TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ATERRAMENTO ELÉTRICO

Por:   •  3/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DO ATERRAMENTO ELÉTRICO

 

RESUMO

Atualmente o mundo é plenamente dependente da energia elétrica, propiciando o conforto aos lares, e também sendo utilizado como insumo em diversos empreendimentos econômicos. Se não existisse a eletricidade, estaríamos parados no tempo, mais precisamente no século XIX, onde tudo funcionava a vapor. Sendo um elemento imprescindível à nossa realidade atual, a eletricidade, usada erroneamente, pode se tornar muito perigosa, danificando máquinas e equipamentos ou provocando acidentes de grandes proporções. Vários acidentes ocorrem com eletricidade, alguns de baixa gravidade e outros não, inclusive podendo provocar incêndios e, em alguns casos, provocar até mortes, muitos destes poderiam ser evitados caso o aterramento fosse feito de acordo com as normas técnicas.

Para tal, este artigo se pautará numa análise bibliográfica sobre o assunto, onde foram conferidos esquemas de aterramento, definidos em normas técnicas brasileiras, relacionados a cada atuação.

Fica evidente a necessidade, imprescindível do uso de aterramento em todas as instalações, sejam residenciais, comerciais e industriais.

Desta forma, por mais elementar que seja, fica esclarecido à importância do assunto, podendo evitar acontecimento com prejuízos materiais, ou até mesmo ceifando vidas humanas.

Palavras-chave: Energia elétrica. Aterramento. Normas técnicas.

1. INTRODUÇÃO

O Objetivo do Aterramento nas instalações elétricas tem por finalidade evitar acidentes com eletricidade direcionando possíveis fugas de corrente elétrica para a terra, preservando os equipamentos contra surtos e descargas atmosféricas (raios) e também proporcionando segurança aos usuários. Sistema de aterramentos tem por finalidade fornecer um caminho alternativo para a terra com menor resistência, visto que a terra tem menor potencial, portanto a corrente de fuga tende a ir para a terra pelo caminho que fornece menor resistência, que é pelo ramo do aterramento. Podemos afirmar então que para um bom aterramento teremos que ter um valor da resistência de aterramento menor possível.

Muita gente não leva em consideração alguns eventos que ocorrem ao nosso redor, não tomando os devidos cuidados necessários, principalmente quanto à preservação da segurança da vida. Existem casos que compromete a segurança das pessoas caso não seja levado em consideração algumas situações de risco. As pessoas ficam expostas ao risco, quando ha diferença de potencial entre dois pontos afastados entre si, sobre o solo, (figura 1).

Também, pode-se estar em risco com o potencial de toque que é a diferença de potencial entre solo e partes metálicas de equipamentos não aterrados, e o potencial transferido, sendo um caso importantíssimo a ser observado, da mesma forma do potencial de toque, o objeto tem seu aterramento em separado, fora da medida ôhmica exigida por normas.

[pic 1]

Figura 1: Formas de exposição ao risco

Fonte: Norma IEEE Std 80

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (83.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com