TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPRIEDADE FÍSICA DOS AGREGADOS

Projeto de pesquisa: PROPRIEDADE FÍSICA DOS AGREGADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  6.853 Palavras (28 Páginas)  •  1.677 Visualizações

Página 1 de 28

INTRODUÇÃO

O processo experimental é o modo racional e otimizado de se avaliar os fenômenos ocorrentes do meio natural de se avaliar os fenômenos ocorrentes do meio natural e possibilita, acima de tudo, analisar seus comportamentos.

Nesse relatório estão compilados os processos experimentais dos ensaios de índices físicos dos agregados e dos ensaios de caracterização do cimento, utilizados na composição de concreto. Esses ensaios dividem-se em dois grupos distintos: ensaios de agregados e ensaios de cimento, conforme o que segue:

Ensaios de agregados:

• Determinação da massa unitária do agregado miúdo unido em estado solto;

• Determinação da massa unitária do agregado miúdo seco em estado solto;

• Determinação da massa unitária do agregado graúdo;

• Determinação da composição granulométrica do agregado miúdo;

• Determinação da composição granulométrica do agregado graúdo;

• Determinação do teor de argila em torrões no agregado miúdo;

• Avaliação das impurezas orgânicas das areias;

• Determinação do teor de material pulverulento;

• Determinação da massa específica real do agregado miúdo e graúdo;

• Ensaios de cimento;

• Determinação da finura do cimento;

• Determinação da consistência normal da pasta;

• Determinação do início e fim de pega;

• Determinação da resistência à compressão;

• Dosagem experimental.

Além do supracitado, este relatório descreve o processo experimental de dosagem de concreto, resultado dos conhecimentos preliminares de caracterização dos índices físicos.

A importância desses tópicos na atividade prática decorre da necessidade de se conhecer as especificidades dos materiais constituintes do concreto, a fim de se compor, ao final do processo, sua eficiente e necessária dosagem e assim garantir seu padrão técnico – qualitativo.

Portanto, os processos experimentais apresentados objetivam demonstrar os resultados obtidos nos diversos ensaios e assim possibilitar suas análises.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

PROPRIEDADE FÍSICA DOS AGREGADOS

Segundo Petrucci (1970) define-se agregado como o material granular, sem forma e volume definidos, geralmente inerte de dimensões e propriedades adequadas para a engenharia. Os agregados conjuntamente com os aglomerados, especificamente o cimento, formam o principal material de construção; o concreto.

Pela importância, é fundamental o conhecimento das propriedades dos agregados, pois influenciam diretamente no comportamento desses. Os agregados miúdos (areias) e os agregados graúdos (seixos e britas) apresentam características distintas de propriedades físicas e que são determinadas através de ensaios experimentais sendo os principais conforme a seguir:

• Agregados miúdos

Massa específica real: é a massa da unidade de volume excluindo-se os vazios entre grãos e os permeáveis, ou seja, a massa de unidade de volume dos grãos do agregado. Sua determinação é feita através do picnômetro ou do frasco de Chapman, preferencialmente. Segundo Petrucci (1970), a massa específica real do agregado miúdo gira em torno de 2,65Kg/dm3.

Massa específica aparente: é o peso da unidade de volume, incluindo-se os vazios contidas nos grãos. É determinada preenchendo-se um recipiente de dimensões bem conhecidas com agregado deixando-o cair de uma altura de 10 a 12cm. É também chamada de unitária, sendo útil para a conversão das argamassas a concretos, em reação de peso para o volume. A areia, no estado solto, apresenta o peso unitário em forma de 1,50kg/dm3.

Teor de unidade: é a relação da massa de água absorvida pelo agregado que preenche total ou parcialmente as vazias, e a massa desse agregado quando eco. Sua determinação é feita, principalmente por meio da secagem em estufa; método do fogareiro; método do speedy; frasco de Chapman; outros.

Granulometria: é a proporção relativa, em porcentagem, dos diferentes tamanhos dos grãos que constituem o agregado. A composição granulométrica tem grande influência nas propriedades futuras das argamassas e concretos. É determinada através de peneiramento, através de peneiras com determinada abertura constituindo uma série padrão.

A granulometria determina, também, o diâmetro máximo do agregado, que é a abertura da peneira em que fica retida acumulada uma percentagem igual ou imediatamente inferior a 5%. Outro índice importante determinado pela granulometria é o módulo de finura, que é a soma das porcentagens retidas acumuladas divididas por 100.

Impurezas orgânicas: são materiais indesejáveis que estão presentes nas areias e que devida sua origem orgânica exercem ação prejudicial sobre a pega e o endurecimento das argamassas e concretos. A verificação das impurezas orgânicas da areia é feita através de comparação da amostra de agregado miúdo, misturado com uma solução de hidróxido de sódio, e de uma solução padrão de ácido tânico. a intensidade da cor da solução que continha a areia em relação à solução de ácido tânico, informa se esta areia tem quantidade inferior ou superior a 300ppm.

Teor de material pulverulento: são partículas de argila que podem influenciar decisivamente no comportamento do concreto. A sua determinação é feita através da lavagem da areia, pois a água elimina essas partículas.

A argila quando em pó fino contribuem no preenchimento dos vazios da areia, fazendo com que o cimento envolva melhor os grãos da areia. Entretanto, quando a argila envolve os grãos de areia e não se separa na mistura, afeta diretamente o desempenho da mistura.

• Agregados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com