TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE ANÁLISE NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE

Trabalho Universitário: A IMPORTÂNCIA DE ANÁLISE NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  942 Visualizações

Página 1 de 3

Um conceito simples do modelo Cascata no processo de desenvolvimento de software é uma estrutura como uma cascata onde a saída de uma etapa é a entrada para a próxima etapa. As principais atividades são os estudos de viabilidade, a análise e especificações de requisitos, o design detalhado, a codificação e testes de unidade, a integração e testes do sistema, a entrega e instalação e por fim a manutenção.

Nas etapas de estudos de viabilidade e análise e definição dos requisitos, estabelecem os requisitos do produto que se deseja. Desenvolvida com o uso da metodologia para escolher as melhores técnicas no decorrer o projeto. Sendo isso estabelecido, os requisitos devem ser definidos de uma maneira apropriada para que sejam úteis na etapa seguinte. Esta etapa inclui também a documentação e o estudo da facilidade e da viabilidade do projeto com o fim de determinar o processo de início de desenvolvimento do projeto do sistema. Essa documentação pode ser desenvolvida com a utilização de ferramentas como CaseStudio 2, Microsoft Visio, entre outras.

A etapa do projeto do sistema é um processo de vários passos que se centraliza em quatro atributos diferentes do sistema: estruturas de dados, arquitetura do software, detalhes procedais e caracterização das interfaces. O processo de projeto representa os requisitos de uma forma que permita a codificação do produto (é uma prévia etapa decodificação). Da mesma maneira que a análise dos requisitos, o projeto é documentado e transforma-se em uma parte do software. Nessa etapa podemos não usar a metodologia, que já foi definida na primeira etapa, utilizando os métodos escolhidos.

A implementação é a etapa em que são criados os programas. Se o projeto possui um nível de detalhe elevado, a etapa de codificação pode implementar-se automaticamente. A princípio, sugere-se incluir um teste unitário dos módulos nesta etapa; nesse caso, as unidades de código produzidas são testadas individualmente antes de passar a etapa de integração e teste global. Podendo utiliza-se de ferramentas para fazer a linguagem do programa.

Na fase de teste do sistema, concluída a codificação, começa a fase de teste do sistema. O processo de teste centraliza-se em dois pontos principais: as lógicas internas do software e as funcionalidades externas. Esta fase decide se foram solucionados erros de “comportamento” do software e assegura que as entradas definidas produzam resultados reais que coincidam com os requisitos especificados. Não sendo necessária a utilização de metodologia novamente e sim utilizar mais as técnicas e ferramentas especifica para fazer os testes.

Por fim a etapa de manutenção consiste na correção de erros que não foram previamente detectados, em melhorias funcionais e de preferência e outros tipos de suporte. Podemos utilizar vários métodos junto ferramentas e sequencia de procedimentos para não prejudicar o cliente.

Referências:

AMADEU, C. V.; GONÇALVES, P. R.; TEIXEIRA JUNIOR, W. Análise e Projeto de Sistemas. Batatais: Claretiano, 2013.

Carlos, A.; Ramos, A.; Raphael E.; Leitão, R.G . Engenharia de Software – Modelo Cascata. Disponível em < http://modelocascata.blogspot.com.br/> Acesso em 21 de agosto de 2014.

Engenharia de Software. Disponível em <http://engenhariadesoftware.blogspot.com.br/2007/03/o-modelo-cascata.html>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com