TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Análise e Estabilidade em taludes e suas Aplicações.

Por:   •  28/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.711 Palavras (7 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 7

TALUDE

INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIZ

Engenharia Civil


TEMA

Taludes

SUBTEMA

Estudo de Análise e Estabilidade em taludes e suas Aplicações.

IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

É de extrema importância na atualidade à avaliação e a implementação de estabilidade em taludes e que esta técnica contemplem a preservação do meio ambiente, a fim de se prevenir acidentes futuros como os que temos visto no Brasil, resultados de obras mal executadas e com inúmeras falhas.

INTRODUÇÃO

É imensurável a quantidade de taludes que temos no Brasil, principalmente em Minas Gerais que tem seu revelo montanhoso.

Conhecido popularmente como morro ou barranco, talude é uma superfície inclinada do solo que limita um platô, pode ser natural ou construído artificialmente pelo homem. A inclinação natural de taludes durante a execução de aterros é de 1/1 (1 por 1 ou 1 para 1) ou 45º, não sendo aconselhado uma inclinação superior pois não garante a sua estabilidade, resultando em desabamento do platô superior ao talude. Em escavações também é normal que os taludes sejam 45º, mas em terrenos rochosos esse valor pode ser superior pois a estabilidade do mesmo é garantida pela presença das rochas. Dependendo do comprimento do talude, recomenda-se a criação de curvas de nível na sua extensão afim de eliminar a possibilidade do surgimento de erosões pluviais. Também é recomendado o plantio de vegetações rasteiras como gramas para auxiliar na estabilização do solo principalmente nos primeiros meses de talude criado por aterro.

OBJETO

O objetivo principal deste trabalho é apresentar uma solução e propor uma segunda alternativa se for viável mostrando seu custo, vantagens e desvantagens para o talude original.

METODOLOGIA

A metodologia adotada para a elaboração deste trabalho foi visita no talude para identificação do problema e coleta de dados, fazendo um estudo com pesquisa simples do mesmo.

Após este estudo das alternativas para contenção do talude bem como a proposição de uma melhor prática a ser adotada, a fim de diagnosticar o problema.

CONCEITOS

Introdução Talude

Talude pode ser definido como uma superfície inclinada que delimita um maciço terroso ou rochoso, ou ainda uma superfície que forma um ângulo com o plano horizontal de referência, definindo fronteira entre o interior do solo e a atmosfera, podem ser naturais ou construídos pelo homem (cortes, aterros).

Componentes do Talude:

[pic 2]

Ruptura do Talude ocorre quando a tensão cisalhante atuante no maciço é maior do que a resistência ao cisalhamento do solo.

Deslizamento do Talude é o deslocamento de massa de solo em relação a uma superfície (superfície de ruptura). Atingida a ruptura, o solo pode se deslocar por gravidade.

Tipos de Ruptura:

Superficial: quando a superfície de deslizamento fica contida no talude, passando acima do pé do talude.

Profunda: quando a superfície de deslizamento não fica contida apenas no talude, mas também atinge o solo abaixo do pé do talude.

Formato das Superfícies de Ruptura:

Existem diversas formas: reta, circular, logarítmica ou com uma forma qualquer.

Por simplificação matemática, as maiorias dos métodos de análise de estabilidade adotam superfície circular ou reta.

[pic 3]

Os projetos de obras de estabilização de encostas devem ser elaborados com base nos ensaios geotécnicos e dados hidrológicos realizados no terreno e deverão apresentar todos os elementos necessários à execução das contenções.

Os seguintes fatores condicionantes foram considerados na escolha da solução a ser adotada a fim de se definir a melhor medida corretiva ou estabilizadora do talude:

- Análise da Estabilidade do Talude

- Acesso

- Altura do talude

- Materiais disponíveis

- Características do terreno

- Presença de construção

- Possibilidade ou não da instalação de ancoragens sub-horizontais

- Situações do perfil projetado em relação ao existente

- Meio ambiente

- Relocações

- Necessidade de contenção ou outra medida corretiva nas áreas de risco

[pic 4]

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Caracterização do local

Localização: Situada no Distrito de Cachoeira do Campo, Ouro Preto-MG, com acesso pela rodovia BR-356 até Cachoeira do Campo, distante 75,4 km de Belo Horizonte.

[pic 5]

[pic 6]

O talude tem aproximadamente 4,60 metros de comprimento, 5,00 metros de altura com inclinação de 57º. É um solo argiloso arenoso de cor vermelho claro com presença milimétrica e a centímetrica de quartzo caulim e micas.

Percebe-se que o talude não tem uma inclinação adequada.

De acordo com as pesquisas feitas, esta inclinação deve ser:

A prática tem indicado, para taludes de corte de até 8m de altura, constituídos por solos, a inclinação de 1V:1H como a mais generalizável. Os padrões inclinações estabelecidas empiricamente como consta no estudo demonstram estes gabaritos que são frequentemente usados na prática na engenharia, porém, para um grande número de casos de taludes não se obtém a sua estabilidade com estas inclinações. Pois além delas precisamos ter:

-Identificação dos agentes e processos erosivos em taludes e pendentes

-Identificação dos problemas de recobrimento e estabilidade

-Análise das obras de drenagem existentes e necessárias a construir

-Adaptação dos tratamentos mais adequados

-Seleção dos materiais a utilizar e das espécies vegetais adequadas

-Identificação dos possíveis efeitos negativos das coberturas vegetais sobre as obras de drenagem

-Manutenção das obras

SOLUÇÃO

Depois de analisarmos o problema do talude sugerimos as seguintes aplicações para solução:

Retaludamento

“O retaludamento consiste em um processo de terraplanagem, através do qual se alteram, por cortes e/ou aterros, os taludes originalmente existentes em um determinado local, a fim de aumentar sua estabilidade tão quanto desejada. Para que possa haver um aumento na estabilidade através desse método, são feitas alterações na geometria do talude, aliviando o peso junto à crista e acrescentando junto ao pé do talude. Dessa forma, um corte feito próximo à crista do talude diminui a parcela do momento atuante e a colocação de uma sobrecarga no pé do talude tem um efeito estabilizante” (MASSAD, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com