TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação entre Estabilidade de Taludes em Processos Erosivos no Bairro Sagrada Família

Por:   •  14/6/2016  •  Artigo  •  3.953 Palavras (16 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 16

CAIO MARCHIORI

IOSSEF GAUTAMA ANTONIUS DRUMOND

LEONARDO PRADO

RENÊ DAVID

CONTROLE DE OBRAS

Relação entre Estabilidade de Taludes em Processos Erosivos no Bairro Sagrada Família – Unaí/MG

Unaí / MG

Maio/ 2016

CAIO MARCHIORI

IOSSEF GAUTAMA ANTONIUS DRUMOND

LEONARDO PRADO

RENÊ DAVID

Relação entre Estabilidade de Taludes em Processos Erosivos no Bairro Sagrada Família – Unaí/MG

Trabalho Acadêmico Efetivo apresentado a Faculdade CNEC de Unaí, como cumprimento parcial das disciplinas Mecânica dos Solos, Ciências do Ambiente, Tecnologia e Sistemas de informação e Introdução a Ciências dos Materiais.

Orientado por: Rafaella Cardoso, Ana Paula Viana e Rômulo Caldeira.

Unaí / MG

Maio/ 2016

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 3

2.PROBLEMATIZAÇÃO 4

3.OBJETIVO 5

3.1.Objetivo geral 5

3.2.Objetivo específico 5

4.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5

4.1.Erosão 6

4.2.Instabilidades em taludes 7

4.3.Retaludamento 7

4.4.Drenagem 9

4.5.Plantio de capim vetiver 12

5.MATERIAS E MÉTODOS 13

5.1.Especificação da área de estudo 13

5.2.Materiais utilizados 16

5.3.Métodos utilizados 18

6.RESULTADOS E DISCUSSÕES 18

7.CONSIDERAÇÕES FINAIS 20

8.REFERÊNCIAS 21

1 INTRODUÇÃO

Os primeiros estudos de taludes ou encostas remontam há mais de 2.000 anos. Os taludes naturais são superfícies inclinadas de maciços terrosos, rochosos ou mistos (solo e rocha), originados de processos geológicos e geomorfológicos diversos. Segundo Caputo (1998), taludes são quaisquer superfícies inclinadas que limitam um maciço de terra, de rocha ou de terra e rocha. Podem ser naturais, casos das encostas, ou artificiais, como os taludes de cortes e aterros.

Podem apresentar modificações antrópicas, tais como, cortes, desmatamentos, introdução de cargas, etc. Talude de corte é entendido como um talude originado de escavações antrópicas diversas. Talude artificial refere-se ao declive de aterros construídos a partir de matérias de diferentes granulometrias e origens, incluindo rejeitos industriais, urbanos ou de mineração.

A instabilidade dos taludes podem ser fenômenos tanto naturais quanto antrópicos e podem ocasionar danos à sociedade como, deslizamentos e processos erosivos. Erosão é o processo de degradação das partículas de rochas, é ocasionado pela ação do intemperismo, que é proveniente de agentes químicos, físicos e biológicos. O transporte destes sedimentos ocorre pela ação da gravidade e dos elementos da superfície (ALVES, 2014).

Esses processos erosivos entendem-se como deslocamentos de terra ou de rochas de uma superfície, que pode ocorrer por ação de fenômenos natural e humana. No que se refere às ações da natureza como as chuvas, que ao atingir o solo provoca deslizamentos, infiltrações e mudanças na consistência do terreno. As causas humanas é um agente bastante provocador das erosões, que ao fazer a retirada das coberturas vegetais de um solo, a chuva provoca sua perda de consistência, que ao infiltrar no solo ocorre instabilidade e por sua vez o surgimento de voçorocas em um determinado local.

Este e um estudo a fim de exemplificar os procedimentos para recuperação de taludes não contendo cálculos de equilíbrio de forças, riscos e também do orçamento da obra para execução.

A remoção e o destino do material retirado da obra devem constar no projeto e é trabalho do fiscal fazer a medição de todas as etapas feitas em campo. Dentre estão: Metros cúbicos escavados; Metros cúbicos de material retirado; Metros cúbicos de aterro; Metros cúbicos de concreto (utilizado nas canaletas).

Sendo assim, entende-se que um planejamento adequado, onde sejam constituídas medidas de manutenção e prevenção de escorregamentos em taludes urbanos é o mais viável. Pois o mais coerente é realizar corretamente todas as técnicas a fim de se evitar gastos excessivos e danos à população. Pois se entende que um planejamento adequado, onde sejam constituídas medidas de manutenção e prevenção de escorregamentos em taludes urbanos seja necessário a fim de se evitar danos futuros. O uso de técnicas de processos ecológicos e geotécnicos é de grande eficácia como medidas mitigadoras desses processos proporcionando bons resultados aos taludes e evitando transtornos à sociedade.

A instabilidade dos taludes são fenômenos tanto naturais quanto antrópicos e podem ocasionar danos à sociedade, que vão desde pequenos transtornos em vias urbanas á elevados prejuízos materiais.

A área situa-se em uma região em desenvolvimento, que possui diversas vulnerabilidades onde é necessário um bom planejamento urbano para que previna ameaças como o escorregamento de terra para as ruas que consequentemente gera o assoreamento de áreas fluviais.

A aplicação de procedimentos que visam a reestabilização do talude e a prevenção de processos erosivos tornam-se necessária, devido aos danos ambientais que posteriormente poderão piorar, e os danos à sociedade que esta em desenvolvimento nesta região.

2 PROBLEMATIZAÇÃO

As instabilidades dos taludes conduzem a ocorrência de diversos efeitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com