TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geotecnia Ambiental - NBR 10.004

Por:   •  28/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS - UNIPAM

ENGENHARIA CIVIL     EGC6A

DISCIPLINA: GEOTÉCNIA AMBIENTAL

ESTUDO DIRIGIDO

1- A ABNT NBR 10.004, em sua Figura 1 - Caracterização e classificação de resíduos apresentam como primeira etapa a identificação da origem do resíduo. Quais os motivos desta etapa inicial?

Essa etapa nos orienta qual e a forma mais viável e adequada para identificação dos resíduos.

2- Quais os principais dados devem ser considerados no processo de caracterização de resíduos sólidos?

As considerações que devem ser feitas para a classificação de resíduos envolve a identificação do processo ou atividade que lhes deu origem e de seus constituintes e características e a comparação destes constituintes com listagens de resíduos e substâncias cujo impacto à saúde e ao meio ambiente é conhecido. A identificação dos constituintes a serem avaliados na caracterização do resíduo deve ser criteriosa e estabelecida de acordo com as matérias-primas, os insumos e o processo que lhe deu origem.

3-  Transcreva a classificação de resíduos da ABNT NBR 10.004.

A classificação de resíduos de acordo com a norma se da em quatro classes, resíduos classe I - Perigosos; resíduos classe II – Não perigosos; resíduos classe II A – Não inertes; resíduos classe II B – Inertes.

4- Explique a diferença dos resíduos II A e IIB.

Resíduos II A: São aqueles resíduos que não se enquadram nas classificações de resíduos classe I - Perigosos ou de resíduos classe II B. Inertes, nos termos desta Norma. Os resíduos classe II A – Não inertes podem ter propriedades, tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. Resíduos II B: Quaisquer resíduos que, quando amostrados de uma forma representativa, segundo a ABNT NBR 10007, e submetidos a um contato dinâmico e estático com água destilada ou deionizada, à temperatura ambiente.

5- Qual a diferença entre os resíduos de mineração estéril e rejeitos?

Rejeitos: são resíduos que resultam dos processos de beneficiamento das substâncias minerais, existem ainda outros resíduos como efluentes de tratamento, baterias, pneus, óleos e suas embalagens provenientes desta atividade.Estéreis: são os materiais produzidos na lavra dos minerais ou na preparação das minas e não possuem valor econômico.

6- Exemplifique os impactos da falta de manejo dos resíduos sólidos urbanos (sanitários, ambientais, econômicos e sociais).

Impactos sanitários são mais contundentes junto as populações gerando as chamadas doenças de saúde pública. Sabe-se que o lixo urbano é veiculador de doenças, propriedade que se torna mais intensa face à proliferação dos vetores biológicos (moscas, mosquitos, baratas, ratos) transmissores de bactérias e fungos de características patogênicas. O excesso de matéria orgânica (frutas, legumes, alimentos) presentes no lixo urbano constitui-se em habitat ideal para proliferação desses vetores, fato que aliado ao alto índice de desnutrição da população pobre do 33 país tem produzido consequências danosas, principalmente à população infantil. Dentre as doenças mais comuns associadas a falta de saneamento do lixo podem ser citadas a febre tifoide e paratifoide, a salmonelas, a giardíase, a ascaridíase e uma série de doenças intestinais, além da cólera, dengue e leptospirose.

 Os impactos ambientais se destacam na poluição dos solos e corpos hídricos (superficiais e subterrâneos) provocado por líquidos lixiviados como chorume, resinas e tintas. Em alguns casos a poluição pode ser irreversível, tanto para os aquíferos quanto para os mananciais de superfícies (córregos, rios, lagos), devido à dissolução de substâncias químicas, as quais não são retiradas nem mesmo pelos sistemas de tratamento de águas usuais no Brasil.

Os impactos econômicos oriundos da falta de tratamento adequado de lixo urbano são perfeitamente visíveis, quando se considerar os gastos inúteis com tratamentos de saúde para a população carente e, esta voltará a se contaminar se não tiver melhorias efetivas do seu estado nutricional, caso o lixão da área onde moram não seja erradicado. Há também que considerar os custos requeridos para implementar a desativação de lixões e demais áreas de despejos clandestinos de resíduos sólidos urbanos. Em segundo plano se tem prejuízo devido à diminuição da produtividade do homem provocada pelas doenças e suas reincidências. Outro problema bastante comum é a desvalorização das terras próximas às áreas dos lixões, assim como a consequente redução de investimentos imobiliários.

7- Transcreva os termos utilizando a Resolução CONAMA 307:

Resíduos da construção civil: são os provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc., comumente chamados de entulhos de obras, caliça ou metralha;

Geradores: são pessoas, físicas e jurídicas, publicas e privadas, responsáveis por atividades ou empreendimentos que gerem os resíduos definidos nesta Resolução.

Transportadores: são as pessoas, físicas ou jurídicas, encarregadas da coleta e de transporte dos resíduos entre as fontes geradoras e as áreas de destinação.

Agregado Reciclado: é o material granular proveniente do beneficiamento de resíduos de construção que apresentem características técnicas para aplicação em obras de edificação, de infraestrutura, em aterros sanitários ou outras obras de engenharia.

Gerenciamento de Resíduos: é o sistema de gestão que visa reduzir, reutilizar ou reciclar resíduos, incluindo planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos e recursos para desenvolver e implementar as ações necessárias ao cumprimento das etapas previstas em programas e planos.

Reutilização: é o processo de reaplicação de um resíduo, sem transformação do mesmo.

Reciclagem: é o processo de reaproveitamento de um resíduo, após ter sido submetido à transformação.

Beneficiamento: é o ato de submeter um resíduo à operações e/ou processos que tenham por objetivo dotá-los de condições que permitam que sejam utilizados como matéria-prima ou produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com