TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hidrólise e Solução Tampão

Por:   •  20/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.265 Palavras (14 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

PRÁTICA I: Hidrólise e Solução Tampão

Isabella Moya Lara

Julia de Paula Campos Raggi

Letícia da Conceição Martins

Luciana Harumi Pelicho Nichioka

Prof. Dr. Altair Benedito Moreira

São José do Rio Preto

07/11/2016

INTRODUÇÃO

A denominação de hidrólise é dada para qualquer reação química que envolva a quebra de uma molécula por ação da molécula de água. Na hidrólise ocorre uma alteração de íons, sendo liberados para a solução cátions de hidrogênio (H+) ou ânions de hidroxila (OH-). Dessa forma, determinada molécula fragmenta-se e tem suas ligações complementadas com os íons resultantes da molécula de água, tendo em vista a formação de uma molécula diferente da original (reação química), como por exemplo as hidrólises que ocorreram na prática:

NH4Cl + H2O     NH + H3O+ + Cl -

CH3COONa + H2O  CH3COOH + Na+ + OH-

               A hidrólise salina é uma importante aplicação para os processos da hidrólise, uma vez que os sais têm uma forte tendência em sofrer dissociação em meio aquoso.

               A partir de uma solução salina, torna-se possível obter tanto soluções ácidas como soluções básicas, devido ao caráter anfótero da água (a água pode se comportar como um ácido ou como uma base, dependendo das circunstâncias e das moléculas que com ela interagem). Dessa forma, os sais presentes em solução, ao sofrerem uma dissociação, liberam para o meio aquoso cátions e ânions, e, dependendo desses íons, a solução resultante pode assumir diferentes valores de pH

Entretanto, o pH de uma solução a partir da dissociação de um sal (hidrólise) não será próximo de zero nem próximo de catorze, uma vez que tanto o sal quanto a base formados serão moderadas ou fracas, tendo em vista que os ácidos e as bases fortes possuem seus íons formadores totalmente livres em solução, ou seja, altamente ionizados no caso dos ácidos e altamente dissociados no caso das bases.

A hidrólise tem uma ligação direta com soluções tampões, uma vez que nessas é colocado um ácido fraco com seu devido sal. Esse sal sofre hidrólise liberando íons, que irão reagir com o ânion do ácido forte que também é colocado (em pequena quantidade) na solução. Um tampão, normalmente, é uma solução que contém um par ácido-base conjugado fraco, que resiste consideravelmente à variação de pH quando pequenas quantidades fortes de ácido ou de base são adicionadas a essa solução.

Isso ocorre devido ao seguinte fato: quando é colocado na solução, por exemplo, ácido acético e um sal desse ácido (como por exemplo, acetato de sódio), e, levando em conta que o ácido acético é um ácido fraco e dissocia muito pouco, liberando uma pequena quantidade de íon acetato no meio, ocorrem as seguintes reações:

CH3COOH + H2O CH3COO- + H3O+

CH3COONa + H2O  CH3COO- + Na+

Colocando um ácido forte na solução, por exemplo, o HCl dissociado, o H+ se liga ao acetato proveniente da sua maioria do sal, formando mais ácido acético, que como já foi mencionado, tem uma grau de ionização muito baixo. Portanto, quando se coloca um ácido forte na solução, o pH da mesma não muda porque o H+ liberado não fica no meio aumentando a acidez, e sim se liga ao íon proveniente do sal, formando um ácido fraco.

               

OBJETIVO

O objetivo da prática foi aprender a utilizar um pHmetro, fixar os conceitos de hidrólise e solução tampão, que já foram trabalhados na teoria em sala.

MATERIAL E METÓDOS

        

O material utilizado neste experimento foi:

  • pHmetro;
  • 200 mL de água destilada;
  • Balança semi-analítica;
  • 0,10 g de sal CH3COONa, NH4Cl, NaCl e Na2HPO4;
  • 10 béqueres de 100 mL;
  • Pipeta volumétrica de 50 mL;
  • 160 mL de ácido acético 0,1 mol/L;
  • 60 mL acetato de sódio 0,1 mol/L;
  • 2 mL de ácido clorídrico 0,1 mol/L.

Os métodos de realização deste experimento foram divididos em partes de A a F.

Parte A. Calibração do pHmetro

A primeira parte do experimento consistiu na calibração do pHmetro a partir da utilização das soluções tampão fornecidas.

Parte B. Verificação da hidrólise para diferentes sais

Inicialmente, para a parte B do experimento, foi medido o pH da água destilada. Em seguida, foram pesados, separadamente, 0,10 g de CH3COONa, NH4Cl, NaCl e Na2HPO4, sendo essas quantias transferidas para béqueres de 100 mL. Logo após, utilizando uma pipeta volumétrica, foram adicionados 50 mL de água destilada em cada béquer, medindo o pH de cada solução.

Parte C. Preparação de ácido acético e acetato de sódio

Para essa parte do experimento foram preparados 100 mL de ácido acético (CH3COOH) e 100 mL de acetato de sódio (CH3COO-Na+), soluções que foram utilizadas nos itens D e E.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (227.4 Kb)   docx (594 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com