TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURVA DE BOMBA – MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

Por:   •  11/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

VITTOR BRAIDE COSTA

MEC3B

CURVA DE BOMBA – MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

BELO HORIZONTE

FEVEREIRO DE 2019

VITTOR BRAIDE COSTA

CURVA DE BOMBA – MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

                     

                                                               Trabalho apresentado à disciplina de Manutenção de Máquinas e Equipamentos Industriais do Curso Técnico em Mecânica do CEFET-MG

Orientador: Zé Maria

BELO HORIZONTE

FEVEREIRO DE 2019

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO4

2.OBJETIVO4

3.DESENVOLVIMENTO5

       a. CURVA DE BOMBA5

       b. MORTALIDADE INFANTIL6

       c. VIDA ÚTIL6

       d. DESGATE6

4.CONCLUSÃO6

5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS7

  1. INTRODUÇÃO

Trabalho desenvolvido para facilitar o entendimento dos alunos sobre a relação de falhas por tempo, conhecida como curva da banheira. A compreensão do assunto colabora com o desenvolvimento da disciplina de manutenção.

  1. OBJETIVO

O objetivo do trabalho é desenvolver um documento explicativo com foco na discussão sobre curva de banheira e, posteriormente, desenvolver uma apresentação com o conteúdo estudado. A pesquisa ampliará o conhecimento dos alunos sobre a necessidade e finalidade das manutenções, assim como o comportamento das máquinas que geram anormalidades no funcionamento.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. CURVA DA BANHEIRA

A curva da banheira representa um sistema de confiabilidade que mede a capacidade de um mecanismo, produto ou serviço de operar conforme o esperado durante determinado intervalo de tempo.

Na grande maioria dos casos, as falhas acontecem em função do tempo, representando que sua ocorrência vai diferir entre as etapas de vida, seja de máquinas ou equipamentos. A curva que demonstra essa probabilidade de falhas ao decorrer do tempo é semelhante à curva da banheira, justificando, portanto, o nome do gráfico.

[pic 1]

Tabela 1-Curva da Banheira

A partir da sua forma a curva pode ser dividida em três zonas ou períodos distintos. Essas divisões divergem entre si na taxa e padrão de falhas e são dividas entre: Mortalidade Infantil, Vida útil e Desgaste.

Apesar de muito utilizada, a representação de falhas x tempo ainda possui algumas discordâncias que são encaradas pela engenharia da manutenção, visto que os métodos da curva não são tão convincentes em algumas situações.

  1. MORTALIDADE INFANTIL

A partir da Figura 1 é possível analisar que o período inicial da curva é caracterizado por altas taxas de falha e os itens tornam-se menos propensos a falhar à medida que o se tempo de uso aumenta. Essa zona é denominada Mortalidade Infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com