TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Granulometria de Agregados

Por:   •  14/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

Granulometria dos agregados miúdos

  1. Introdução:

     A granulometria é uma propriedade que reflete a distribuição dos grãos de um agregado, ou seja, determina se as porcentagens de uma amostra que pertence a uma determinada faixa granulométrica, de acordo com o tamanho dos grãos. A distribuição granulométrica é determinada pelo ensaio descrito na NBR7217

     O peneiramento da amostra é realizado com o uso de peneiras padronizado pela ABNT, sabendo que o conjunto de peneiras é composto por duas series: a serie normal, e a serie intermediaria.

  1. Insumos:

Foram utilizadas, oito peneiras padronizadas, recipientes metálicos, balança de precisão, escova.

  1. Amostra:

Foram pesadas duas amostras de areia, contendo 514,90 gramas a primeira, e 516,70 grama a segunda.

  1. Procedimento:

Primeiro procedimento a ser feito, foi colocar todas as peneiras na sua ordem de abertura, e depois colocamos toda a areia na primeira peneira, após um longo período de peneiramento de todos participantes do grupo, pesamos cada material retido em cada peneira para achar a porcentagem que foi retida de areia em cada peneira e no fundo também.

Após ser feito o mesmo procedimento com a segunda amostra foi somado os valores em porcentagem, para fazer a porcentagem media que ficou retida nas peneiras, para achar a dimensão máxima, e o modulo de finura, que são encontrados da seguinte maneira.

Dimensão máxima:

A dimensão máxima característica ou dimensão máxima do agregado corresponde a abertura nominal, em milímetros da malha da peneira da serie nominal ou intermediaria na qual o agregado apresentou uma percentual retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa.

Modulo de Finura:

O modulo de finura de um agregado é calculado pela soma das porcentagens retida acumulada em massa, nas peneiras da serie normal dividido por 100. A NBR 7211 apresenta valores de modulo de finura para areia considerada bem graduada.

           Classificação da areia

                 Modulo de finura

Muito fina

1,39 a 2,25

Fina

1,71 a 2,85

Media

2,11 a 3,38

Grossa

2,71 a 4,02

Areia de praia

     1,39

  1.  Resultados:

[pic 1]

[pic 2]

O resultado que encontramos foi de 2,22 de modulo de finura, de acordo com a tabela a areia tinha um modulo de finura da zona ótima que varia de 2,20 a 2,90.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (68 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com