TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL PRA AS EMPRESAS

Trabalho Escolar: A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL PRA AS EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A contabilidade gerencial teve origem na necessidade que os proprietários e gestores tinham de controlar seus negócios. Essas necessidades continuam extremamente atuais para o apoio ao processo decisório nas empresas.

Numa existencia de aproximadamente 10 mil anos, surgiu com o propósito específico para controle de patrimônio. Consideravelmente o sistema contábil voltado para a gestão da empresa teve sua prática efetivamente levada a partir da Revolução Industrial na Inglaterra.

1 – Antes de 1950, o foco estava na deterninação do custo e do controle financeiro, através do uso das tecnologias de orçamento e contabilidade de custos.

2 – Por volta de 1965, o foco mudou para o fornecimento de informação para controle e planejamento gerencial, através do uso de tecnologias como análise de decisão e contabilidade por responsabilidade.

3 – Aproximadamente em 1985, o foco foi a redução de desperdício dos recursos usados nos processos de negócios, através do uso das tecnologias de análise do processo e da administração estratégica de custos.

4 – Por volta de 1995, a atenção mudou para a geração ou criação de valor por meio do uso de tecnologias para direcionamento de valores ao cliente, valor ao acionista e inovação organizacional.

Nota-se que a idéia de contabilidade gerencial como criadora de valor para o negócio inciou-se a partir do momento em que a tecnologia possibilitou a mensuração e o controle de variáveis que até então eram de difícil – para não dizer impossível – mesuração e controle, como processos, clientes, tecnologia de produção etc.

Atualmente já se considera que o papel da contabilidade gerencial é contribuir efetivamente para a criação de valor na organização. Mais do que produzir e distribuir informações gerenciais, o foco sobre a contabilidade gerencial é garantir às organizações conhecimentos suficientes que as habilitem não só a permanecer no mercado como também a crescer na proporção em que haja expansão desse mercado.

CONCEITO E OBJETIVO

A contabilidade gerencial é reconhecida como um enfoque especial conferido a números e eventos econômicos já tratados pela contabilidade financeira. Essa abordagem específica no tratamento dos dados contábeis é util para a tomada de decisões gerenciais. O propósito fundamental da contabilidade gerencial é oferecer ao decisor, a possibilidade de se utilizar de um conjunto de informações que o habilitem à melhor decisão.

A contabilidade gerencial é um processo de identificação, mesuração, processamento, interpretação e comunicação de informações gerenciais, compreendendo dados reais e previstos pela gestão da empresa. Esse processo deve possibilitar aos gestores uma avaliação segura no momento da escolha de uma alternativa em determinada decisão, para que os objetivos organizacional previamente definidos sejam atingidos.

A contabilidade gerencial poderá utilizar-se de quaisquer critérios de mensuração, desde que melhor retratem a quantidade monetária que representará aquele elemento ou evento econônico. Um exemplo, os estoques, na contabilidade financeira, são avaliados pelo seu custo de aquisição e devem permanecer por este valor até a sua baixa do ativo. Na contabilidade gerencial, podemos utilizar o critério de preço de reposição desses estoques quando formos construir uma informação gerencial que utilize o valor desses ativos.

Um aspecto fundamental da contabilidade gerencial é o uso da informação contábil como ferramenta para o gestor. Para uma utilização eficaz dessa ferramenta, é necessário que este tenha um bom conhecimento dos conceitos da contabilidade financeira, de custos e, é claro, da contabilidade gerencial. A relação custo beneficio na construção da informação deve ser favorável, ou seja, o custo para se obter a informação não pode ser maior que o seu valor para a entidade.

O objetivo da contabilidade gerencial é fornecer aos interessados (internos à organização) relatórios gerencias que contenham informações de natureza financeira, física e de produtividade, para possibitar a eles a escolha da melhor alternativa numa decisão, visando a criação de valor para o negócio.

Literaturas modernas apontam que a contabilidade gerencial é indispensável para adaptar as empresas ao seu meio ambiente em constante mutação. A contabilidade gerencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com