TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geotecnia Aplicada a Estabilidade de Taludes

Por:   •  5/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 4

Avaliação Final - Geotecnia Aplicada a Estabilidade de Taludes

  1. Após a solicitação para elaborar um Projeto de Contenção para o cliente, quais documentos deverão ser solicitados?

Para elaboração de projetos de contenções alguns procedimentos preliminares são obrigatórios, são eles: Levantamento das informações disponíveis, verificação das condições legais, ambientais e quanto à interferência com edificações existentes, vistoria da área por engenheiro civil geotécnico, avaliação da necessidade de medidas emergenciais, investigação do terreno, obtenção de dados da topografia do local, obtenção de dados hidrológicos, geológicos e geomorfológicos.

Para tanto, devem ser solicitados os dados históricos disponíveis e relativos à topografia, geologia e dados geotécnicos locais, além de informações sobre vizinhança, cursos d’água, históricos de deslizamentos e demais características que permitam a visualização da encosta em questão, inclusive sob o aspecto de inserção no ambiente.

  1. Para elaborar o Projeto de Contenção, quais etapas deverão ser realizadas?

As etapas a serem cumpridas na elaboração de um projeto de contenção são as seguintes:

  • Etapa de procedimentos preliminares: esta etapa visa o conhecimento das características do local, a consulta mapas e levantamentos disponíveis, à verificação de restrições legais e ambientais, à elaboração do laudo de vistoria, à avaliação da necessidade de implantação de medidas emergenciais e à programação de investigações geológico-geotécnicas;
  • Etapa de investigações geológico-geotécnicas: Abrangem levantamentos locais, coleta de dados, ensaios in situ e em laboratório, bem como o uso de instrumentação para obtenção de modelo geológico-geotécnico.
  • Etapa de projeto: corresponde à caracterização do perfil geológico-geotécnico, incluindo caracterização do tipo de instabilização, definição do modelo de cálculo com os respectivos parâmetros, diagnósticos e concepção do projeto e detalhamento da obra com as respectivas fases de execução.

Existem ainda as etapas de execução de obra, acompanhamento, manutenção e detalhamento, que não serão detalhadas, pois entendo que a questão trata apenas da elaboração do projeto propriamente dito.

  1. Como deverá ser realizado o conhecimento de campo para verificar a estabilidade de um talude? Quais itens deverão ser observados?

Para se conhecer as condições locais e verificar a estabilidade de um talude deverão ser observados os itens descritos nas questões 1 e 2, os quais transcrevo abaixo:

  • Levantamento das informações disponíveis, verificação das condições legais, ambientais e quanto à interferência com edificações existentes, vistoria da área por engenheiro civil geotécnico, avaliação da necessidade de medidas emergenciais, investigação do terreno, obtenção de dados da topografia do local, obtenção de dados hidrológicos, geológicos e geomorfológicos.
  • Etapa de procedimentos preliminares: esta etapa visa o conhecimento das características do local, a consulta mapas e levantamentos disponíveis, à verificação de restrições legais e ambientais, à elaboração do laudo de vistoria, à avaliação da necessidade de implantação de medidas emergenciais e à programação de investigações geológico-geotécnicas;

Os itens que deverão ser observados também foram apresentados na resposta da primeira questão e transcrevo novamente:

  • Para tanto, devem ser solicitados os dados históricos disponíveis e relativos à topografia, geologia e dados geotécnicos locais, além de informações sobre vizinhança, cursos d’água, históricos de deslizamentos e demais características que permitam a visualização da encosta em questão, inclusive sob o aspecto de inserção no ambiente.

 

  1. Para realizar uma contenção em um solo arenoso e com coesão nula, quais tipos de contenção seriam adequadas? Explique e ele elenque pelo menos 2 tipos.

Uma contenção em solo arenoso poderia ser através de um muro de gravidade ou um muro de flexão. Para ambos os casos seria necessário prever um sistema de drenagem com filtros que impeçam o carreamento do material em caso de ocorrência de fluxo de água no maciço.

  1. Segundo a NBR 11.682, quais são os requisitos obrigatórios para elaboração do projeto de contenção?

São os requisitos obrigatórios para elaboração do projeto de contenção os procedimentos preliminares: Levantamento das informações disponíveis, verificação das condições legais, ambientais e quanto à interferência com edificações existentes, vistoria da área por engenheiro civil geotécnico, avaliação da necessidade de medidas emergenciais, investigação do terreno, obtenção de dados da topografia do local, obtenção de dados hidrológicos, geológicos e geomorfológicos.

E, as investigações geológico-geotécnicas que abrangem as investigações de campo e ensaios de laboratório e devem fornecer elementos confiáveis para montagem do modelo de análise, tanto sob o ponto de vista geométrico como paramétrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (845 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com