TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DA NR-10 E NR-35 EM PEQUENOS E GRANDES PROVEDORES DE INTERNET

Por:   •  17/3/2022  •  Artigo  •  2.595 Palavras (11 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA

ADAIL MOREIRA ALBUQUERQUE

A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DA NR-10 E NR-35 EM PEQUENOS E GRANDES PROVEDORES DE INTERNET

MORAÚJO - CE

2021

FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA

ADAIL MOREIRA ALBUQUERQUE

A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DA NR-10 E NR-35 EM PEQUENOS E GRANDES PROVEDORES DE INTERNET

Artigo Científico Apresentado à Faculdade Única de Ipatinga - FUNIP, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.

MORAÚJO - CE

2021

A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DA NR-10 E NR-35 EM PEQUENOS E GRANDES PROVEDORES DE INTERNET

Adail Moreira Albuquerque

RESUMO

Este trabalho faz uma explanação a respeito dos provedores regionais de internet atrelados as comunicações por fibra óptica e aos seus colaboradores responsáveis pela construção das redes ópticas na prática. Estes trabalhadores se submetem a dois principais riscos diante da execução de seus serviços, sendo eles: altura e possível contato com a rede de energia elétrica situada nos postes das concessionárias de energia. Com isso, objetiva-se expor a aplicação da NR-10 e NR-35 no cotidiano desses trabalhadores a fim de preservar vidas e trazer segurança do trabalho dos mesmos. O estudo é construído a partir de uma revisão da literatura, onde foram usados 15 artigos científicos na língua portuguesa e inglesa, que se adequavam a temática abordada. Portanto, identificou-se a partir do estudo que a importância da aplicabilidade efetiva das normas de segurança no trabalho é primordial para a diminuição dos casos de acidentes no ambiente de trabalho.

Palavras-chave: Provedor de internet. Técnicos de Telecomunicações. Redes Ópticas. Normas Regulamentadoras. NR-10. NR-35. EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Introdução

Atualmente com a ascensão das tecnologias e a facilidade que os objetos se comunicam, necessita-se cada vez mais de redes de comunicações que suportem e ofereçam grandes taxas de transmissão de dados. Com o passar dos dias tem se visto muito falar em internet das coisas. Segundo Singer (2012), essa definição nos traz uma rede de abrangência mundial, pois a ideia desse conceito é a conexão de objetos que trocam informação entre si.

Com o cenário da comunicação em que se vive, é imprescindível a utilização de meios que proporcionem a troca de informação de forma rápida, confiável e estável. Keyser (2014) elenca as principais características das redes constituídas por fibras ópticas, mostrando a capacidade que esse meio de transmissão possui.

Para a construção dessas redes ópticas, os provedores de internet por meio de seus técnicos de telecomunicações, executam os serviços de montagem, em sua maioria, de forma aérea, ou seja, utilizando postes de propriedades das concessionárias de energia elétrica para a fixação dos cabos e equipamentos. Dessa forma, os colaboradores se submetem à altura de trabalho em um poste e a rede de energia elétrica lá localizada.

Os acidentes ocorridos com trabalhadores que executam seus serviços em altura, geralmente causam fraturas, como também danos a terceiros que estejam em trabalho também em campo, ou até mesmo com transeuntes que porventura estejam próximos no momento do ocorrido.

Outro tipo comum de acidentes com técnicos de telecomunicações, é o choque elétrico, pois as vítimas dessas descargas elétricas apresentam queimaduras, justamente porque a corrente elétrica atinge o organismo através do revestimento cutâneo. Devido à alta resistência da pele, a passagem da corrente elétrica produz alterações estruturais no organismo. As queimaduras provocadas pela eletricidade diferem daquelas causadas por efeitos químicos, térmicos e biológicos.

A eletricidade pode ocasionar queimaduras de diversas formas e podem ser
classificadas como: Queimaduras pelo contato direto, quando se toca uma superfície condutora energizada; Queimaduras pelo arco voltaico, quando o arco elétrico é caracterizado pelo fluxo de corrente elétrica através do ar; Queimaduras por vapor metálico, quando na fusão dos contatos elétricos há emissão de vapores e derramamento de metais derretidos. Em caso de acidentes por arco elétrico, as consequências são muito severas, devido alta energia térmica liberada durante o mesmo. As queimaduras provocadas pelo arco elétrico, destroem os tecidos do corpo e em casos de trabalhos em altura o risco de queda é eminente devido a alta pressão provocada pela explosão no local da ocorrência. (SILVA e MICHALOSKI, 2016).

Neste contexto, este trabalho objetiva elucidar a importância da correta e ampla aplicação das Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho de números 10 e 35, para com os referidos profissionais a partir de uma revisão da literatura disponível.

Desenvolvimento

A fim de atingir os objetivos sugeridos, foi empregado o recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica do tipo revisão de literatura, onde foram analisados artigos científicos, efetuada através da análise de materiais já publicados na literatura e lançados no meio eletrônico.

Além disso, o corrente estudo se discorre diante das circunstâncias de trabalho dos colaboradores de provedores de internet que estruturam as redes ópticas de acesso à internet. Neste ponto de vista, estabeleceu-se duas principais vertentes para serem abordadas que norteiam o trabalho.

  1. Os perigos enfrentados pelos os técnicos de telecomunicações no cotidiano de montagem de redes de comunicações ópticas.
  2. A relevância da execução das atividades dos técnicos de telecomunicações em consonância com a NR-10 e NR-35.        

De início, expõe-se uma visão do cenário das telecomunicações em especial as comunicações ópticas em paralelo com seus colaboradores. Posteriormente, a situação de trabalho juntamente com as adversidades por eles enfrentadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (140.6 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com