleo        6

7.        Rocha Geradora e Matéria Orgânica        6

8.        Migração e Reservatório        7

9.        Trapas        8

10.   Conclusão        8

11.   Referências Bibliográficas        9



  1. Introdução

Geologia do petróleo é a aplicação conjugada da ciência e da técnica da geologia, devidamente assistida por outras ciências e técnicas conexas à busca de hidrocarbonetos, ao petróleo, quer nos aspectos de prospecção, quer nos de exploração e uso. A aplicação de tal ciência é de suma importância, pois ela explicar o porquê da ocorrência do hidrocarboneto em determinada localidade. Explica também sua origem, a que tipo de rocha se associa e quais os eventos geológicos responsáveis pela formação de uma jazida economicamente aproveitável.

Na aplicação de estudos geológicos para prospecção e pesquisa de petróleo são utilizados diversos métodos geofísicos (sísmica, gravimetria, magnetometria, imagens de satélite). O Petróleo é encontrado tanto no subsolo marinho como no terrestre, sobretudo nas bacias sedimentares, mas também em rochas do embasamento cristalino.

São estudadas as rochas reservatórios e as rochas selantes através de sedimentologia e estratigrafia, e na caracterização das armadilhas os estudos das estruturas que permitem acumulações econômicas.        Na perfuração de um poço de petróleo são descritas nas rochas atravessadas, buscando também indícios de hidrocarbonetos. Posteriormente são utilizadas ferramentas que investigam propriedades radioativas, elétricas, magnéticas e elásticas das rochas da parede do poço (perfilagem) as quais permitem identificar e avaliar a presença de hidrocarbonetos.        

  1. Objetivos

Apresentar a composição do petróleo esclarecendo fatores condicionantes da ocorrência de petróleo em bacias sedimentares, bem como processo formação das rochas geradoras de petróleo, sua conservação, rocha reservatório e as trapas que são rochas selantes.

  1. Geologia e a Engenharia

A ciência e tecnologia costumam caminhar e evoluir juntas; no caso da geologia, não é diferente. O recente progresso ocorrido na geologia tem sido impulsionado pelo crescimento e avanço nas atividades de prospecção de petróleo, obras civis, minerações, entre outros trabalhos de engenharia e aproveitamento de recursos naturais, essas por sua vez têm sido beneficiados também pelo aumento do conhecimento geológico. Nesse processo de troca, talvez como reflexo do aprofundamento em alguns temas e a consequente especialização diante de demandas econômicas e da necessidade de resolução de problemas específicos, acabam surgindo e se desenvolvendo novos ramos de aplicação como a geologia do petróleo (representada pelo emprego integrado de diversas disciplinas das ciências geológicas voltadas para a exploração e produção de petróleo).

O intenso e continuo desenvolvimento do campo de aplicações do conhecimento geológico aos problemas de engenharia possibilitou a ampliação da atuação da geoengenharia, cuja evolução acabou por alcançar também os problemas ambientais.

  1. Petróleo

O petróleo é um combustível fóssil composto principalmente por hidrocarbonetos e que, depois do processo de refinamento, dá origem a várias frações usadas em nosso cotidiano. Em termos elementares, o petróleo é composto essencialmente por carbono (80 a 90% em peso), hidrogênio (10 a 15%), enxofre (até 5%), oxigênio (até 4%), nitrogênio (até 2%) e traços de outros elementos (ex: níquel, vanádio, etc).

  1. Origem do Petróleo

As primeiras teorias que procuraram explicar a ocorrência do petróleo postulavam uma origem inorgânica, a partir de reações que ocorreriam no manto. a partir da polimerização do metano proveniente do manto e migrado através de falhas, ou a partir de reações equivalentes às empregadas na síntese de Fischer-Tropsch, e que encontrariam condições favoráveis à sua ocorrência nas zonas de subducção. No entanto a teoria comumente aceita hoje, indicam que quase todo o petróleo é gerado a partir da transformação da matéria orgânica acumulada nas rochas sedimentares, quando submetida às condições térmicas adequadas. As ocorrências de petróleo em rochas do embasamento, estão quase todas associadas a rochas sedimentares adjacentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (189.9 Kb)   docx (85.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com