TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LUBRIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.862 Palavras (8 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

ÁLAN CÉSAR FIORONI

A IMPORTÂNCIA DA LUBRIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

PIRASSUNUNGA

2016


ALAN CÉSAR FIORONI

A IMPORTÂNCIA DA LUBRIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Instituição Centro Educacional Anhanguera – Pirassununga.

                  Orientador: Felipe Sanches.

PIRASSUNUNGA

2016

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

1.1      Problema de Pesquisa        4

1.2        Objetivos        4

1.2.1    Objetivos do Trabalho        4

1.2.2   Objetivos Específicos:        5

2          FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

2.1       A lubrificação dentro da manutenção preventiva        6

2.1.1     Manutenção Preventiva        6

2.1.2      Lubrificação de equipamentos industriais        6

2.2  Lubrificantes        7

2.2.1  Semissólidos – Graxas        7

2.2.2     Óleos        8

3  METODOLOGIA        11

4  REFERÊNCIAS        12


1.        INTRODUÇÃO

A presente pesquisa busca relacionar a importância da lubrificação em equipamentos industriais  para a continuidade da produção, dentro de um plano de manutenção preventiva. A falta de lubrificação pode acarretar desde um mau funcionamento do equipamento, uma quebra, ou até a perda total. Cerca de 50% das falhas em equipamentos ocorrem da falta ou da lubrificação errada. Outro dado alarmante, 60% dos rolamentos se perdem devido à falta de lubrificação.

A continuidade da linha de produção é uma das principais responsáveis no alcance dos lucros esperados, visto que,  a grande maioria das empresas trabalham com produção em série, ou seja, produzem grandes quantidades do mesmo produto, para depois começar a produzir outro modelo.

O objetivo é compreender o quanto a lubrificação de equipamentos industriais podem alterar a rotina e margem de lucro dentro de uma empresa e para isso foi necessário a pesquisa deste os tipos de lubrificantes existentes no mercado até as normas e técnicas corretas de utilizá-los. Para maior garantia da pesquisa realizada, foi analisado os possíveis danos causados pela má lubrificação ou mesmo a falta.

Para o desenvolvimento deste estudo, utilizamos a metodologia  de pesquisa bibliográfica, relacionando o assunto proposto com artigos acadêmicos,  e a análise técnica de equipamentos com diferentes condições de lubrificação, concluindo as finalidades propostas.

1.1      Problema de Pesquisa

Quais os motivos que tornam a lubrificação de equipamentos industriais tão importante para a continuidade de produção?

1.2        Objetivos

1.2.1    Objetivos do Trabalho

Objetivo Geral:

Analisar a necessidade de lubrificação de equipamentos industriais, identificando as especificações e tipos de lubrificantes, o uso adequado e identificando a importância dessa manutenção.

1.2.2   Objetivos Específicos:

Para compreender e realizar um estudo completo será preciso:

·Pesquisar sobre lubrificação, técnicas, normas e especificações;

·Revisar e conhecer os diversos tipos de lubrificantes existentes, fazendo umas breves apresentações sobre eles;

·Identificar os riscos e danos que os equipamentos podem ter ao não fazer a lubrificação em tempo e com os produtos adequados;

·Compreender a importância da lubrificação.

1.3      Justificativa

A lubrificação de equipamentos tem uma importância significativa dentro de um programa de manutenção preventiva. A falta de lubrificação pode acarretar desde um mau funcionamento do equipamento, uma quebra, ou até a perda total.

Cerca de 50% das falhas em equipamentos ocorrem da falta ou da lubrificação errada. Outro dado alarmante, 60% dos rolamentos se perdem devido à falta de lubrificação. Com essas informações, notasse que diariamente, um dos casos acima acontecesse na rotina de uma empresa.

Além da negligência, outro problema é a qualidade ou a especificações dos lubrificantes, onde por motivos de custos, a empresa tende a comprar o mesmo item a fim de ganhar descontos na quantidade.

Diante dessa realidade, existe a necessidade de mostrar a importância de uma boa lubrificação em um equipamento industrial, visto que em muitas situações, esses equipamentos são de auto custo e de difícil reposição.


2          FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1       A lubrificação dentro da manutenção preventiva

Equipamentos industriais podem ser deste uma grande máquina, como uma injetora de plástico, ou algum equipamento pequeno, como um maquinário de elevação (macaco). Indiferente de seu tamanho, para a produção de um bem, o seu funcionamento deve estar em perfeita condições, garantindo assim, o bom acabamento do produto e agilidade na sua confecção.

Para  garantir o melhor desempenho desses maquinários, uma das principais ações em um “chão de fábrica” é a manutenção preventiva, ou seja, a manutenção que garante a confiabilidade da função dos equipamentos de modo atender ao processo de produção. (KARDEC, NASCIF, 2009).

2.1.1     Manutenção Preventiva

Diferente de outros tipos de manutenção, a preventiva é realizada com agendamento, utilizando algum dado como base. Esse dado pode ser a quantidade de horas trabalhadas, a quantidades de itens produzidos, o fim de uma série de produto.

Em alguns casos, as empresas preferem agendar esse tipo de manutenção como já dito, na troca de série ou modelo de produto. Com isso, a empresa ganha tempo na própria troca de linha, como previne possíveis paradas para manutenção corretiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (287 Kb)   docx (207.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com