TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Eletricidade

Por:   •  18/3/2016  •  Dissertação  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 4

A eletricidade é uma das maiores forças da natureza, centenas de anos de descobertas e tentativas foram necessários para que hoje possamos abastecer o nosso mundo moderno. Mas tal sucesso foi possível graças a um brilhante cientista chamado Tesla, que conseguiu explorar e liberar todo o potencial da força elétrica.

Tudo começa com Michael Faraday ainda jovem, quando viu um experimento de Davy e então soube o que queria fazer da sua vida, se dedicar e se aprofundar na ciência, o que mais inspirava seus avanços eram as forças invisíveis da eletricidade e do eletromagnetismo.

Em 1820, ambas eram estudadas por um cientista dinamarquês, Hans Oersted, que após um experimento descobriu que uma corrente elétrica podia criar uma força magnética, chamada atualmente de eletromagnetismo. Com isso surgiram diversos experimentos que envolviam eletricidade.

Faraday começou então a reproduzir o trabalho de Oersted, até que utilizando de uma solução que chamamos de pilha, desenvolveu o primeiro motor elétrico, mostrando que havia algum tipo de relação entre eletricidade, magnetismo e movimento, decidindo então usar o magnetismo e o movimento para produzir eletricidade.

Em 1831 Faraday gerara um fluxo contínuo de corrente elétrica. Ele criara energia elétrica diretamente da energia mecânica.

Um tempo depois foi criado o telégrafo. Os primeiros eletroímãs foram criados de forma independente por William Sturgeon, na Grã-Bretanha, e Joseph Henry, nos EUA. Em meados da década de 1840, Samuel Morse havia desenvolvido um sistema de mensagens, baseado no tempo em que um circuito elétrico era ligado ou desligado, permitindo o envio e recebimento de mensagens por meio de um código simples.

Em julho de 1858, depois de diversas tentativas conseguiram ligar um cabo entre Grã-Bretanha ao EUA, mas demoraram horas para transmitir a mensagem, e ainda chegou um sinal fraco, o que se tornou em um fracasso. Depois de oito anos de estudos e tentativas, na sexta-feira 27 de julho de 1866, uma mensagem clara e nítida foi enviada da Irlanda a Terra-Nova.

Com esse avanço, cientistas do mundo todo se propuseram a desenvolver um meio de se produzir a luz elétrica.

No início da década de 1880, Thomas Edison reuniu uma equipe de jovens engenheiros em um laboratório de ponta em Nova Jersey, permitindo à equipe de Edison inventar em escala industrial, e então começou a desenvolver a lâmpada incandescente, um experimento que Swan também desenvolvia, então ambos fizeram uma parceria para vender lâmpadas no Reino Unido.

Mas Edison queria levar a eletricidade a todas as pessoas, sem que elas precisassem utilizar os seus geradores barulhentos. Então tempo depois criou a 1ª usina elétrica dos EUA, gerando corrente contínua, ligada no dia 04 setembro de 1882, e criou um sistema subterrâneo para transmitir a eletricidade, alegando que era uma forma mais segura que os gases que iluminavam as casas e que os arcos voltaicos que iluminavam as ruas, só que extremamente caro.

Nikola Tesla, teve um papel crucial para a evolução da eletricidade, ele tinha o sonho de transmiti-la através de cidades inteiras, ou até mesmo países. E estava disposto a realiza-lo utilizando da corrente alternada, que era mais eficiente que a corrente contínua. Mas que dependeria de um transformador, desenvolvido por George Westinghouse.

Tesla desenvolveu o primeiro motor de corrente alternada, tornando- se possível construir usinas em qualquer lugar, que transmitiria a eletricidade a lugares distantes, mas o problema foi convencer o mundo a usar a corrente alternada, pois Edson não parava de construir usinas em Nova York.

Tudo mudou quando Tesla conheceu Westinghouse que lhe fez uma oferta pelas suas patentes, e então começaram uma luta contra Edson, que não estava disposto a perder todos seus investimentos, que ficou conhecido como a Guerra das Correntes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com