TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Geotecnia Ambiental

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

                    UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – UNIPAC

Campus Bom Despacho

Geotecnia Ambiental

Bom Despacho 

2009

.

Trabalho Acadêmico apresentado ao 6° período de Engenharia Ambiental da UNIPAC, como exigência parcial de notas para disciplina de Geotecnia Ambiental ministrada pela docente  .

Bom Despacho

2009

Introdução:

A geotecnia ambiental: que é a ciência interdisciplinar que trata da atuação do solo e rocha e suas interações com os ciclos ambientais, incluindo a atmosfera, biosfera, hidrosfera, e litosfera, bem como a geo-micro-biosfera, o que inclui as características de vegetação, raízes e atividades bacterianas no solo, e a subseqüente resposta para o comportamento de engenharia do sistema solo-água. 
 

1-Áreas de atuação da Geotecnia Ambiental:
 
Geotecnia Ambiental através de suas especializações (Mecânica dos Solos, Mecânica das Rochas) e áreas afins (Hidrologia, Hidrogeologia) possui o formalismo tecnológico capacitado ao atendimento, no todo ou em parte, da grande maioria dos problemas causados ao meio físico pelas atividades de degradação ambiental resultantes de: escavações, construção de barragens, rodovias, aeroportos, disposição de rejeitos e estéreis de mineração (pilhas e barragens), disposição de resíduos sólidos urbanos e industriais (aterros), controle de erosão e redução de material assoreado, minimização de abatimentos súbitos e subsidências, projetos de rebaixamento do lençol freático. Além disso, a geotecnia ambiental engloba atividades de monitoramento de áreas degradadas, descontaminação de solos, avaliação de risco e processos de remedição.

        

2-Algumas Formas de degradação:

Alguma das formas de degradação ambiental advém de eventos naturais, que podem ser potencializados por atividades antrópicas. Nesta categoria se incluem: escorregamentos desencadeados por chuvas, erosão natural, terremotos.
 

3-Definição de uma degradação Ambiental:

A degradação ambiental resulta principalmente da intervenção humana nos ecossistemas existentes, para fins de desenvolvimento. Isto é inevitável. Contudo, a implantação de qualquer obra deve ser cercada por um plano multidisciplinar, de tal forma a minimizar os impactos negativos sobre os meios físico, biótico e antrópico, como também preservar as qualidades das áreas limítrofes ao empreendimento e, além disso, recuperar e reabilitar, em níveis satisfatórios, as áreas diretamente afetadas.

4-A geotecnia ambiental recuperando resíduos em uma indústria:

O CONCEITO DE ECOLOGIA INDUSTRIAL APLICADO À RECICLAGEM DE RESÍDUOS:

A escolha do processo de recuperação/reabilitação de áreas degradadas passa, necessariamente, pela discussão sobre o destino a ser dado aos resíduos gerados durante o processo produtivo, especialmente em atividades como a mineração, que envolve a produção de uma grande quantidade de estéreis/rejeitos/resíduos. No caso especifico do Estado de Minas Gerais, que apresenta uma história de 300 anos em extração mineral, mais de 11 milhões de toneladas de estéreis/rejeitos são geradas anualmente na região do Quadrilátero Ferrifero, para extração do minério de ferro (itabirito, com 52% Fe). De um lado tem-se em algumas atividades a geração de uma grande quantidade de estéreis/rejeitos/resíduos, como na mineração. Do outro lado, devido ao aumento populacional, tem-se a necessidade de infra-estrutura, tais como habitação, rodovias, aeroportos etc., que requer o uso de grande quantidade de material. Ao invés de se extrair material virgem para uso em atividades de infra-estrutura, poder-se-ia utilizar os rejeitos, diminuindo a necessidade de implantação de estruturas para sua disposição adequada

5-Maneira de prevenir a degradação do solo:

No caso a cartografia geotécnica tem sido usada como ferramenta muito eficiente, na disponibilização de informações essenciais que possam compatibilizar o uso e ocupação do solo às suas limitações e potencialidades. Para o estabelecimento correto das classes de risco, é importante que dados reais advindos de medidas diretas de parâmetros geotécnicos de solos sejam usados em detrimento da estimativa dos mesmos através de dados empíricos.

6- Aplicando a Geotecnia Ambiental para recuperação de uma erosão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (750.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com