TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO COLORIMÉTRICO NA CERÂMICA

Por:   •  30/7/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.843 Palavras (12 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 12

Relatório a respeito do artigo:

IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO COLORIMÉTRICO NA CERÂMICA

Eduarda da Cruz Rocha

Dayane da Silva Machado

Maria Ilza Pereira da Silva

Tiago Silva Lopes

Resumo: RESUMO

A indústria cerâmica apresenta dificuldades em desenvolver perfis de cores que podem ser aplicados em suas peças, pois existem múltiplos fatores que influenciam variações tonais, assim, por meio desse projeto busca-se um estudo de gerenciamento de cores, no qual pode auxiliar os profissionais que atuam na área de design gráfico. O artigo apresentado tem como objetivo realizar um estudo do gerenciamento colorimétrico e sobre os elementos que influenciam na mudança de cor a partir dos processos cerâmicos.

Palavras-Chave: Cerâmica. Perfil de cor. Colorimetria. Impressão digital. Revestimento cerâmico.

INTRODUÇÃO

A impressão digital é um tipo de impressão feita a partir de uma matriz digital. Ela é considerada o registro de informações, feito sobre qualquer suporte, recebidas pelo computador na forma de dados digitais. Ou seja, para haver a transferência dos dados do computador para o papel não há necessidade de criação de uma matriz; eles foram simplesmente impressos por uma impressora.

Com a expansão desse tipo de impressão, faz-se importante o estudo do processo de fabricação do material a ser impresso, e o gerenciamento de cores para garantir constância e qualidade no produto final. O revestimento cerâmico é um produto de Design, e a cor é uma importante característica desses produtos. Claro que o surgimento de softwares e computadores cada vez mais avançados contribuiu muito para a impressão digital, permitindo oferecer produtos e serviços cada vez mais baratos, rápidos e de maior qualidade

.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Importância do gerenciamento colorimétrico na cerâmica

O gerenciamento de cor nas cerâmicas é muito importante devido as características estéticas das peças cerâmicas produzidas, uma vez que o comprador avalia a qualidade por meio da cor apresentada na peça.

Os desvios em cor, textura e tonalidade entre peças individuais é chamado de variação de nuance. É uma característica inerente à inconsistência no processo de produção. Durante o processo de produção, existem muitas variáveis que podem afetar a nuance como as cores do material, qualidade de mistura, condições de queima e outros efeitos de decoração. Os produtores podem atingir a nuance ideal para cada produto caso controlem extremamente bem cada variável do processo, todavia, tal controle é praticamente impossível e os produtores tem então que lidar com a realidade de ordenação e classificação dos revestimentos por nuance, para aumentar o seu lucro.

Cor

Para entender as cores, é preciso antes falar de luz. A luz branca (praticamente a totalidade da luz proveniente do Sol) é composta de radiações de diversos comprimentos de onda. Cada comprimento de onda corresponde a uma cor – ou seja, ao ser captado individualmente por nossos olhos, ele é convertido em impulsos elétricos que fazem o cérebro perceber aquela cor.

As cores, conforme sejam percebidas por processos físico–ópticos, ou processos físicos–químicos, apresentam combinações denominadas de Síntese Aditiva ou Síntese Subtrativa.

A síntese aditiva corresponde à combinação das cores vermelho, verde e azul para criar o branco. A síntese aditiva corresponde ao modelo RGB (em inglês, red é o vermelho, green é o verde e blue é o azul) que é um processo físico–óptico, o que significa que são percebidas por luzes como, por exemplo, na iluminação dos palcos dos teatros, nos vídeos de televisores ou monitores de computadores.

A síntese subtrativa corresponde, em teoria, à combinação dos pigmentos puros das cores ciano, magenta e amarelo que, se combinam para produzir o preto. A síntese subtrativa corresponde ao modelo CMYK (cian, magenta, yellow, black) que é um processo físico–químico, ou seja, faz uso de tintas. Esse modelo é o utilizado para a impressão de material gráfico. Como todas as tintas de impressão contêm impurezas, essas três tintas combinadas não produzem realmente o preto, mas sim o marrom, daí a inclusão de pigmento preto.

Colorimetria

Colorimetria é a ciência e tecnologia usada para quantificar e descrever por meio de modelos matemáticos, a percepção humana da cor. O sistema CIE define três fatores para existência da cor, o iluminante, o objeto e o observador. Com a determinação triestímulos do observador padrão, que em composição com a distribuição espectral (SPD) do iluminante e com a curva de refletância do objeto, permite-se transformar essa percepção do observador padrão em um valor numérico.

Revestimento Cerâmico e seu processo de fabricação 

O autor além de tratar de revestimento cerâmico e apresentar seus processos de fabricação, também ressalta sobre engobe cerâmico e esmalte(vidrado).

O revestimento cerâmico se trata de placas de argila que após secas recebem uma camada de esmalte seja para decorar ou colorir. E a sua função, como o próprio nome já diz é, revestir chão e paredes e está presente no dia-a-dia de muitas pessoas.

O processo de fabricação cerâmica pode ser explicado por Vanderlind e Faraco através das seguintes etapas: dosagem, moagem, atomização (opcional), conformação, secagem, decoração, tratamento térmico, classificação e expedição.

  1. Dosagem: Se trata das matérias-primas que são dosadas de acordo com a fórmula;
  2. Moagem: se trata do uso de moinhos para manter o material homogêneo e eliminar grânulos;
  3. Atomização: é realizada apenas se a moagem foi feita com adição de água. A atomização serve para secagem da matéria prima, pois a transforma em pó atomizado. Por depender da forma como a moagem foi realizada ela é uma etapa que nem sempre irá acontecer;
  4. Conformação: Etapa em que o pó atomizado ganha forma de placa cerâmica, sendo utilizadas prensas para tornar o material compactado;
  5. Secagem: Após a conformação, é realizada uma nova secagem. Essa etapa serve para retirar umidade do pó, é uma etapa necessária para o processo de conformação;
  6. Decoração: São aplicados o engobe e o esmalte e variadas técnicas de decoração, como a impressão digital;
  7. Tratamento Térmico: Conhecido como queima é uma etapa em que serve para fazer eliminação total de umidade que ainda permanecer no material podendo ser feita através de sacadores ou até mesmo exposto ao sol. Nessa etapa são garantidos cor, dimensões e resistência mecânica;
  8. Classificação: Escolha das peças por meio de parâmetros pré-definidos;
  9. Expedição: Etapa em que o produto cerâmico é expedido da indústria para o cliente.

Revestimento e decoração

A Associação Brasileira de Cerâmica (2018) ressalta que muitos artefatos cerâmicos, como louça sanitária, louça de mesa, isoladores elétricos, materiais de revestimento e outros, recebem uma camada fina e contínua de um material denominado de esmalte ou vidrado, que após a queima adquire o aspecto vítreo. Esta camada vítrea contribui para os aspectos estéticos, higiênicos e melhoria de algumas propriedades como a mecânica e a elétrica. Muitos materiais também são submetidos a uma decoração, a qual pode ser feita por diversos métodos, como serigrafia, decalcomania, pincel e outros. Neste caso são utilizadas tintas que adquirem suas características finais após a queima das peças. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CERÂMICA, 2018).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (2.3 Mb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com