TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hidrologia Engenharia

Por:   •  10/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

Minha resenha está baseado no artigo: “A INTERDISCIPLINARIDADE DA ANÁLISE NÃO LINEAR DE ESTRUTURAS NA ENGENHARIA CIVIL”, de Alex Alves Bandeira e Maurício Roberto de Pinho Chivante. Trazendo uma discussão sobre o distanciamento de solução práticas tomadas na atuação real do profissional e o estudo teórico apresentado da formação dos engenheiros civis.  O artigo utilizou-se de métodos numéricos aplicados aos conceitos de otimização, para através do conceito de programação matemática ou otimização para de estudar os diversos modelos estruturais existentes na engenharia civil, tendo uma aplicação prática.

É relevante neste trabalho destacar a utilização dos conceitos matemáticos, físicos e mecânicos, apresentados durante o ciclo básico da formação, contudo vistos de maneira aplicada, motivando o aprendizado de tais assuntos e salientando a importância e a necessidade nas disciplinas profissionalizantes.

Os autores estudaram um modelo simples com molas com restrições e um sistema de barras rígidas, ambos representação teóricas de modelos estruturais. Utilizando-se programas matemáticos aplicados a situações reais, puderam aproximar estes modelos teóricos dos utilizados na prática.

Fica claro pelos resultados deste trabalho, que é necessário a aproximação das disciplinas básicas e das disciplinas profissionais, já que a atuação da Engenharia civil envolve vários campos de conhecimento, que durante a solução de problemas, e tomada decisão, precisam estar em ressonância. Neste caso a análise estrutura, que já envolve conhecimentos de mecânica, estática, resistência dos materiais, análise estrutural, estruturas de concreto, estruturas metálicas e estrutura de madeiras, pode ser auxiliada através de programação e modelagem matemática, para criar modelos analíticos.

Particularmente, a engenharia civil envolve uma diversidade de conhecimentos científicos, matemáticos e tecnológicos, que quando alinhados auxiliam na atuação do profissional nas suas resoluções de problemas e decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (27 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com