TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Engenharia Civil Disciplina: Hidrologia

Por:   •  27/5/2020  •  Artigo  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ESCOLA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA

Curso de Engenharia Civil

Disciplina: Hidrologia

Prof. Camila Gabriela Alexandre Geromel Costa

ATIVIDADE – A2

Grupo:

Gustavo Santos Nascimento – 20709885 – Mooca – Manhã

São Paulo

2020

DESMATAMENTO: TIPOS E IMPACTO

O ato de mudar a cobertura de uma área causando impacto na mata natural, dá-se o nome de desmatamento, sendo classificado em três diferentes tipos de alteração, pequena, intermediário e alto. O tipo de cobertura usado na substituição também faz parte dessa questão.

O modo como o desmatamento acontece também é de suma importância, pois ele impacta nas condições de escoamento futuro da bacia. Um estudo identificou que a quantidade de tratores usados em um desmatamento influenciou na compactação do solo. Uma das formas de desmatamento é a manual, utilizando tratoras de arraste e tratores com lâminas para arado, ela tem menor influência na compactação final do solo provocando menos impacto, porém é um procedimento com maior custo para ser realizado.  

As formas para avaliar o impacto do desmatamento são: Estudos de correlação (analisa a correlação entre bacias com diferentes características), Estudo de uma única bacia (estabelece a relação entre o antes e depois das alterações) e Estudos experimentais com pares de bacias (duas bacias com características similares onde uma sofre alterações e outra é mantida preservada).

O desmatamento acaba afetando no ciclo hidrológico graças a retirada da floresta, assim o volume de evaporação é menor devido a redução da interceptação vegetal pela retirada das árvores. Mas é importante lembrar que o clima local depende muito pouco da evaporação da superfície da área.

Outro efeito do desmatamento é sobre o escoamento, que é separado em três efeitos, vazão média, vazão mínima e vazões máximas. A vazão média tem um aumento quando se diminui a área de floresta, e pode ser diminuída quando se estabelece uma área de vegetação esparsa, mas vale lembrar que quando o desmatamento é menor que 20% não há influencia na vazão. A vazão mínima pode tanto ser aumentada como também pode ser reduzida, isso se dá ao fato de que a vazão mínima está ligada as características do solo após o desmatamento, caso o solo tenha sua condição de infiltração diminuída há um aumento no escoamento superficial e redução na capacidade de infiltração.  

Para haver uma preservação dos recursos hídricos é preciso entender o impacto do uso do solo sobre o comportamento hidrológico de bacias rurais. Os processos de desmatamento têm normalmente uma produção no aumento do escoamento, podemos ver isso na utilização de culturas anuais (mudança anualmente do solo em determinadas épocas deixando o solo desprotegido) que é utilizada em boa parte do Brasil. É preciso muito estudo nessa área comparando resultados de diferentes bacias.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com