TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Grama Sintética

Por:   •  12/7/2021  •  Artigo  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 4

Título

Métodos de construção de contra piso para campo de grama sintética

Resumo

Apresenta informações sobre construção de campo de grama sintética.

Palavras-chave

Construção Civil: campo de grama sintética; execução de base, compactação; terraplanagem; grama sintética.

Assunto

Construção de campos de grama sintética

Demanda

Devido a grande divergência entre os métodos de construção de contra piso para campo de grama sintética para a pratica de futebol, na internet, venho solicitar um método comprovado. Preciso saber: como nivelar o terreno; quais os materiais necessários (brita, pó de brita, pedra, etc); qual a altura das camadas; como compactar; quais equipamentos apropriados para compactar; como fazer as drenagens laterais e internas; métodos econômicos (sem emulsão) e métodos eficientes (com emulsão).

Solução apresentada

O planejamento e a execução de uma quadra esportiva, devem considerar o estudo de vários itens. É muito importante, inicialmente, a definição da orientação da quadra, se descoberta, em relação à trajetória do sol. Deve ser evitada a orientação Leste/Oeste uma vez que, nesse caso, as metas estarão expostas à incidência direta dos raios solares, o que causará ofuscamento na equipe que o tiver pela frente. (Edifique, 2012)

Figura 1 – Orientação de quadras em função dos raios solares

Fonte: Edifique

O nivelamento das quadras esportivas é outro aspecto importante a considerar, na medida em que devem ser evitados locais onde possa ocorrer acúmulo de água, bem como possa oferecer risco ao equilíbrio dos jogadores. Nesse sentido, o acabamento do piso - pintado ou revestido - deve ser objeto de cuidado especial. Deve ser prevista ainda, a drenagem adequada da quadra de forma a evitar alagamentos, tanto nela, como nas áreas ao seu redor. (Edifique 2012)

Terraplanagem

Antes do início dos serviços de terraplanagem deve-se executar os serviços de limpeza do terreno com remoção da camada vegetal e entulhos.

As camadas de aterro devem ser espalhadas em altura máxima de 20 cm, com o material na umidade ótima. Após o espalhamento do material recomenda-se que a camada de aterro seja compactada no mínimo à 95% do Proctor normal. Nos locais onde forem necessários a execução de cortes deve da mesma forma compactar a 95% do proctor normal. Estes procedimentos irão garantir que o terreno já nivelado e compactado ofereça estabilidade as camadas subjacentes a serem aplicadas.

Para que estes serviços sejam executados de forma satisfatória deve-se empregar equipamentos adequados à situação de campo, porém em abaixo listamos alguns equipamentos normalmente empregados em serviços de terreplanagem:

- Motoniveladora para espalhamento das camadas de aterro

- Rolos vibratórios e estáticos para compactação das camadas de aterro, podendo eles serem lisos, com pé de carneiro ou pneumáticos

- Compactadores à percursão tipo “sapo”

Deve-se nesta etapa se definir as inclinações do “greide” do terreno.

Figura 2 – Rolo compactador de solos

Fonte: Caterpillar

Drenagem

Após a terraplanagem deve-se executar a drenagem do terreno já terraplanado.

Existem vários métodos de execução de drenagem para se aplicar. Recomenda-se que se faça um projeto específico onde se avalie a bacia de captação da área, a capacidade de absorção dos solos locais e a destinação das águas, se existem rede de esgotos pluviais próximos, córregos,etc.

Camadas de Base

Após a conclusão dos serviços de drenagem e terraplanagem, inicia-se a execução das camadas de base da quadra.

Primeiramente recomenda-se executar uma contenção em volta do local a ser executado a quadra. Esta conteção pode ser de alvenaria ou de concreto, sua altura será em função da altura da camada de base da quadra.

Figura 3 – Contenção

Fonte: Soccer Grass

De acordo com o sistema empregado pela Soccer Grass, primeiramente se aplica uma camada de brita de 10 cm de espessura compactada a 100% do Proctor normal e nivelada.

Figura 4 – Lançamento da camada de brita

Fonte: Soccer Grass

Figura 5 – Perfil da base de brita com camada final de pó de pedra

Fonte: Soccer Grass

Após a camada de brita se aplica uma camada de pó de brita de 7 cm de espessura compactado. Recomenda-se que seja realizado um projeto específico para espessura das camadas, pois as sugeridas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com