TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da contabilidade gerencial para micro e pequena empresa

Tese: A importância da contabilidade gerencial para micro e pequena empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  Tese  •  9.581 Palavras (39 Páginas)  •  1.168 Visualizações

Página 1 de 39

A importância da contabilidade gerencial para micro e pequena empresa

RESUMO

Este trabalho descreve as micros e pequenas empresas, suas definições contábeis e fiscais, mostra a contabilidade como instrumento maior da administração, sua importância para micros e pequenas empresas, principalmente a contabilidade gerencial, já que através desta o empresário pode tomar suas decisões com mais segurança. O trabalho apresenta ainda, modelos simplificados de Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado e Demonstração de Fluxo de Caixa, através dos quais torna-se possível elaborar índices econômicos e índices financeiros que serão de grande utilidade na administração da empresa, em especial nas empresas de comércio varejista. Finaliza com a conclusão da pesquisa, onde apresenta a importância da contabilidade para a micro e pequena empresa, mostra que ao utilizar a contabilidade, ainda que apenas a contabilidade gerencial, que é a base de uma administração segura, os casos de sucesso e de “sobrevivência” dessas empresas aumentaria de maneira significativa, alem de possibilitar um melhor acompanhamento do desempenho do negócio.

Palavras-chave: Contabilidade Gerencial. Microempresas. Empresas de Pequeno Porte. Planejamento Financeiro.

ABSTRACT

This paper describes the micro and small enterprises, accounting and tax their definitions, shows the largest accounting as a tool of government, its importance for micro and small enterprises, mainly managerial accounting, because through this the entrepreneur can take their decisions with more security . The work is still, simplified models of balance sheets, profit and profit and Demonstration Cash Flow, through which it becomes possible to draw up economic indicators and financial indices that will be of great use in the administration of the company, especially in companies, trade retailer. Terminate with the completion of the survey, which shows the importance of accounting for micro and small enterprise, shows that by using the accounts, if only to managerial accounting, which is the foundation of a secure administration, the success stories and " survival "of these companies would increase in a significant manner, besides to allow better monitoring of the performance of the business.

Keywords: Managerial Accounting. Micro enterprise. Companies in Small Porte. Financial Planning.

LISTA DE ABREVIATURAS

SEBRAE - Serviço de Apoio ás Pequenas e Médias Empresas

PMEs - Pequenas e Médias Empresas

MPEs - Micro e Pequenas Empresas

EPP - Empresas de Pequeno Porte

PIB - Produto Interno Bruto

SIMPLES - Sistema Simplificado de Recolhimento de Impostos Federais

DFC - Demonstração de Fluxo de Caixa

ILC - Índice de Liquidez Corrente

AC - Ativo Circulante

PC - Passivo Circulante

ILS - Índice de Liquidez Seca

ILG - Índice de Liquidez Geral

RLP - Realizável a Longo Prazo

ELP - Exigível a Longo Prazo

ILI - Índice de Liquidez Imediata

TRI - Taxa de Retorno sobre os Investimentos

LL - Lucro Líquido

AT - Ativo Total

TRPL - Taxa de Retorno sobre o Patrimônio Líquido

PL - Patrimônio Líquido

ML - Margem Líquida

GA - Giro do Ativo

QtD - Quantidade da Dívida

QlD - Qualidade da Dívida

GE - Grau de Endividamento

PMC - Período Médio de Cobrança

VPA - Vendas a Prazo Anual

PMP - Período Médio de Pagamento

1 INTRODUÇÃO

No Brasil a maioria dos negócios em funcionamento são constituídos de micros e pequenas empresas e por isso são de vital importância para a economia do país. Estas empresas são grandes geradoras empregos e riquezas, o que contribui de maneira significativa para o aumento do produto interno bruto do país - PIB.

Entretanto um fator que tem sido bastante estudado é o fato delas não contarem com um sistema de gestão eficaz, o que quase sempre os leva a mortalidade logo nos primeiros anos de vida. Muitas vezes, por desconhecimento ou por falta de assessoria por parte de seus contadores, os pequenos empresários deixam de se beneficiar das informações geradas pela contabilidade que poderão ser de grande utilidade na gestão do negócio. Passam a tomar decisões baseadas apenas na experiência que acreditam ter e na maioria das vezes os resultados ficam aquém do esperado.

A contabilidade é uma ciência cuja função principal é a de fornecer informações seguras para que as decisões sejam tomadas com o máximo de segurança. As informações e dados fornecidos pela contabilidade representam ferramentas de gestão, que servirão de apoio e suporte á tomada de decisão e devem fazer parte da rotina empresarial, ou seja, servir de apoio em todas as etapas da empresa.

Muitos desses controles contábeis são relativamente fáceis de serem elaborados, e podem ser facilmente aplicados na gerencia de micro e pequenas empresas, principalmente às de comercio varejista, independentemente do porte.

1.1 OBJETIVOS

1.2 OBJETIVO GERAL

O objetivo deste trabalho é descrever os diferentes conceitos de micro e pequenas empresas, descrever a contabilidade como ferramenta indispensável à gerência das empresas, independentemente do porte, mostrar a importância de sua utilização pela micro e pequena empresa.

1.3 Objetivos Específicos

• Mostrar a definição de micro e pequenas empresas, em seus aspectos contábeis e fiscais.

• Descrever a contabilidade gerencial e sua utilidade nas empresas em geral.

• Mostrar exemplos de controles gerenciais que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com